google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Obesidade mórbida é uma doença crônica com risco de morte

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Obesidade mórbida é uma doença crônica com risco de morte

A obesidade mórbida é uma doença crônica caracterizada por aumentar ainda mais o risco de doenças relacionadas a obesidade, diminuindo a expectativa de vida.

O risco de morte por diabetes e doenças cardiovasculares chega a ser cinco vezes maior. Seu diagnóstico, IMC (índice de massa corporal), é maior ou igual a 40.Veja no vídeo abaixo:







-->

Nos Estados Unidos a cada quatro pessoas uma pesa 20% a mais que o peso normal e cerca de uma a cada vinte é Obesa Mórbida. Além de agravar os problemas causados pela obesidade, a Obesidade Mórbida pode influenciar na fertilidade tanto nas mulheres quanto nos homens com o IMC maior que 25.

A Obesidade Mórbida pode ser causada por fatores, metabólicos, alimentares e genéticos. Lembrando que, se a causa estiver associada à genética, a obesidade passa a ser mais difícil de ser controlada, dieta e exercícios talvez não serão tão eficazes. O hipotiroidismo também é um agravante.

Nem sempre a cirurgia será digamos a cura para a Obesidade Mórbida. Pois não adianta realizar uma cirurgia para perder peso se o indivíduo não se controla. O controle deve perpetuar durante toda a vida, com a combinação da dieta balanceada e exercícios.

Além de acarretar sérios problemas à saúde, a obesidade causa também problemas psicológicos. O indivíduo passa a ter problemas de relacionamento afetivo, dificuldades em encontrar vestuário, em se locomover, ou sentar (em transportes públicos); estes fatores causam constrangimento podendo levar depressão, desânimo, isolamento. A reação do indivíduo diante todo esse constrangimento talvez seja comer ainda mais, o que termina agravando a obesidade.

Vídeo: Como calcular seu IMC (Índice de massa corpórea) 

 




           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...