google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Conheça mais dessa doença: sinusite - e como tratar

terça-feira, 24 de maio de 2016

Conheça mais dessa doença: sinusite - e como tratar

A sinusite é uma inflamação, ou inchação da mucosa dos seios nasais. As cavidades estão cheias de ar mas quando as cavidades são bloqueadas pelo fluido, germes como bactéria e viroses podem se desenvolver e causar uma infecção.

Existem 4 diferentes tipos de sinusite:

1- Sinusite aguda: Tem as características parecidas com a de um resfriado e dura aproximadamente 4 semanas. Geralmente ocorre no inverno.

2- Sinusite subaguda: A inflamação dura de 4 a 8 semanas.

3- Sinusite cronica: Os sintomas duram mais de 8 semanas.

4- Sinusite recorrente: Várias vezes ao ano

Quais são as causas de sinusite?

Aproximadamente 30 milhões de brasileiros sofrem de sinusite por ano. Nas crianças, o ambiente é o principal fator que contribui a sinusite, incluindo alergias e doenças transmitidas das outras crianças em um ambiente fechado como a sala da escola. Nos adultos, os fatores contribuintes são infecções e cigarros.

Segue a lista das principais causas:

Desvio de septo natal: Acontece quando a parede entre as narinas estão tortas que bloqueiam os seios nasais.

Trauma na face: Quando um osso do rosto é fraturado pode causar obstrução das passagens das vias nasais.

Reações alérgicas: Causas ocasionadas pelo ar como poeira, pólen, poluição, pelos, mofo, cigarros e etc.

Infecções respiratórias: Os mais comuns são gripe e resfriado que inflamam e bloqueiam a drenagem de muco e criando condições para o crescimento de bactérias. Essas infecções podem ser virais, bacteriana ou fungos.

Outras doenças respiratórias como rinite e asma, podem favorecer a origem de sinusite.

Doenças ou até remédios que enfraquecem a imunidade: complicações de fibrose cística, refluxo gastroesofágico, AIDS e outros fatores que afetam o sistema imunológico podem bloquear as vias nasais.

Células do sistema imunológico: as células do sistema imunológico chamadas eosinófilos podem causar inflamação dos seios nasais.

Pólipos nasais: crescimento de tecido que bloqueia as passagens nasais.

Quais são os sintomas?

A sinusite crônica e a sinusite aguda têm sintomas parecidas, mas sinusite aguda é temporária e muitas vezes associadas a um resfriado. Por exemplo, febre é apenas um sintoma comum de sinusite aguda e não de uma sinusite crônica. 

Pelo menos dois dos seguintes sintomas devem estar presentes para o diagnóstico de sinusite crônica:
  • Catarro mucoso, amarelo esverdeado no nariz ou na garganta 
  • Obstrução ou congestionamento nasal que causa dificuldade na hora de respirar pelo nariz
  • Dor, sensibilidade e inchaço ao redor dos olhos , bochechas, nariz ou na testa
  • Duração mais de 12 semanas.
Outros sintomas podem incluir:
  • Dor de ouvido 
  • Dores no maxilar superior e dentes
  • Tosse 
  • Dor de garganta
  • Mau hálito 
  • Fadiga ou irritabilidade
  • Náusea
Quais são os tratamentos para a sinusite?

O objetivo de tratar a sinusite crônica é:

Reduzir a inflamação de seios nasais
Manter a passagem nasal aberta
Eliminar a causa subjacente
Reduzir os sintomas

O doutor pode recomendar tratamento que aliviam os sintomas de sinusite como:

Solução salina. A mistura de água e sal ajuda a limpar as secreções nasais. Você pode inserir no seu nariz diretamente mas existem spray nasais que facilitam a inserção no nariz.

Corticosteroides orais ou injetáveis. Estes medicamentos são usados para aliviar inflamações mas graves de sinusite, especialmente para aqueles que tem pólipos nasais. Corticosteroides podem causar sérios efeitos colaterais quando usados durantes longos períodos, por isso eles são indicados apenas para tratar sintomas graves.

Descongestionantes: Estes medicamentos estão disponíveis nas drogarias em forma de líquidos, comprimidos ou spray nasais. Esses medicamentos são normalmente tomados somente por alguns dias, caso contrário podem causar um efeito colateral, levando ao reaparecimento de um congestionamento mais grave.

Antibióticos são necessárias para os sinusites se você tiver uma infecção bacteriana. Porém, as sinusites crônicas são causadas por algo mais do que bactérias, por isso antibióticos nem sempre ajudam.

Imunoterapia: se alergia está contribuindo a sua sinusite, injeção de imunoterapia pode ajudar a abaixar os sintomas causadas pela alergia.

Cirurgia: Nos casos em que a sinusite continua resistindo aos tratamentos, a cirurgia pode ser uma solução. Para este procedimento, o médico usa um endoscópio fino que examina as passagens nasais. Dependendo da causa de obstrução, o médico pode utilizar os instrumentos adequados para remover o tecido ou raspar um pólipo que está obstruindo.

Dicas caseiras para aliviar os sintomas de sinusite

Descansar – Isto irá ajudar o seu corpo reagir contra inflamação e recuperar rapidamente.
Beba água – Beber água ou suco ajudará a diluir e eliminar as secreções do corpo. Evite beber café ou bebidas alcoólicas que podem aumentar a inchação do sinusite e deixar desidratado.
Hidrate as cavidades nasais – Bloqueie com uma toalha encima da cabeça e respire o vapor de uma tigela de água quente. Mantenha o vapor subir ao rosto. Ou tome um banho quente, para respirar o vapor.

Lavagem nasal – Use as garrafinhas que podem ser espremidas. Encha a solução salina e aperte lentamente dentro do nariz para limpar bem a passagem nasal.
Durma com a cabeça elevado – Isto ajudará a drenar, reduzindo o congestionamento. biosom






           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...