google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Depressão: causas, sintomas e tratamento

domingo, 16 de novembro de 2014

Depressão: causas, sintomas e tratamento

Não se trata de pessimismo ou de simples cara amarrada. A depressão envolve alterações químicas no cérebro. É certo também que esse desarranjo tem fatores genéticos. 

Há quem diga que os genes são de longe o fator de risco mais importante. Na massa cinzenta do deprimido as moléculas responsáveis pelo bem-estar estão em constante baixa - ao contrário das demais pessoas, que enfrentam essa baixa por algum motivo específico e a tristeza some em poucas semanas.



-->

Outros fatores podem empurrar quem tem essa tendência ao fundo do poço: certos remédios, drogas, doenças neurológicas, cardiovasculares, infecciosas e até tumores. As oscilações hormonais também têm sua parcela de culpa - o que ajuda a explicar por que o problema é duas vezes mais comum nas mulheres e por que costuma aparecer na gravidez e no pós-parto, períodos de turbulência hormonal.

Diagnóstico Ninguém está livre de sentir uma tristeza profunda diante de alguma perda, de passar por um momento de baixo-astral ou de desânimo passageiro. Mas aqui não estamos falando desses sentimentos comuns, que fazem parte da vida de qualquer pessoa. A depressão é uma doença que entra em cena quando o sofrimento vem do nada ou é completamente desproporcional ao motivo que o disparou, se arrastando por meses e até anos. 

Essa triste realidade abala cerca de 340 milhões de pessoas no mundo - algo entre 2% e 5% da população. O cenário é tão grave que a Organização Mundial da Saúde calcula que em vinte anos a depressão ocupará o segundo lugar no ranking dos males que mais matam. Não à toa: além de comprometer o jeito como a pessoa vê o mundo, a doença afeta a própria saúde física, abrindo caminho para vários outros problemas. Sem falar no risco de suicídio, que atinge entre 15% e 20% dos deprimidos. Ninguém consegue sair desse poço sem ajuda, na base da boa vontade. A boa notícia é que, com tratamento médico, 70% desses pacientes se curam.

O diagnóstico é essencialmente clínico. O médico suspeita de depressão quando o paciente apresenta quatro ou cinco sintomas clássicos que persistem por semanas. E não espere aquele quadro típico de alguém prostrado na cama. Alguns já ficam atentos para quem simplesmente não sente prazer nas coisas ou não vibra com a vida. Não há nenhum exame que aponte a depressão, mas o especialista pode pedir testes para afastar doenças como o hipotiroidismo que, sabidamente, pode levar a quadros depressivos. Infelizmente, muitos pacientes ainda custam a reconhecer que precisam de ajuda e muitos médicos ainda acham que a depressão é uma mera conseqüência de algum outro problema da pessoa.

Sintomas
• Tristeza profunda 
• Falta de prazer 
• Perda ou ganho de peso 
• Alterações no sono 
• Cansaço 
• Sentimentos de ruína ou fracasso que levam a pensamentos de culpa ou morte 
• Alterações nas relações sociais 
• Perda de interesse pelas coisas 
• Retardo motor, dificuldades de atenção e de memória 
• Pessimismo exacerbado

Fatores de risco
Levando em conta a predisposição genética, os estudos apontam quem é mais vulnerável à depressão:
• Quem tem história familiar
• Pessoas da raça branca
• Quem passou por acontecimentos - como perdas, lutos e estresse - que podem desencadear ou agravar o quadro
• Quem tem personalidade tímida, introspectiva e insegura
• Gente que teve muitas experiências de fracasso na vida
• Mulheres
• Gravidez e parto
• Pessoas que têm pouco convívio social e relações mais desestruturadas.
 
Tratamento 
Quem sofre de depressão não consegue levantar a cabeça sem ajuda profissional. De nada adianta insistir que a vítima saia, viaje ou conheça novas pessoas. Mas com um bom acompanhamento a grande maioria delas consegue superar o drama. As drogas tentam reequilibrar as substâncias em desequilíbrio no cérebro. As de última geração agem em três neurotransmissores - a serotonina, a noradrenalina e a dopamina. Até pouco tempo atrás a melhor opção eram os inibidores seletivos da recaptação da serotonina. Mas nenhuma delas está livre de efeitos colaterais e a escolha vai depender de cada paciente. 

Uma vez iniciado o tratamento, a pessoa (e sua família) deve vencer outro desafio: dar tempo ao tempo, já que os remédios podem levar semanas até surtir efeito. Ao lado dos medicamentos, a psicoterapia é fundamental. Os casos mais brandos podem ser aliviados também com mudanças no estilo de vida, incluindo exercícios leves, relaxamento, meditação e acupuntura.
Mas atenção: esses recursos são coadjuvantes e não dispensam os remédios sem o aval do médico.

Complicações Estudos mostram que os deprimidos têm mais chance de desenvolver outras doenças, como males cardíacos e derrame. Tanto que há quem diga que ela deve ser colocada ao lado da hipertensão e do colesterol alto no que diz respeito à saúde do coração. Tumores e infecções pela queda de imunidade também acabam encontrando um terreno fértil nesses pacientes.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...