google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Causas e tratamento da tendinite

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Causas e tratamento da tendinite


Para entendermos a tendinite, precisamos saber o que é o tendão. O tendão é a estrutura que liga os músculos aos ossos.  Quando contraímos a musculatura, o tendão faz com que o osso se movimente.

A tendinite nada mais é do que uma inflamação no tendão, que geralmente é causada pelo atrito entre o tendão e as estruturas ao seu redor.

Causas  
A maior parte das tendinites aparece em função de movimentos repetitivos nos trabalhadores, ou sobrecarga exagerada (movimentos bruscos ou movimentos muito intensos) em atletas. 

Podem estar mais relacionadas com:
- a idade: indivíduos idosos, cujos tendões perdem a flexibilidade, ficam mais sujeitos a se machucarem;
- o tipo de ocupação: as que envolvem movimentos repetitivos (bancários, pessoas que trabalham em caixas de supermercado, tocadores de instrumentos musicais);

- a posição inadequada (dentistas, colocadores de pisos, trabalhadores de oficinas mecânicas);

- a vibração constante (trabalhadores que usam britadeiras, condutores de alguns tipos de veículo pesado);

- a força exagerada (carregadores, estoquistas);

- tipo de esporte: basquete, baseball, boliche, golfe, corredores, nadadores, tenistas.

Exames, muitas vezes, só com as queixas e o exame clínico já é possível dizer se o paciente tem ou não tendinite. Para confirmação diagnóstica ou esclarecimento de alguma dúvida, podem ser feitos o ultrassom, a tomografia e a ressonância. O raio X não é o exame de escolha, uma vez que não identifica as partes moles (tendões, músculos, cartilagem) com nitidez. Será útil quando houver alguma calcificação associada a esse processo inflamatório. 

Tratamento
-A primeira medida que o Médico pede, para tratar uma tendinite: é interromper qualquer movimento no local onde ela estiver situada  (por exemplo: ombro, braço, etc.), ou seja, é importante imobilizar a articulação.  Posteriormente deve-se realizar uma reabilitação e retorno progressivo das atividades do tendão.
-Em seguida, é fortemente recomendado aplicar uma compressa fria (pode ser gelo coberto por um tecido ou uma bolsa de gelo) durante cerca de meia hora sobre a zona da inflamação. -O tratamento medicamentoso recomendado para se tomar no início é o parafetamol,  Por exemplo, 1 grama 3 vezes ao dia (dosagem adulta).

Você pode também utilizar um:  
-(antiinflamatório não-esteróidal) como o ibuprofeno, a aspirina, o naproxeno ( 500mg a cada 12 horas; máx 1250 mg/dia) ou ainda o dicofenaco (Voltaren ® Emulgel). Esta última substância também pode  ser utilizada em forma de creme, emplasto ou gel.
-Emplasto ou cremes a base de Gliceril Trinitrato (GNT) também podem ser usados.
-Glicocorticóides, casos mais graves.

Em caso de dores persistentes, o médico pode receitar tratamentos mais fortes, como os -corticóides (infiltração de corticóide), ou então sessões de fisioterapia. 
-A fisioterapia é uma ótima opção de tratamento já bastante consagrada.
-Exercícios excêntrico (aplicação de uma carga para um alongamento muscular) e outros exercícios com alta carga são amplamente usados no tratamento de diversas tendinites.  
Assim como o alongamento. Existem outros tratamentos não convencionais, tais como:
-Eletroacupuntura Ryodoraku, estudo com atletas mostra alívio completo da dor em 74,1% dos casos, é um tratamento rápido de fácil execusão e de baixo custo.
-Cirurgia, recomendado somente em casos resistentes aos tratamentos conservadores.

Complicações, quando não tratadas de forma adequada, esse incômodo pode se tornar crônico, mantendo um quadro mais constante de dor e de incapacidade física. Em alguns casos mais graves podem chegar a romper, necessitando de tratamento cirúrgico. 

Não tome medicamentos sem o conhecimemento do seu medico. pode ser extremamente perigoso para a sua saúde.

                                               Então aqui vai um video para vocês:
                                          Qual a diferença entre tendinite e bursite? 

                                         


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...