google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Semente da araucária, o pinhão é muito suculento

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Semente da araucária, o pinhão é muito suculento

Tradicional no sul do Brasil, o pinhão, rico em vitaminas, proteínas e minerais, é a semente da araucária. Ideal para ser consumido no inverno, ele tem um sabor característico que agrada a muitospaladares, sozinho ou como ingrediente de inúmeras receitas.




Mostramos alguns mitos e verdades, desvendados pela Viva Saúde, a respeito desta delícia. Confira!


O pinhão é nutritivo?
Verdade. O pinhão conta com uma série de nutrientes: vitaminas A, B1 e C, proteínas, cálcio, ferro e fósforo. O consumo moderado ajuda a prevenir doenças cardíacas e a controlar diabetes e colesterol. O zinco e as vitaminas do complexo B ajudam a nutrir as células do sistema nervoso central, e o cálcio e o ferro fortalecem os ossos.



-->

Ele não pode ser consumido em pratos doces?

Mentira. O pinhão é um alimento muito versátil, podendo ser consumido em diversas receitas, doces ou salgadas, contanto que sua polpa seja cozida. O modo de preparo da semente não altera suas propriedades.

Depois de cozido, posso conservá-lo na salmoura?
Verdade. Para manter o sabor do pinhão depois de cozido, você pode guardá-lo na salmoura ou com vinagre. Outra opção é descascá-lo e colocá-lo no freezer.


O consumo diário recomendado é de 6 a 10 unidades?
Verdade. Por ser um alimento calórico e com teor de 50% a 60% de óleo, o recomendado é consumir em média 100 g do produto por dia, algo entre 6 e 10 pinhões, dependendo do tamanho. Esta quantidade pode conter até 196 Kcal, mas o consumo moderado érecomendável, por causa de suas propriedades nutricionais.

Ele pode ser servido como aperitivo?
Verdade. Para isso, cozinhe-o, retire a casca e tempere a gosto. Use ingredientes como sal, pimenta-do-reino, azeite de oliva e orégano para oferecer a seus convidados um delicioso aperitivo.



Paçoca de Pinhão. Bom é apelido!
calabresa ralada (deixa quase congelada, pra ficar + fácil)
bacon picado
cebola picada
alho picado
pinhão moído (processador é ótimo, + quem não tem usa liquidificador)
pimentão picado (esse foi por minha conta)

carne moída
vai fritando os ingredientes um a um, na mesma panela
quando estiver quase pronto, coloca salsinha e cebolinha
Mete pra dentro


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...