google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Aprenda a reduzir o sódio com uma dieta e alimentos certos

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Aprenda a reduzir o sódio com uma dieta e alimentos certos

Sódio é uma parte do sal. Ele também é parte de outras misturas usadas para dar sabor e preservar alimentos. Você pode fazer algumas mudanças simples para ajudar a comer menos sal, e deste modo prevenir e abaixar a pressão alta com uma dieta hiposódica.

Quando fizer compras:
• Compre frutas e vegetais para lanche ao invés de biscoitos e salgadinhos.
• Leia o rótulo dos alimentos. Compre alimentos nos quais o rótulo diz "sódio reduzido", "baixo teor de sódio", "sem sódio" ou "sem adição de sal".
• Escolha poucos alimentos enlatados e processados como salsicha, salame, presunto sopas enlatadas e picles.

Quando cozinhar:
• Cada dia corte um pouco a quantidade de sal na comida. Em breve você se acostumará a comer menos sal.
• Use temperos no lugar do sal. Tempere sua comida com ervas e temperos como pimenta, menta, cominho ou hortelã. • Use alho e cebola em pó ao invés de alho e cebola salgados.
• Use menos caldo de carne, molhos e ketchup.

Quando estiver à mesa: 
 

 Remova o saleiro da mesa.  


Orientação de consumo diário de sal: Em uma dieta com baixo teor de sódio comum deve-se reduzir o consumo de sal para 6g por dia, sendo 4g de adição aos alimentos, o equivalente a 4 colheres de café rasas por dia, e os 2g restantes venham do sal que já está naturalmente presente nos alimentos. Outros princípios são de grande importância como limitar os alimentos com alto teor de sódio (enlatados, embutidos, conservas, molhos prontos, caldos em geral, defumados, temperos prontos, bebidos isotônicas, salgadinhos tipo snacks, fast-food).

O consumo excessivo de sal é alvo constante das sociedades brasileiras de cardiologia, hipertensão e nefrologia. 
A última orientação, divulgada recentemente, indica redução de uma grama no valor recomendado anteriormente, de 6 gramas. As 5 gramas diárias do mineral já eram defendidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O que é o sal light ? Quem deve e quem não deve usar?  
O sal light é uma mistura, em partes iguais, de cloreto de sódio (NaCl) e cloreto de potássio (KCl), utilizado como uma alternativa na dieta de pacientes hipertensos para controle da pressão alta, pois a quantidade de sódio é 50% menor que o sal de cozinha comum. No entanto, necessita cuidados especiais para seu uso, principalmente em pessoas com problemas renais, devendo ser prescrito por um profissional capacitado. 

Assistam ao vídeo abaixo e vejam dieta hipossódica


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...