google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Quais vacinas meu cachorro precisa tomar?

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Quais vacinas meu cachorro precisa tomar?


Quando temos um filhotinho a primeira coisa que queremos fazer é levá-lo para passear, mas temos que tomar muito cuidado antes de apresentar nosso mascote para o mundo. 

As vacinas devem ser feitas antes de tudo, para ter certeza de que eles estão protegidos de algumas doenças.






-->

Não se deve vacinar filhotes com menos de 45 dias de idade, a menos que a cadela que deu à luz aos filhotes nunca tenha sido vacinada, pois as vacinas podem ser inativadas pelos anticorpos passados da mãe para a cria.

As vacinas V10 ou V8 são feitas em 3 ou 4 doses no filhote, sendo que a última dose deve ser dada quando o animal estiver completando 3 meses e meio de vida. As doses são dadas em intervalos de 21 a 30 dias. Algumas raças maiores como Doberman, Rottweiler e Labrador muitas vezes recebem a 4ª dose da vacina. Depois do primeiro ano de vacinação, ela deve ser repetida anualmente com apenas 1 dose.

Bônus: a vacina contra raiva normalmente é feita junto com a última dose da vacina V10 ou V8. Essa vacina possui apenas uma dose. (Deve ser feita anualmente)

Gripe canina
A vacina contra a gripe canina pode ser feita de 2 maneiras diferentes, isso vai depender do seu veterinário. Ele pode optar pela forma injetável, que compõe 2 doses, com intervalos de 21 a 30 dias. Ou pela vacina intranasal, que é feita apenas uma dose no animal. Essa dose deve ser repetida anualmente.

Giardíase
A vacina contra o protozoário é feita em 2 doses com intervalos de 21 a 30 dias. Ela deve ser repetida anualmente.

Leishmaniose
Para as pessoas que moram ou viajam muito para sítios e praias, é muito importante que vacinem seus cachorros contra a Leishmaniose que é uma doença de Zoonose, ou seja, ela pode ser transmitida para o homem. Deve ser repetida anualmente caso o cachorro viva em regiões endêmicas.

Leptospirose
A vacina de Lectospirose é para cachorros que possuem grande contato com ratos, a vacina é feita a cada 6 meses.


E se ele é adultos nunca foi vacinado? 

Os cachorros adultos que nunca foram vacinados ou os filhotes que já passaram da época correta de vacinar precisam receber duas doses de vacina múltipla (V8 ou V10) com intervalo de 21 dias entre elas e uma dose de vacina anti-rábica. Isso também vale para cães “desconhecidos”, quando não se sabe se foram vacinados um dia.
Além dessas vacinas, existe a imunização contra a leishmaniose ou calazar, uma importante zoonose (doença que pode ser transmitida do bicho para os seres humanos). Essa vacina é aplicada em regiões onde a doença é comum e deve ser antecedida de exames para detectar se o cão já tem a doença.

As vacinas múltipla (V8 ou V10) e anti-rábica são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação.

Calendário de Vacinação para cães 
No dia da vacinação recomenda-se:
- Cães dóceis devem estar com coleira e guia, serem conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina.
- Crianças não devem levar os animais para vacinar.
- Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas.
- Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para que evitar fuga ou acidentes.
- Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.
Para proteger contra raiva, a Prefeitura de SP disponibiliza a vacinação gratuita. As campanhas acontecem sempre em agosto e existem postos permanentes que vacinam o ano todo.

Dica: a melhor maneira de não confundir os dias da vacinação, é fazer todas as vacinas para cães no mesmo dia, claro que é um pouco mais dolorido mas muitas vezes vale a pena. Se o animal estiver doente ou com algum sintoma diferente do normal, avise o médico veterinário antes da vacinação.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...