google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Gordura no fígado (esteatose hepática) o que é? sintomas e cura

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Gordura no fígado (esteatose hepática) o que é? sintomas e cura

Esteatose hepática é o acúmulo de gordura nas células do fígado, quadro que pode se agravar e trazer diversos problemas de saúde para o paciente, inclusive o desenvolvimento de uma cirrose.

Fatores como comida gordurosa, uso de bebidas alcoólicas e vida sedentária podem agravar a doença e contribuir para o desenvolvimento da cirrose.

 
O que causa a esteatose hepática

A esteatose hepática pode ser consequência de diversas situações, como:
Abuso de álcool;
Obesidade mórbida;
Hepatites virais (B e C);
Hepatite medicamentosa;
Colesterol alto;
Triglicérides elevadas;
Caquexia;
Diabetes.

Diagnóstico

O diagnóstico da esteatose hepática ou gordura no fígado pode ser feito por meio de exames de sangue que indiquem a elevação de enzimas no fígado, aumento do fígado e obesidade central, ou seja, aumento da região abdominal em relação ao quadril. Para confirmar o quadro de esteatose hepática, o médico especialista deve pedir algum dos seguintes exames:
Ultrassonografia;
Tomografia computadorizada;
Ressonância magnética;
Biópsia do fígado. 

Sintomas


Esteatose hepática

A esteatose inicial é assintomática, podendo se desenvolver por tempo prolongado até que o paciente se dê conta da doença. Em estágio avançado, é possível observar os seguintes sintomas:
Enjoo;
Vômito;
Dor e inchaço abdominal;
Icterícia (pele e olhos amarelados). 


Tratamento

A esteatose ou gordura no fígado é uma doença irreversível, sendo possível apenas tentar eliminar o fator de desencadeamento da doença e controlá-la para que não evolua mais.

Pacientes que desenvolvem esteatose por causa da obesidade são orientados a eliminar comidas calóricas de sua dieta, privilegiando verduras, legumes, grãos integrais e carnes magras.

Fígado com Esteatose Hepática

A redução da gordura acumulada evita que o quadro de esteatose hepática ou fígado gorduroso se agrave, prolongando assim a qualidade de vida do paciente.

É indicado também a prática de exercícios físicos regulares, a fim de potencializar a perda de gordura localizada.

Para pacientes que desenvolvem a esteatose hepática alcoólica, ou seja, em decorrência do abuso de bebidas, é necessário eliminar o consumo de álcool por completo para que a doença não se agrave.

Para as demais causas de esteatose hepática é necessário uma avaliação por parte do médico, sendo necessário, em alguns casos, o uso de medicamentos para combater a doença.

Mas somente após um diagnóstico completo é que o especialista define qual o melhor tratamento.

Cura


A única possibilidade de cura para a esteatose hepática, se o quadro clínico da esteatose evoluir e pode evoluir, é o transplante de fígado, medida que se mostra bastante eficaz, tendo uma taxa de sobrevida superior a 90% dos casos de transplantados.

Atualmente existem cerca de 8.000 pacientes na fila de espera para realizar transplante de fígado no Brasil, estimando-se que cerca de 50% destes pacientes tenham essa necessidade devido à evolução das hepatites virais B e C.

Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Hepatologia, 75% dos casos de problemas de fígado são decorrentes das hepatites.

O Hospital Albert Einstein, localizado em São Paulo, foi considerado o maior transplantador de fígado do mundo no ano de 2010, tendo realizado 198 transplantes no mesmo ano.

Prevenção

Para prevenir quanto a evolução para uma cirrose hepática é necessário ter em dia a vacinação contra a hepatite B, além de manter todas as medidas preventivas contra a hepatite A, hepatite B e hepatite C.

Quando já há o contágio por alguma das hepatites, é necessário realizar o tratamento adequado, respeitando-se as restrições indicadas pelo médico especialista.

Para pessoas saudáveis, recomenda-se o uso controlado ou abstenção de álcool, uso de medicamentos somente com indicação médica e não consumir drogas.
saudesublime

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...