google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Anorexígenos - inibidores de apetite

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Anorexígenos - inibidores de apetite

Você sabe o que são fármacos anorexígenos? Medicamentos com a finalidade de induzir a anorexia - aversão ao alimento, falta de apetite, ou seja, são os famosos remédios para emagrecer, utilizados por indivíduos que necessitam reduzir seu peso corporal. O consumo destes medicamentos aumentou nos últimos anos, e este é um fato preocupante para a saúde pública.





-->

Dentre os vários tipos existentes no mercado, podemos detacar dois grupos principais: os catecolaminérgicos, no qual estão incluídos o femproporex (o mais utilizado no Brasil), anfepramona e mazindol; e os serotoninérgicos no qual se encontra a sibutramina.

Atualmente, a sociedade e a mídia cultuam a magreza, que está muitas vezes associada a uma imagem de poder, beleza e sucesso. Esse fatores afetam principalmente as mulheres, que modificam suas necessidades nutricionais para viverem no mundo da moda. No entanto, muitas vezes pode ocorrer uma confusão, entre o cuidado com o corpo e a verdadeira necessidade de uma intervenção medicamentosa.

A busca por métodos rápidos e “milagrosos” de perda de peso, pode muitas vezes trazer prejuízos à saúde humana. É então necessário uma prescrição e orientação médica pois, o tratamento a base de medicamentos são efetivos, porém, podem ocasionar alto número de efeitos colaterais, além de uma rápida instalação de dependência e tolerância.


Os principais efeitos colaterais podem variar de acordo com a classe dos fármacos, os mais relatados são irritablidade, arritmia cardíaca, diabetes mellitus tipo 2 e outras patologias devem avisar ao médico antes de iniciar o tratamento com estes fármacos.insônia ou sono superficial, tremores, depressão e outros. Pessoas que possuem hipertensão arterial descompensada,

Assim, é importante lembrar que antes de uma intervenção medicamentosa, é necessário uma mudança nos hábitos alimentares, no estilo de vida e uma prática regular de atividade física, pois muitas vezes essas alterações trazem uma melhora considerável. Porém quando diagnosticado a necessidade do uso de qualquer medicamento, este deve ser indicado e orientado por um profissional da área da saúde, para que o benefício seja de forma satisfatória a saúde.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...