google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O segredo de Gideão: poder que pertence a Deus

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

O segredo de Gideão: poder que pertence a Deus

Gedeão e 300 israelitas derrotam 135 mil midianitas. Depois da morte de Josué, o povo de Israel passou por mais de três séculos nos quais "não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto" (Juízes 17:6; 21:25). Durante esse período, se repetia várias vezes o mesmo ciclo: O povo obedecia a Deus por algum tempo e,  depois, afastou-se dele. Como alerta ao povo rebelde, Deus permitia que um inimigo o oprimisse.

Quando o povo se arrependia e pedia libertação,  Deus mandava juízes para livrá-lo das mãos dos inimigos.‘ O povo resgatado servia ao Senhor durante o resto daquela geração, assim começando, de novo, o ciclo. Gideão foi o quinto dos juízes ou libertadores, apresentado em Juízes, capítulos 6, 7 e 8. Da vida dele, podemos aproveitar muitas lições valiosas.

Homem valente ou homem tímido?

Os midianitas oprimiram os israelitas por sete anos. Eles subiam cada ano e tomavam os produtos alimentícios dos campos e todos os animais dos hebreus. Para sobreviver, os israelitas escondiam alimentos do inimigo. Gideão estava preparando comida para escondê-la quando o Anjo do Senhor apareceu. Imagine este homem, trabalhando com medo do inimigo, quando ele ouviu as palavras do Anjo: "O Senhor é contigo, homem valente O senhor esta com você!"(Juízes 6:12)

E o Senhor lhe disse: Porquanto Eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.

Gideão pediu a Deus sinais de vitória-
Disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste,
eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar enxuta, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste. E assim foi; pois, levantando-se de madrugada no dia seguinte, apertou o velo, e espremeu dele o orvalho, que encheu uma taça.
Disse mais Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira se ainda falar só esta vez. Permite que só mais esta vez eu faça prova com o velo; rogo-te que só o velo fique enxuto, e em toda a terra haja orvalho. E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo estava enxuto, e sobre toda a terra havia orvalho.  Juízes 6:36-40

Após o duplo milagre do velo de lã, Gedeão reuniu 32 mil homens para lutar contra os midianitas. Levou-os até o alto de um monte de onde se podia contemplar o enorme acampamento dos midianitas, cujo número era 135 mil. (Juízes. 7, 1-22).

Deus não quer soldados medrosos e tímidos
E o Senhor disse a Gedeão: "Tens contigo gente demais. 
Midiã não será entregue nas suas mãos, para que Israel não se glorie contra Mim, dizendo: Por minhas forças me libertei. 
Fala ao povo: Aquele que é medroso e tímido, volte para trás". 
Voltaram 22 mil homens, e só ficaram 10 mil.

Entre 10 mil corajosos, Deus escolhe 300
Deus falou a Gedeão: "Ainda é muita gente. Leva-os às águas, e lá os provarei". Tendo os combatentes descido às àguas, o Senhor disse a Gedeão: "Porás a um lado os que lamberem a água com a língua, como os cães costumam lamber; e os que beberem de joelhos, coloca-os noutra parte". 

Ora, o número dos que tomaram a água na concavidade da mão e a levaram à boca foi de apenas 300. E o Senhor disse a Gedeão: "Com esses 300, entregarei nas tuas mãos os madianitas".

Ouvindo a narração de um sonho, Gedeão adquire maior segurança
Naquela mesma noite, o Senhor disse-lhe: "Desce ao acampamento (dos inimigos), porque Eu os entregarei às tuas mãos, e terás maior segurança para atacá-los".

Desceu, pois, ele com um criado, à parte do acampamento onde estavam os sentinelas do exército inimigo. Os midianitas estavam deitados no vale, como um bando de gafanhotos. E Gedeão ouviu um deles contar a outro um sonho que tivera: "Parecia-me ver como que um pão que rolava da montanha e caía sobre o acampamento dos midianitas e, tendo chocado com uma tenda, lançou-a por terra".Outro, a quem ele falava, respondeu: "Isto não é outra coisa senão a espada de Gedeão; porque o Senhor lhe entregou nas mãos os midianitas, e todo seu acampamento".

A vitória:120 mil midianitas são mortos
Gedeão, tendo ouvido a narração deste sonho e sua interpretação, adorou a Deus e voltou para junto de seus soldados, e disse-lhes: "Levantai-vos, porque o Senhor nos entregou os midianitas".


Dividiu os 300 homens em três batalhões, e pôs nas mãos de cada guerreiro uma trombeta e um cântaro dentro da qual havia uma tocha acesa. E disse-lhes: "Quando eu soar a trombeta, tocai também as vossas ao redor do acampamento dos madianitas, e gritai todos à uma: A espada do Senhor e de Gedeão".

Gedeão, como os 300 homens, chegou ao acampamento por volta de meia-noite, e todos começaram a tocar as trombetas e partiram os cântaro. E gritaram juntos: "A espada do Senhor e de Gedeão", conservando-se cada um no seu posto ao redor do acampamento inimigo.
Com isto, os midianitas entraram em desordem, dando grandes gritos e urros, e se degolavam uns aos outros. Morreram 120 mil midianitas, e 15 mil deles conseguiram fugir. (Cfr. Jz. 7, 1-22).

O que importa não é o número, mas a ajuda de Deus
Devemos notar que o Senhor ordenou a Gedeão ficar apenas com 300 soldados para lutar contra os midianitas. Humanamente falando, era insuficiente para triunfar; mas Deus quis nos ensinar que, sem Ele, os meios mais eficazes são impotentes, e com Ele os recursos mais insignificantes produzem excelentes resultados. Devemos estar profundamente convencidos disso, para nossos empreendimentos na ordem da natureza e da graça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...