google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Dislexia: compreenda mais sobre esse distúrbio

domingo, 10 de julho de 2016

Dislexia: compreenda mais sobre esse distúrbio

É importante saber que a dislexia não é uma doença, senão um distúrbio genético e neurobiológico que independe da preguiça, falta de atenção ou má alfabetização. O que ocorre é uma desordem no caminho das informações, o que inibe o processo de entendimento das letras e, por sua vez, pode comprometer a escrita.

É claro que os sintomas da dislexia variam de acordo com os diferentes graus do transtorno, mas a pessoa tem dificuldade para decodificar as letras do alfabeto e tudo o que é relacionado à leitura. O disléxico não consegue associar o símbolo gráfico e as letras ao som que eles representam. 

Publicidade

Ter dislexia não é o fim do mundo, o disléxico não é deficiente. Fique tranquilo! Ele pode ser uma pessoa saudável e inteligente, porém com dificuldade acima do comum em aprender a ler. Geralmente, o disléxico possui um QI normal ou até mesmo acima do normal.

Quanto antes descobrir a dislexia, melhor será para evitar rótulos depreciativos ao portador, dificuldades com os colegas na escola, constrangimento no local de trabalho, problemas de relacionamento seja com amigos, parceiros ou familiares. Afinal, quantas vezes algum disléxico, por não saber a origem de seu problema, não soube argumentar contra críticas, ridicularizarão, zombaria onde trabalha ou estuda? 

Quantas vezes, você, mãe, pai, já não se preocupou com as dificuldades de seu filho? Há exemplos de que disléxicos podem conviver com o distúrbio, sim. Para que isso aconteça, é preciso buscar ajuda de profissionais.

Muitas pessoas passam a vida inteira com dislexia por vergonha de dizer que não sabem ler. Elas simplesmente não vão mais à escola e dedicam-se a trabalhos que não exijam leitura. Disfarçam tanto que nem as pessoas mais íntimas percebem. 

Conheça algumas personalidades portadoras de dislexia:

– Pablo Picasso: Um mestre da arte no século XX, é considerado um dos artistas mais famosos e versáteis do mundo, foi pintor, escultor, desenhista e escritor de poesia;

– George Washington: político e militar, foi o primeiro presidente constitucional dos Estados Unidos. Ele é visto pelos americanos como o “Pai da Pátria”;

– Joss Stone: a jovem, nascida em 1987, é cantora e compositora inglesa de Soul e Blues, além de atriz. Já vendeu mais de onze milhões de álbuns em todo e mundo e venceu vários prêmios;

Um disléxico pode muitas vezes desenvolver outras maneiras de estudar, sem ter que ler como, por exemplo, escutar atentamente e decorar a matéria. O ator norte-americano Tom Cruise sofre de dislexia, mas tornou-se um dos melhores atores de cinema devido à técnica de decorar os seus textos apenas ouvindo e improvisando.

Todo disturbio físico deriva de um disturbio emocional, psicológico ou espiritual e, segundo a psicanálise, o cérebro é estimulado inconscientemente pelo "princípio de prazer".

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...