google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Você sabe quando está ovulando?

terça-feira, 2 de abril de 2013

Você sabe quando está ovulando?

Mensalmente, o organismo feminino enfrenta mudanças hormonais conhecidas como ciclo menstrual. Isso vai da menarca (primeira menstruação), que ocorre por volta dos 11 anos de idade, e se estende até a menopausa - que pode dar os primeiros sinais a partir dos 45 anos, em média. 

O ciclo menstrual é um processo fisiológico marcado pela ovulação, também chamado de período fértil, fase em que o organismo feminino se prepara de forma natural para engravidar.
Por isso, independente do desejo de ser mãe, é importante que toda mulher saiba identificar essa fase que dura, em média, 36 horas. O período da ovulação possui algumas características que facilitam sua identificação, que são uma leve dor na região pélvica, secreção semelhante à clara de ovo e libido elevada. Entenda mais sobre cada uma delas: 


É importante que toda mulher saiba identificar essa fase que dura, em média, 36 horas.

Leve dor na região pélvica


É uma dorzinha que provoca leves pontadas no baixo ventre, embora nem toda mulher perceba isso. Não chega a ser uma dor forte, mais um incômodo. Isso acontece porque o óvulo rompe uma estrutura que o envolve dentro do ovário, e é este rompimento que pode causar esse pequeno mal estar. Por isso, ao sentir essa pontada na região pélvica, há grande chances de estar ovulando.  

Secreção semelhante à clara de ovo


Durante o período fértil, é comum a mulher perceber o aumento da secreção vaginal, que parece clara de ovo e é meio elástica, sem odor forte. Isso acontece porque o organismo feminino está preparado para fecundar e essa secreção tem o papel de facilitar a chegada dos espermatozoides ao óvulo. Embora ocorra durante todo o ciclo, isso é mais evidente durante a ovulação. Passada essa fase, a secreção tende a diminuir. 

Libido elevada


É na fase de ovulação que o desejo feminino aumenta. Afinal, fisiologicamente o organismo está pronto para fecundar e, automaticamente, isso se dá por meio de uma relação sexual. Por isso, é natural que a mulher tenha mais vontade de ter relações sexuais nesse período. E não é apenas a libido que aumenta, mas a produção de feromônios, substâncias que são exaladas pelo corpo com a finalidade de atrair e excitar o sexo oposto. E a mulher também fica mais sensível, com o olfato mais apurado. Portanto, desejo aumentado pode ser sinal de que a ovulação está acontecendo.  

Outros sintomas


Além desses três exemplos citados, no período fértil também é normal a temperatura basal da mulher aumentar, aproximadamente, meio grau. Isso também pode ajudar aquelas que estão tentando engravidar a identificar os dias mais férteis. Só que para isso é necessário contar com a ajuda de um termômetro. Muitos médicos que ensinam as candidatas a engravidar recomendam medir a temperatura colocando o termômetro sob a língua antes de se levantar, pela manhã, desde o primeiro dia do ciclo menstrual. E isso vai sendo monitorado. Quando o termômetro marcar uma temperatura mais elevada provavelmente essa mulher estará em seu período fértil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...