google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Transtornos alimentar: anorexia e bulimia

terça-feira, 3 de junho de 2014

Transtornos alimentar: anorexia e bulimia

Busca pelo emagrecimento agravada por um conjunto de fatores psicológicos, fisiológicos e sociais, pode desencadear as complexas síndromes que caracterizam os transtornos da conduta alimentar – entre as mais conhecidas estão anorexia e bulimia.





Publicidade

De acordo com o Dr. Lara, tanto a anorexia quanto a bulimia causam forte desequilíbrio entre as necessidades do corpo e a ingestão de nutrientes essenciais. “O ideal de magreza imposto pela mídia e pela sociedade gera tanta preocupação em se perder peso, que as pessoas acabam comendo de maneira errada.

Transtornos alimentares são frequentemente confundidos  

É comum a anorexia ser confundida com bulimia. Entretanto, existem algumas diferenças entre os distúrbios”, esclarece o médico nutrólogo. “Na anorexia o paciente tem preocupação excessiva em engordar, chegando à distorção real da autoimagem.

Já na bulimia, o paciente come compulsivamente”, completa. Para compensar a ingestão, o bulímico utiliza métodos purgativos como vômito autoinduzido, laxantes, diuréticos, atividade física excessiva e inibidores de apetite.

Cuidado...

Dados divulgados durante o XIII Congresso Brasileiro de Nutrologia revelaram que a anorexia tem o maior índice de mortalidade entre os transtornos psicológicos, geralmente levando à morte por ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio.Os sintomas são péssimos queda de cabelo e temperatura do corpo, ressecamentos das unhas, perda de tecidos ósseos, irregularidades cardíacas..entre outros, o anoréxico pode morrer de desnutrição.

Tratamento

O Dr. Lara explica que o tratamento deve ser o acompanhado por médicos nutrólogos e psicólogos. A primeira etapa é restaurar o peso corpóreo normal, mostrando ao paciente o papel dos nutrientes no desenvolvimento físico e mental, para prevenir doenças e manter a saúde. “O tratamento pode incluir psicoterapia e uso de medicamento antidepressivo”.

Então gente se cuide e vai tentar evitar porque essas doenças não são nada legais e garanto que pra ter um bom corpinho não é preciso isso, ter uma alimentação saudável ajuda, academia, caminhada, exercícios físicos também ajudam muito e não adianta se olhar no espelho e vê que você está gorda sendo que não está.

Dê uma olhada no vídeo: anorexia e bulimia, eu me curei (parte2)



 
Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...