google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Maneiras de aumentar a sua auto-estima. E se amar mais!

sábado, 7 de janeiro de 2017

Maneiras de aumentar a sua auto-estima. E se amar mais!

Aprenda a sair dos momentos difíceis com a moral intacta. Escolhemos cinco situações muito comuns que facilmente podem minar a sua auto-estima e até potenciar casos de depressão.

São situações profissionais ou pessoais, que reconhece bem, em que não lhe dão o devido valor ou nas quais não é levada a sério, em que lhe exigem demasiado, a criticam, a pressionam ou a manipulam.




Nestes momentos, algo dentro de si muda e a angústia toma conta do seu estado de espírito. Mas com determinados exercícios e truques mentais vai conseguir controlar esse descrédito em si mesma e consequente défice de auto-estima. Aprenda a gerir as suas emoções e saia dessas situações complicadas tendo a certeza do seu valor próprio!

1ª situação: Sente-se inferior

Tem a sensação de que alguém não a leva a sério ou de que você não merece a atenção dessa pessoa. A forma como fala consigo faz com que se sinta desvalorizada. Até pode não ter sido capaz de realizar uma determinada tarefa pontualmente, mas conseguiu reconhecer e compreender o erro. O que não deve tolerar é o facto de essa pessoa a anular ou até mesmo tomar decisões por si.

Frases que a perturbam: - «Tu não percebes nada disto» ou «não podes fazê-lo» ou «não és capaz», ou «és timida», ou «estás insegura» ou «és demasiado ansiosa» e outras expressões parecidas.
- «Não é preciso ires à reunião/almoço/festa ou outro evento qualquer.»
-«Falamos noutro dia, agora estou ocupado com outros assuntos.»

Atitudes que magoam: -Terem como certo que você não tem valor, que não é capaz, que não é indicada ou não está preparada para a tarefa.

-Alguém está a falar para um grupo e olha directamente para todos os ouvintes menos para si, quase que a despreza. Nunca se dirige a si, não se mostra disponível para ouvir a sua opinião, e não a olha directamente. Pede a colaboração dos outros mas nunca a sua.

Como reagir: - Seja assertiva nas suas palavras e transpire confiança.

- Recupere a autonomia que perdeu devido à opinião dos outros.

- Encare a situação e fale directamente com a pessoa que, conscientemente ou não, a tem desprezado, dizendo-lhe «estou aqui, é preciso alguma coisa?» ou mesmo «apercebi-me que não tem contado comigo, passa-se alguma coisa?».

- Repita para si mesma, «Estou aqui e sei qual é o meu valor!» ou «tenho coisas a dizer a quem as queira ouvir» ou ainda «respeito-me a mim mesma», «conheço as minhas qualidades», «quem se cruza no meu caminho só tem a ganhar».

- Lembre-se que, muitas vezes, «as pessoas que são tendencialmente agressivas possuem uma baixa auto-estima», refere o psicólogo Fernando Magalhães. «Inferiorizar os outros é apenas uma forma inadequada de lidarem com os seus próprios problemas pessoais», acrescenta.

2ª situação: Intimidam-na

Alguém demonstra a sua autoridade através de uma espécie de ameaça dissimulada de um potencial castigo ou, por exemplo, advertindo que terá de tomar medidas drásticas, para a convencer de que é mais forte, inibindo-a a si de fazer ou não fazer alguma coisa.

Frases que a perturbam:- «Faz como quiseres mas sabes que terás de te responsabilizar pelas consequências.»
- «Está bem, está bem, mas já não preciso que faças nada.»
- «Este tipo de atitude tem de ser punida.»

Atitudes que magoam: - Delegar determinadas tarefas aborrecidas, pondo-a à prova, num desejo subtil de a intimidar e de fazer com que perceba que essa pessoa não sente a sua falta ou vai adoptar uma atitude contra si.

- Pressões que pretendem fazer com que desista das suas ideias ou mude de opinião.

Como reagir - Repita para si mesma «sou responsável pelas minhas decisões», «sei respeitar os meus valores e as minhas preferências» e/ou «confio nas atitudes que tomo».

- Aceite que talvez tenha tido uma atitude não muito correcta ocasionalmente mas saiba fazer ver que não voltará a acontecer e que essa não é a sua verdadeira personalidade.

- Tente entrar em sintonia com a outra pessoa e peça desculpas se necessário. Deixe bem claro que não era a sua intenção fazê-lo daquela forma e que, como toda a gente, só quer que tudo corra bem e só quer ser feliz.

3ª situação: Exigem-lhe mais do que é suposto

Alguém a está a pressionar para que satisfaça os seus pedidos e/ ou actue da forma que lhe convém, utilizando, no fundo, uma forma de chantagem ou mesmo de abuso de poder.

As exigências têm subjacente uma forma de manipulação porque fazem com que se sinta culpada caso recuse cumpri-las.

Frases que a perturbam: - «Devias ter-te lembrado de mim.»
- «Tinhas de me ter ajudado porque sabias que estava mesmo a precisar.»
- «Esperava mais de ti porque, vendo o que sempre fiz por ti, não é justa a forma como retribuis.»

Atitudes que magoam: -Pedem-lhe favores constantemente fazendo com que se sinta obrigada a fazê-los.

- Fazem com que sinta que as suas necessidades e escolhas pessoais são menos importante do que as dos outros.

- Tudo o que faz ou deixa de fazer é julgado de forma negativa, porque pedem-lhe que agrade a todos.

Como reagir: - Repita para si mesma «faço favores aos outros quando eu quero.»

- Afirme a sua liberdade, espontaneidade e consciência do que faz e do que quer fazer.

- Analise as expectativas que têm de si e se não foi você mesma que as alimentou. É bom que os outros saibam que podem contar consigo mas não outorgue a ninguém poder sobre si, para que não lho venham a cobrar mais tarde.

- Entenda que os outros se possam sentir frustrados quando você recusa os seus pedidos. Mas tente que compreendam e respeitem os seus limites.

4ª situação: Criticam-na com dureza

Alguém aponta os seus erros e falhas e a julga negativamente. Ainda que tenha razão relativamente a uma ocasião em concreto, não é razoável aceitar que essas críticas sejam extensíveis à sua personalidade de uma forma geral, em vez de serem centradas apenas num momento específico.

Frases que a perturbam: - «És tão fundamentalista!»
- «O teu trabalho está sempre desorganizado.»
- «Nunca acertas uma...»
- «Não me surpreende que as coisas te corram mal!»

Atitudes que magoam: - Perceber que a pessoa que a está criticar tem algo contra si, independentemente das suas atitudes.

- O seu comportamento é mal interpretado ainda que tenha tentado explicar, por diversas vezes, as razões da sua atitude.

Como reagir: - Separe a atitude que deu azo à crítica da sua identidade global, que é mais sábia, rica e tem muito mais aspectos positivos.

-Explique a quem a critica que, embora aquele comportamento ou atitude possa não ter sido o melhor, está disposta a fazer tudo para que não volte a acontecer e que pode voltar a confiar em si e na sua capacidade de aprendizagem.

- O psicólogo Fernando Magalhães sugere que evite as palavras sempre e nunca. Estas expressões são geralmente abusivas e exageradas. Opte, por exemplo, por frases do género «já fiz muitas coisas bem».

5ª situação: Sente-se pressionada

É muito mais recorrente do que se julga. Alguém faz uso de piadas, pressões e ameaças (apontando constantemente os seus erros e falhas) para que se sinta mal e se culpabilize e, assim, conseguir algo de si, algo que lhe dá jeito, sem ter que lho pedir directamente.

Frases que a perturbam: - «O teu namorado parece simpático mas será homem suficiente para ti?»
- «Estava a contar muito contigo para isto e agora fiquei pendurado!»

Atitudes que magoam: - Alguém lhe diz que se vai sentir mal se você optar por fazer algo de que gosta (como sair com amigas, ir a algum sítio ou convidar alguém).

- Percebe que essa pessoa faz por autoincluir-se nos seus planos, na sua vida e no seu espaço, opinando sobre as suas decisões, sem limites nem marcas.

Como reagir: - Repita para si mesma frases como «sou independente, giro a minha vida como quero, consoante as minhas próprias necessidades e vontades, escolhendo o que quero e devo fazer».

- Tente desmontar e desmascarar a manipulação. Faça com que se note o que está a acontecer, ainda que sem culpar directamente o outro.

 Regras para reforçar a sua auto-estima 

- Vigie os sintomas
Fique atenta aos sintomas que são desencadeados pelas reacções emocionais (tensão, rigidez, falar mais rápido e mais alto). Se surgirem, respire fundo antes de continuar, evitando que o conflito se agrave.

- Mantenha-se calma
Quando se sentir ameaçada evite responder de forma impulsiva, essa atitude vai expor os seus sentimentos e pode potenciar uma situação ainda mais complicada. A reacção meditada, respeitosa e racional equivale a encher de água fria um jarro com água quente, baixa e ameniza a temperatura.

- Saiba usar o silêncio
Se sabe que não tem nada a ganhar se contestar ou responder, olhe a outra pessoa directamente nos olhos sem transmitir qualquer tipo de ameaça. Um olhar forte pode ser suficiente para fazer com que o outro perceba que se está a exceder.

- Ore
A oração tem o poder de abrir a mente para a resposta de um Pai carinhoso que lhe ajudará a identificar e lutar por sua dignidade e perceber que Ele não comete erros, e não cometeu dando-lhe o sopro da vida. 
- Perdoe-se
Siga em frente. Faça disso um estilo de vida.

- Faça uma lista de suas habilidades e talentos 
Escreva-os e cole na porta do guarda-roupa. E tenha certeza de ir aumentando a lista a cada nova situação. 
- Todos aprendemos todos os dias
Não tenha medo de despedidas. Você pode criar raízes e asas ao mesmo tempo. 

- Não permita que as pessoas lhe diminuam 
Nem você mesmo. Seja assertivo. Ao entender e reconhecer o porquê dos atos alheios, você ganhará mais confiança em lidar com situações que envolvem outras pessoas.

- Abrace suas emoções
Você está vivo! Ame-se! Você é uma pessoa única, e essa é a beleza do ser humano. Seja gentil consigo mesmo, compreensivo. Seja seu amigo. 

- Volte a estudar 
Preencha seu tempo, aprenda mais. Você vai se surpreender com sua capacidade. 
 - Aprenda a dizer não 
Planeje seu tempo e tenha certeza de balancear as atividades de forma que haja um tempo para lazer, descanso e família todos os dias além do trabalho. 
- Pense em quem você mais ama
Desenterre os álbuns de fotografia da família. Lembre do grande exemplo das pessoas que já passaram por este mundo. O amor é o contrário do medo. O medo é o contrário da confiança e autoestima. 

- Busque sua família. 
Conviva mais com eles. Visite-os mais. Conheça-os mais profundamente. Participe das atividades, vá aos aniversários, festas de casamento e mesmo funerais. Afinal, quem mais neste mundo o aceita incondicionalmente como eles?

- Dê um tempo nas páginas sociais 
Um estudo feito no Canadá disse que as pessoas que passam tempo demais no Facebook desenvolvem mais ciúmes e inseguranças. Vá fazer algo que você goste nesse tempo. Tome um banho relaxante com direito a depilação, limpeza de pele, máscara para os cabelos. Tire um dia só para cuidar de você mesma. Vista-se melhor, arrume o cabelo. Faça metas pequenas para conquistar outras maiores. Tentar já fará uma grande diferença. Faça exercícios para presentear seu corpo e mente com endorfinas e resistência, não para punir-se do que comeu.

Exercite-se e aprenda a comer de forma mais saudável. Nada que lhe tire o prazer de viver bem vai durar muito tempo ou lhe trazer satisfação. Mas gordura ou sal demais vão tirar sua disposição. 

Use suas derrotas para ficar melhor, mais forte, mais sábio. A vida continua. Olhe o quanto você já caminhou, não o quanto ainda precisa seguir. Seus sonhos não virão até você, você precisa buscá-los. 

Pare definitivamente de se preocupar com o que as pessoas pensam. Preocupe-se com o que Deus pensa. 

Identifique condições ou situações atuais que estejam destruindo sua autoestima. Considere-as passageiras. Conhece o ditado “não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe”?  

Não importa como foi seu tombo ou erro cometido, mas o quanto você está trabalhando duro para se levantar, chacoalhar a poeira e continuar. mulher.sapo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...