google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Os Magos do Oriente quem eram?

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Os Magos do Oriente quem eram?

Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente.

Quem eram?
Talvez fossem astrólogos pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo. Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judéia.


 

Perguntaram eles ao rei sobre a criança. Este disse nada saber. Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, lho comunicassem, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de o matar. Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino, já havia passado algum tempo, por causa das distâncias percorridas, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6 de Janeiro.

A estrela, conta o evangelho, precedia-os e parou sobre o estábulo onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mt 2, 10)."

"Entrando na casa, viram o menino (Jesus), com Maria sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra." (Mt 2, 11).

Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã, embora existam outras especulações respeito do significado das dádivas dadas por eles. O ouro pode representar a realeza (além de providência divina para sua futura fuga ao Egipto, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém). O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobre ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antiséptica usada em embalsamentos desde o Egipto antigo, remete-nos ao género de morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamento de Jesus (João 19: 39 e 40).

Os Magos "Sendo por divina advertência prevenidos em sonho a não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra" (Mt 2, 12)

Devemos aos Magos a tradição de trocar presentes no Natal. Dos seus presentes dos Magos surgiu essa tradição em celebração do nascimento de Jesus. Em diversos países a principal troca de presentes é feita não no Natal, mas no dia 6 de Janeiro, e os pais muitas vezes fantasiam-se de reis magos.

      VÍDEOS: Rei Herodes recebe a visita dos Magos



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...