google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O perigos para saúde gorduras hidrogenadas

domingo, 17 de maio de 2015

O perigos para saúde gorduras hidrogenadas

Somente um sorvete com baixas calorias, sem gorduras hidrogenadas e conservantes e que mantém o delicioso gosto de chocolate, principalmente para os amantes de chocolate amargo.

A caloria, por ser uma unidade de energia, está relacionada com o ganho de peso. Se o individuo, por exemplo, comer alguma comida rica em calorias e o organismo estiver saciado energicamente, o restante da energia será armazenado na forma de gordura.

As gorduras hidrogenadas, obtida pela hidrogenação de óleos vegetais, são tipos de gordura trans. Quanto mais hidrogênio adicionado nos ácidos graxos insaturadas maior é a consistência do produto. 

Por ser um tipo de gordura trans o organismo não processa esse tipo de gordura deixando-a armazenada, aumentado o índice de doenças cardiovasculares, por exemplo. 

Outro malefício é que essa gordura aumenta os níveis de LDL e diminui HDL, respectivamente conhecidos com mal e bom colesterol para saber mais sobre o colesterol acesse: 



Gordura hidrogenada: um perigo para nossa saúde
Desconfie dos alimentos sequinhos. Aqueles que são fritos, mas não ficam oleosos. A receita desse “milagre” chama-se gordura hidrogenada e, ao contrário do que pensa a maioria, faz muito mal à saúde.

Estudos recentes mostram que a esse tipo de gordura é pior que a saturada – de origem animal – do ponto de vista cardiovascular. A causa: ela “plastifica” os vasos, levando a infartos e derrames.

Quem garante é a endocrinologista Rosina Erthal Vilella, que pesquisa a assunto há anos e explica o mal que faz essa gordura, também chamada de “Trans”.
O problema, segundo ela, é que os alimentos hidrogenados não se resumem a frituras. Biscoitos, sorvetes, chocolate, macarrão de preparo rápido, chips e temperos prontos, só para citar alguns exemplos, fazem parte da grande lista.

E o preocupante, de acordo com Rosina, é justamente a variedade de alimentos que levam esse tipo de gordura, porque eles acabam sendo ingeridos por crianças, jovens, adultos e idosos.






Publicidade

“As pessoas estão sendo enganadas. Acreditam que estão comendo algo que faz bem, ou não faz tão mal para a saúde. E, na verdade, é justamente o oposto”, diz ela.

A gordura hidrogenada é uma gordura vegetal que foi criada pela indústria para ser uma alternativa à gordura saturada, a do bacon, da lingüiça, da picanha, etc. Mas como não existe gordura no mundo vegetal, somente óleos, foi criado, então, um processo de transformação desses óleos vegetais em gordura sólida.

Aí começa o problema. Os óleos são colocados em uma câmara com gás hidrogênio – daí o nome hidrogenada -, com alta pressão e alta temperatura e o resultado não seria bem visto – e muito menos comido – por ninguém.

Os óleos se transformam em uma pasta preta, com mau cheiro, que precisa ser alvejada para ficar sem cor e desodorizada para ficar sem cheiro.

“Ela deixa tudo crocante porque solidifica nos alimentos após a fritura, formando uma casquinha. Isso acontece também nos vasos, que ficam impedidos de se dilatar”, esclarece a endocrinologista.

Por isso, de acordo com a médica, está se tornando comum esportistas jovens sofrerem parada cardíaca durante a prática de qualquer esporte. “Durante a atividade física, o fluxo sangüíneo aumenta, mas o vaso não dilata para a passagem do sangue. É quando ocorre o infarto”.




Alguns alimentos que contêm gordura hidrogenada:

– Biscoitos. Praticamente todos, principalmente os recheados e os wafer;

– Chips;

– Batata-frita. Tanto as de pacote quanto as de fast-food;

Tortas e bolos. Prontos e semi-prontos (ficam bem fofos);

– Pães. Principalmente os de massa doce;

– Sorvete. A grande maioria, até mesmo os light. O sorvete hidrogenado é mais espumoso;

– Chocolate. Cuidado com os diet – são os piores;


– Leite. Os achocolatados prontos;

Margarina. Quanto mais dura pior;

– Fast-food. Usam essa gordura para todas as frituras porque ficam crocantes;

– Requeijão. Os que são muito cremosos;

– Pipoca de microondas;

– Temperos prontos, em tabletes ou em pó.

– Assunto é discutido no Primeiro Mundo.

As conseqüências do consumo desenfreado de gordura hidrogenada são pouco divulgadas no Brasil. O mesmo, porém, não tem ocorrido nos países desenvolvidos.

Em 1994, epidemiologistas da Universidade de Harvard atribuíram ao consumo da gordura hidrogenada até 100 mil mortes prematuras por ano nos Estados Unidos.

LEIA MAIS: Exercicios que regula as taxas de colesterol


Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...