google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Aveia: saiba quais os benefícios de consumir esse grão tão saudável

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Aveia: saiba quais os benefícios de consumir esse grão tão saudável

Aveia ajuda no emagrecimento Como quando quero perder peso vivo ouvindo nossa, você faz dieta mas come aveia que são super calóricos. Foi aí que comecei a pesquisar sobre os benefícios da aveia.

O resultado que cheguei: danem-se as calorias (1 colher de sopa tem 52 kcal)! Além de eu adorar o sabor da aveia, ela é super saudável, então não acho que as calorias sejam razão suficiente para você não consumir esse grão tão saudável. 



Publicidade
1. Na verdade, a aveia ajuda no emagrecimento
É aquela velha história das fibras alimentares. Além de ajudar o trânsito intestinal, ainda aumenta a saciedade. Então, incluir a aveia em seu lanche da manhã, da tarde ou da noite, ou até mesmo nas refeições principais vai, na verdade, te ajudar a perder peso, se consumida, é claro, com moderação. Duas colheres de sopa ao dia já são mais do que suficientes para poder usufruir dos benefícios da aveia.

2. Previne e controla as taxas de açúcar no sangue
Por conter a fibra solúvel beta-glucana, a aveia faz com que o nível de açúcar no sangue fique mais estável. Além disso, essa mesma fibra atua na diminuição do colesterol ruim.
 
3. Ajuda a controlar o humor
A aveia contém triptofano, que ajuda na produção da serotonina, aquela substância que deixa a gente mais relaxado e feliz. Além disso, é rica em magnésio e vitaminas do complexo B, já famosas por ajudar na prevenção da depressão.
 
4. Ajuda na prevenção do câncer de cólon
Infelizmente, nos dias de hoje, consumimos muitos embutidos, carnes vermelhas, e substâncias produzidas artificialmente, que, algumas vezes, ficam aderidas nas paredes do intestino, gerando inflamações, pólipos e outros problemas mais graves. Qualquer alimento que ajude a regular o trânsito intestinal é ótimo na prevenção de câncer cólon e, no caso da aveia, a ação é dupla, já que ela também ajuda na desinflamação desses tecidos.

5. Faz bem para a pele

Por ter propriedades anti-inflamatórias, são inúmeros os benefícios da aveia na pele. Além disso, você pode, além de ingerir, usá-la diretamente na pele, adicionando a aveia em um creme hidratante e fazendo esfoliação. 


Como consumir
É possível encontrar a aveia em grãos, em flocos grossos, em flocos finos ou em farinha. É claro que, quanto menos processada, maiores os benefícios, mas não deixe de consumir porque não gosta dela em grãos.
Em grãos ou flocos grossos, salpique em frutas, coloque em bolos, pães e biscoitos. Já com os flocos finos, farinha ou farelo, você pode fazer o clássico mingau ou adicionar a sucos e vitaminas. 

 A diferença entre a farinha e o farelo, é que a farinha é feita com a parte interna do grão, e o farelo com a externa, contendo, portanto, mais fibra.



Importante: A aveia não contém glúten naturalmente, porém, costuma ser processada em locais onde se processa trigo e, portanto, não é segura para celíacos .

LEIA MAIS:  Mingau de aveia para emagrecer

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...