google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: A metamorfose inexplicável da borboleta

sexta-feira, 18 de julho de 2014

A metamorfose inexplicável da borboleta


Sim! Aquelas lagartas que destroem sua planta querida e, às vezes, até queimam sua mão vão se transformar invertebrados admiráveis por sua beleza e modo de vida. A metamorfose completa acontece com a maioria dos insetos. Mas, como e por que isso ocorre? Neste experimento você poderá observar como acontece a metamorfose de uma lagarta em uma simpática borboletas.








Borboletas e mariposas, que são os indivíduos adultos, quando se acasalam, põem os ovos em uma planta da qual as lagartas irão se alimentar. Nesta fase as lagartas trocam de pele diversas vezes até formarem um casulo no qual irão sofrer metamorfose para se transformar em uma borboleta ou mariposa, recomeçando o ciclo de vida.




Há numerosas espécies de borboletas heliconinas na América. Assim como a maioria das borboletas e mariposas, elas também têm plantas preferidas para botarem seus ovos, onde tenha bastante alimento para as lagartas quando os ovos se abrirem.

As borboletas heliconinas sempre põem ovos nas flores de maracujá, pois as suas lagartas comem folhas de maracujá.


Como a lagarta passa todo o tempo na mesma planta até ficar adulta, a borboleta fêmea faz antes uma inspeção detalhada para certificar-se de não haver outros ovos na mesma folha. Ovos demais em uma mesma planta significa que, antes que as lagartas se transformem em borboletas, a comida terá acabado. Logo, se houver outros ovos, a fêmea vai procurar outra planta.


Sem perca de tempo

A borboleta Helíconius macho não perde tempo, acasala com a fêmea assim que ela sai do casulo, quando ainda está com as asas amassadas das crisálidas. Durante o acasalamento, a borboleta Heliconius macho transmite um odor para a fêmea que faz com que ela cheire como os machos, afastando outros pretendentes.

As fêmeas armazenam essa secreção por três meses, sugerindo que o fato de não estarem atraentes possa lhes trazer vantagem. Talvez as livre das atenções dos machos, deixando-as livres para gastar mais tempo se alimentando e desempenhando sua função de botar ovos.


Existe alguma espécie de borboleta venenosa?
Até onde eu saiba não existe uma espécie peçonhenta de borboleta ou mariposa (na fase adulta). Tóxica, sim, muitas.

Não dá, por exemplo, pra segurar na asa dela e depois passar a mão nos olhos(elas têm escamas minúsculas que se soltam ao toque e que podem causar irritação a membranas sensíveis como as dos olhos). 

Para as pessoas alérgicas, a simples presença pode ser sim, um problema, em menor ou maior grau, conforme o nível alérgico da pessoa. A alergia a borboletas é bastante rara. Quando ainda lagartas, algumas poucas podem ser danosas (possuem pelos urticantes, que podem causar queimaduras).


A lagarta da borboleta monarca, quando nasce em uma flor chamada asclépia (uma planta venenosa), pode acumular o veneno no corpo, e ser muito perigosa para quem tem animais domésticos e crianças que tenham a infeliz ideia de comê-las.

Vídeo: Metamorfose de uma Borboleta





           

Um comentário:

  1. Acho as borboletas muito lindas.

    Quando tinha árvores em meu quintal, vinham muitas aqui.

    Agora não vejo mais.

    Adorei o artigo e descobrir como funciona a vida das borboletas.

    Ótimo blog!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...