google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Linfonodos em prolongamentos axilares e Calcificação da mama

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Linfonodos em prolongamentos axilares e Calcificação da mama

O que significa a presença de linfonodos em prolongamentos axilares?
É muito comum que no laudo do resultado das mamografias apresente a presença de linfonodos em prolongamentos axilares. 

Linfonodos são pequenos órgãos de defesa espalhados por todo nosso corpo e na axilas é um dos locais onde eles estão presentes e podem ser identificados pelo exame de mamografia.

Linfonodos são seus órgãos de defesa, há linfonodos, nas axilas e também nas virilhas, são como postos de defesa do organismo, não se preocupe!



O que é calcificação da mama?

A calcificação da mama ocorre quando pequenas partículas de sais de cálcio vão se depositando na mama, devido ao leite empedrado, infecção ou alguma inflamação no tecido mamário. Estas calcificações podem ser classificadas como sendo benigna, intermediária ou provavelmente maligna e quanto a sua distribuição podem ser: linear, agrupada, segmentar, regional ou difusa.

Sintomas de calcificação da mama

A calcificação da mama não gera sintomas.

Causas da calcificação da mama

As causas da calcificação da mama podem ser:

Restos de leite materno;
Infecção na mama;
Ferimentos na mama;
Pontos ou implantação de silicone nas mamas;
Fibroadenoma ou
Devido ao processo natural de envelhecimento.
As calcificações mamárias são comum e geralmente não trazem nenhum risco à saúde, mas por vezes, podem representar o início de um câncer de mama.

Diagnóstico da calcificação da mama

O diagnóstico da calcificação da mama geralmente é feito através da mamografia, mas se o médico duvidar do diagnóstico poderá solicitar uma biópsia da mama, isto é, a retirada de um pedacinho da calcificação da mama com uma agulha muito fina e depois enviá-la para análise da patologia.

Tratamento para calcificação da mama

O tratamento para calcificação da mama só é indicado quando se trata de microcalcificacões mamárias 
(BI-RADS) 4 ou 5, que predispõem ao câncer de mama e neste caso o tratamento pode ser feito com cirurgia, o uso de medicamentos ou radioterapia.

Resultados da mamografia
O laudo da mamografia deve ser assinado por um médico radiologista. Atualmente, o resultado da mamografia é padronizado internacionalmente, utilizando o sistema de classificação BI-RADS, no qual:

Categoria BI-RADS 0: necessita avaliação adicional de imagem ou mamografias prévias para comparação. Incompleta. Outras incidências de mamografia ou ultra-sonografia são necessárias ;

Categoria BI-RADS 1: normal, sem alterações nas duas mamas. Negativa- (nada encontrado) Rastreamento normal ;

Categoria BI-RADS 2: presença de alterações benignas, como calcificações vasculares, em leite de cálcio, linfonodo intramamário, fibroadenomas calcificados. Achados benignos. Rastreamento normal ;

Categoria BI-RADS 3: alteração provavelmente benigna na mama. A incidência de tumor maligno nesta classificação é de apenas 2%. Provavelmente benignos. Seguimento 06 meses (às vezes indica-se biopsia) ;

Categoria BI-RADS 4: esta categoria é reservada para achados que não têm a clássica aparência de malignidade, mas têm um espectro amplo de probabilidade de malignidade que é maior do que daquelas lesões na Categoria 3. Logo, a maior parte das recomendações para procedimentos invasivos da mama serão colocados anexos nesta categoria. É subdividida em A, B e C, a depender da probabilidade de malignidade. 
Anomalias suspeitas;
A - menor suspeita;
B - média suspeita;
C - maior suspeita;
Biópsia deve ser avaliada; 

Categoria BI-RADS 5: lesões compatíveis com o câncer de mama, deve-se realizar biopsia para a comprovação. Tem  95% de chance de malignidade. 
Alta suspeita de malignidade. Necessita esclarecimento definitivo;

Categoria BI-RADS 6: diagnóstico fechado de câncer de mama quando a biópsia também o comprova. Já existe diagnóstico do câncer

O padrão de BI-RADS foi criado nos Estados Unidos e hoje em dia é o sistema padrão para resultados de mamografias, a fim de facilitar a compreensão do exame.

Mesmo que o resultado da mamografia dê negativo para o câncer de mama, este exame deve ser repetido todos os anos a partir dos 40 anos de idade.


7 comentários:

  1. Tenho 62 anos, e o meu filho mais novo mamou até os 5 anos de idade, se estivesse vivo estaria com 39 anos, e meus seios, são incompatíveis, com uma mulher da minha idade, firmes, e fiz uma mamografia, e recebi hoje, por isso estou bem tensa .

    ResponderExcluir
  2. enho 62 anos, e o meu filho mais novo mamou até os 5 anos de idade, se estivesse vivo estaria com 39 anos, e meus seios, são incompatíveis, com uma mulher da minha idade, firmes, e fiz uma mamografia, e recebi hoje, por isso estou bem tensa .

    ResponderExcluir
  3. boa noite li a sua postagem e fiquei curiosa o que deu no resultado Luzinete

    ResponderExcluir
  4. Maria Luzinete de lima peixoto fiz a mamografia mais ainda não levei ao ginecologista mais está escrito linfonodos no prolongamento auxiliar BI_ RADS_1 ( negativas) estou tenda desde já agradeço 12/2028

    ResponderExcluir
  5. No meu deu calcificacao puntiformes com características bilaterais benignas . ...oq pode ser?

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz uma ultrassonografia da mama e o resultado de recessos auxiliares bem configurado com presente de tecido mamário bilateralmente sendo mai proeminente na axila direita categorias BiraDsr2

    ResponderExcluir
  7. Quando meu filho tinha 2 meses de narciso quando ele arrotou no meu seio e logo em seguida tive muita febre,(não sei se tem relação)continuei com febre e muita dor durante os próximos dias e em seguida começou a sair secreção pelo bico do seio e foi piorando e o meu seio começou a ficar muito vermelho ao lado,até que furou como se fosse a famosa nascida,fui ao hospital e foi feito um corte para retirada de pus e colocado material para drenar aquilo,hoje com meu filho com 16 anos sinto como se estivesse queimando e dói muito, fiz uma mamografia mas devido a alta densidade do tecido não obtive resposta ainda.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...