google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Os benefícios da musculação. Maior queima de gordura

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Os benefícios da musculação. Maior queima de gordura

Para os que vivem adiando a “levantadinha de peso”, deixando sempre para a próxima semana, vão aí algumas informações de quantos benefícios tem a prática da musculação e quanto tempo você está perdendo por não começar já!

A musculação é, hoje, uma das atividades mais recomendadas pelos profissionais da saúde para qualquer pessoa, pelo fato de ser uma atividade altamente versátil, podendo ser direcionada para os mais variados objetivos, sejam eles emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também, prevenir lesões e até tratá-las.

Adequando as cargas e as intensidades dos exercícios para cada pessoa, com base na idade, peso, sexo e histórico em atividade física, não há muitas restrições para a prática da musculação.

Musculação:
- Maior queima de gordura: pessoas acima do peso que começam a praticar musculação 3 vezes por semana, queimam 40% a mais de gordura do que quando fazem a mesma quantidade de exercício aeróbico.

- Maior gasto calórico: quem faz musculação gasta mais calorias, porque o corpo precisa de mais energia para recuperar os pequenos danos nas fibras musculares, causadas pelo levantamento de peso. Após 1 hora de musculação o metabolismo fica mais elevado por aproximadamente 39 horas.

- Os ossos ficam mais fortes: 16 semanas (4 meses) de musculação pode aumentar em 19% um hormônio que estimula a densidade óssea.

- Faz bem ao cérebro: a musculação ajuda a controlar o estresse, melhora o humor e o sono. Em recente pesquisa foi comprovado que seis meses de musculação aumenta a função cognitiva, melhorando a memória o raciocínio e o foco, ainda mais, deixa você até 15% mais tolerante com os colegas e aumenta a produtividade no trabalho.

Com a prática da musculação você também pode prevenir doenças, entre elas:
Osteoporose: A musculação estimula a produção de células ósseas fixando cálcio e aumentando a densidade óssea.

Artrose (desgaste das articulações): Quando os músculos são fortalecidos, propiciam maior estabilidade nas articulações, promovendo menor desgaste entre as cartilagens.

Diabetes: Quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose (substância que em excesso no sangue causa o diabetes).

Hipertensão: O principal benefício é a diminuição da pressão arterial em repouso, o que se torna uma aliada no tratamento da hipertensão arterial e, consequentemente, como um agente facilitador da boa qualidade de vida.
Para melhores resultados é indicada a combinação da musculação com alguma atividade aeróbia (caminhadas, corridas, pedaladas) promovendo assim uma melhora no conjunto ósseo muscular, cardíaco e respiratório do indivíduo.
É importante lembrar que para cada objetivo existe um tipo de treinamento específico, inclusive na alimentação. A ingestão de nutrientes é essencial para fornecer energia, aumentar massa muscular, reduzir gordura, ajudar na manutenção do sistema imunológico e definir o corpo.
Praticando a musculação com envolvimento, sem dúvida, você terá muitos benefícios. Contudo, é necessário ter disciplina, seguir a orientação dos profissionais especializados e respeitar os seus limites.

Calce já o seu tênis, vista sua roupinha de malhação e embarque nessa tendência que cada vez mais conquista adeptos de todas as idades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...