google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Saiba mais sobre tatuagem: mitos e verdades

domingo, 30 de novembro de 2014

Saiba mais sobre tatuagem: mitos e verdades

Mitos Tatuados não devem doar sangue ou fazer transfusão. PARCIALMENTE VERDADE: Doações e/ou transfusões de sangue são sugeridas após um ano da realização da tatuagem porque este é o tempo suficiente para um teste revelar se houve contaminação pelo vírus da hepatite, por exemplo. 








-->


Agulha deve ser descartável e/ou esterilizada. VERDADE: O ideal é que a agulha seja descartável para evitar risco de infecções pelo contato com resquícios de sangue, o que pode acontecer mesmo se for esterilizada. Qualquer outro material que tiver contato com sangue deve ser esterilizado e a pele limpa com soro fisiológico. 

Tatuagem de hena causa alergia. PARCIALMENTE VERDADE: Esse tipo de procedimento pode causar dermatite de contato, uma espécie de alergia ao contato com algum produto com potencial alergênico, como a tinta. 

Agulha da tatuagem pode causar infecções e HIV. VERDADE: Se a agulha for reutilizada pode haver transmissão de uma pessoa infectada para outra sadia. Por isso, os materiais usados no procedimento da tatuagem devem ser esterilizados e/ou descartáveis. A transmissão é mais comum em tatuagens feita em prisões ou em locais sem cuidados e higiene necessários. 

Bater no local da tatuagem dias após fazê-la provoca queloide. VERDADE: O queloide é uma cicatriz imperfeita, geralmente com aspecto inchado, róseo e endurecido, que pode causar coceira e dor. Como a tatuagem pode propiciar um aumento do processo inflamatório da pele, aumenta a chance de uma má cicatrização se houver intervenções no desenho. 

Quem fez tatuagem não deve ir à praia. MITO: Pode ir, mas deve evitar a exposição ao Sol nos primeiros dias depois de feita a tatuagem para não estimular o processo inflamatório. E, nos demais dias, usar protetor solar na pele. 
Quem tem tendência a ter queloide não deve fazer. VERDADE: Não é recomendável, pois há sempre uma chance maior. O queloide é uma cicatriz imperfeita, geralmente com aspecto inchado, róseo e endurecido, que pode causar coceira e dor. 

Tatuagem pode causar alergia na pele. VERDADE: Pode desencadear um quadro chamado dermatite de contato, uma espécie de reação alérgica ao contato com a tinta. Mas isso acontece em pessoas potencialmente alérgicas, como as portadoras de dermatite atópica (lesões na pele com coceira). 

Casquinhas que se formam após a tatuagem não podem ser removidas. VERDADE: É recomendável não retirá-las para evitar o aparecimento posterior de cicatrizes.

Usar creme hidratante ajuda na cicatrização. VERDADE: A hidratação local é sempre indicada no intuito de acelerar o processo de cicatrização. 

Diabéticos não podem fazer tatuagem. MITO: Podem fazer desde que estejam com a glicemia totalmente controlada. Entretanto, é preciso evitar tatuagens em locais da pele em que normalmente são aplicadas as injeções de insulina. Vale ressaltar que o diabético corre mais risco de sofrer infecções, então é melhor que haja orientação médica. 

Tomar Sol desbota o desenho. VERDADE: Quanto maior a exposição aos raios solares, mais acelerado será o processo de despigmentação. O calor muito intenso no local dilata os poros predispondo à perda de pigmentos. Recomenda-se tomar Sol somente 60 dias após o procedimento. 

Toda tatuagem pode ser removida. MITO: Há novas tecnologias que permitem apagar tatuagens, mas dependendo da extensão do desenho e da profundidade do pigmento, aumenta a dificuldade e a probabilidade de ficarem resquícios. 

Há partes do corpo que doem mais na hora de fazer a tatuagem. VERDADE: Áreas de maior inervação e/ou vascularização, como mucosas, rosto e extremidades (mãos e pés), causam mais dor. 

Comer carne de porco ou frutos do mar aumenta a chance de inflamações após fazer a tatuagem. MITO: Esses grupos alimentares têm alto potencial de desencadear alergias, mas não há evidência científica que comprove que comê-los influencia no processo de cicatrização da tatuagem. 

Beber álcool antes de fazer uma tatuagem ajuda a desbotar a cor. MITO: Fisiologicamente não há uma explicação convincente e nem evidência científica que comprove isso. 

Não posso fazer tatuagem na gravidez. VERDADE: Recomenda-se priorizar o desenvolvimento do bebê e deixar para pensar em tatuar-se depois da gestação e da amamentação. 

Um comentário:

  1. adorei esse post. só uma opinião minha: agulha geralmente hoje em dia são descartaveis mesmo, porque as pontas são tão finas que cegam rápido

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...