google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Benefícios à saúde pimenta heroína ou vilã

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Benefícios à saúde pimenta heroína ou vilã

A pimenta é um dos temperos mais populares da cozinha brasileira, principalmente no Nordeste. Malagueta, cumari, de cheiro, chifre-de-veado, dedo-de-moça... A variedade é tanta que pode ser considerada proporcional à quantidade de mitos existentes sobre o consumo do alimento.
Porém, segundo o nutrólogo e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, José Alves Lara Neto, a pimenta é um alimento do bem.




"A pimenta sempre esteve envolvida nos mitos populares, mas de vilã ela não tem nada", afirma Lara Neto. E, ao contrário do que se pensa, o sabor forte e ardido pode trazer vários benefícios à saúde.

Para o nutrólogo, a característica mais importante da pimenta é a sua capacidade de estimular a termogênese. "O consumo dela faz com que a temperatura do corpo aumente e consequentemente o metabolismo também ficará acelerado."

Por estimular a taxa metabólica e ser responsável por dar mais energia às pessoas, a termogênese se tornou também uma fonte para a criação de mitos em torno do tempero.

Para quem quer uma alimentação cheia de saúde, incluir as pimentas na dieta pode ser uma maneira simples de enriquecer e turbinar os nutrientes de uma refeição. Mas é preciso ficar atento às falsas promessas. "Muitos dizem que comer pimenta pode ajudar a emagrecer, por exemplo, o que não é comprovado. Adicionar o condimento às receitas, porém, pode deixar uma refeição ainda nutritiva e rica em vitaminas", garante o médico.

Além disso, por conter substâncias com características antioxidantes, a pimenta pode também combater o envelhecimento precoce da pele.

Forte poder afrodisíaco
A termogênese que a pimenta provoca no organismo faz com que as pessoas tenham mais disposição. Além disso, aumenta a vascularização do sangue, inclusive no pênis. "Podemos dizer que funciona de maneira semelhante ao viagra, mas em menor intensidade", diz Lara.

Não piora a úlcera
Segundo Lara Neto, a pimenta não piora úlceras ou causa azias. "Isso tudo é mito, não há estudos que comprovem esses dados."

Congestão nasal
A pimenta também pode auxiliar quem sofre com congestão nasal, porque a ingestão evita a formação de muco e age como descongestionante natural.

Fonte de vitaminas
"Cerca de 28g de pimenta fornece 100% a mais de vitamina C do que precisamos para um dia e 70% a mais de vitamina A", garante Lara Neto.

Não emagrece
Por acelerar o metabolismo, muitas pessoas pensam que a pimenta ajuda a emagrecer. Porém, de acordo com o nutrólogo, essa função não pode ser comprovada. "A pimenta aumenta o apetite. Por isso, muitas vezes, as pessoas acabam até comendo mais depois de ingerí-la."

Melhora o humor
A sensação de ardência é provocada pela capsaicina - substância presente na pimenta -que também faz com que o cérebro produza mais endorfina e, com isso, melhore o astral de quem a consome. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores.

Contra a ardência
Exagerou na dose e ficou tudo ardendo? Aposte no feijão e no leite. "Essas substâncias ajudam a neutralizar o sabor da pimenta. "Água não adianta", aconselha Lara.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...