google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O crescimento e desenvolvimento físico e mental de um ser humano.

sábado, 13 de abril de 2013

O crescimento e desenvolvimento físico e mental de um ser humano.

Na nossa opinião, o nosso crescimento e desenvolvimento físico e mental não se deve só a um ou só a outro, deve-se tanto à Genética como ao Meio. Porém, é preciso ter em atenção que sendo algo que depende dos dois conceitos em questão, não se pode atribuir ao meio uma percentagem e à genética outra; não há uma parte dos “genes” e outra do ambiente - a Genética e o Meio não estão em competição mas sim em constante interacção!




Assim sendo, o comportamento humano depende de múltiplos factores que interagem desde a fecundação até à morte. O ser humano está constantemente a sofrer influências genéticas e epigenéticas que moldam/modificam/transformam esse comportamento.

Daí que todo o comportamento humano é genético, pois é manifestado por um indivíduo que é resultado biológico do seu genótipo, mas é também fruto de factores ambientais, na medida em que exprime-se no seio de uma sociedade humana e de uma biografia única, em função de um contexto variável. Isto é, muitas das nossas características, quer em termos da nossa constituição física, quer em termos do nosso comportamento, são herdadas, já nascem connosco. O que não quer dizer que todas elas sejam realçadas; é o Meio que se vai encarregar de as exprimir ou não conforme o conjunto de situações e experiências que vivemos.

Estão então aqui implícitos os conceitos de Genótipo e Fenótipo:
• Genótipo caracteriza-se como o conjunto de genes que um indivíduo herda da mãe e do pai, e que podem ou não exprimir-seconsoante as características do meio em que se desenvolve. 


• Fenótipo diz respeito à aparência do indivíduo, ou seja, ao conjunto de características observáveis (anatómicas, fisiológicas, morfológicas) que resultam da interacção entre o genótipo e o meio ambiente. É, portanto, o conjunto de características individuais de origem genética que foram modificadas pela relação com o meio.


Há então assim uma interacção entre factores genéticos e factores ambientais que garantem a adaptação do ser humano ao meio ambiente, que é condição de sobrevivência.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...