google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Saiba diferenciar alimentos light, diet e zero, qual emagrece

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Saiba diferenciar alimentos light, diet e zero, qual emagrece

Na hora de fazer dieta, sempre surge aquela dúvida: diferença entre diet, light e zero? Qual têm menos calorias? Eles estão livres de açúcar? Qual é mais indicado para dietas?
É muito importante entender a diferença entre esses dois termos para que escolha e compre o produto certo. Produtos light são alimentos modificados em seu valor energético ou em sua composição de gordura. Devem ter no mínimo 25% menos de calorias que um alimento convencional. 



Um exemplo é o iogurte desnatado, que em geral tem 30% menos gordura. Mas atenção: produtos light podem conter açúcar, portanto não devem ser consumidos pelos diabéticos, a menos que o rótulo discrimine “sem adição de açúcares”.


Os produtos diet são formulados para pessoas que apresentam condições fisiológicas específicas. Devem ser consumidos por aqueles que têm restrição a algum nutriente, como: açúcares, sódio, gorduras, colesterol, aminoácidos ou proteínas, entre outras. Um exemplo são as geleias para dieta com restrição de açúcar. 
Mas, cuidado: quem necessita de produtos diet deve ler o rótulo da embalagem com bastante atenção para verificar se ele atende às necessidades específicas. Na dúvida, é bom consultar um nutricionista ou médico para uma orientação mais precisa.


Quando se fala de produtos zero, as dúvidas e confusões são muitas. Os produtos zero, assim como o diet, não possuem certos nutrientes. Por exemplo, um biscoito zero (0%) de gordura trans não possui gordura trans, obviamente. 
Um alimento zero exclui algum nutriente, podendo ser Zero Sódio, Zero Gordura ou Zero Açúcar. Podem apresentar redução de calorias. O produto Zero Açúcar pode ser consumido por diabéticos.
n

Alimentos diet e light emagrecem?
É comum substituir os produtos convencionais pelos produtos diet com objetivo de emagrecer, mas é preciso ter cuidado porque se consumidos em excesso podem engordar devido a maior quantidade de gorduras na sua composição.

Os produtos light são os mais indicados para dietas de emagrecimento ou redução de peso por terem uma redução de calorias, mas não devem ser consumidos em excesso. O segredo é aliar os produtos light ou receitas light, com uma dieta mais balanceada e saudável, além de exercícios físicos.
 
Alimentos light, diet e zero são saudáveis?
Diet light e zero nem sempre são sinônimos de produtos saudáveis, pois quando um ingrediente é retirado, pode haver mudanças na textura, cor e sabor, sendo necessário aumentar a quantidade de outro ingrediente para compensar, como gorduras e sódio, que quando consumidos em grande quantidade podem causar doenças crônicas, como hipertensão e doença cardiovascular. Por isso, fique atento à lista de ingredientes, tabela nutricional e a presença desses ingredientes.

Quem pode consumir alimentos diet, light e zero

Os alimentos light podem ser consumidos por todos, com moderação. No entanto, aqueles que possuem qualquer restrição alimentar devem dar uma atenção especial às quantidades de alguns nutrientes. Os hipertensos, por exemplo, devem ficar atentos à quantidade de sódio e gorduras.

Grávidas e crianças também devem ter atenção quanto ao consumo desses alimentos, já que muitos possuem adoçantes e conservantes que devem ser evitados nessa fase.

Já os produtos diet são destinados para um público específico que, por alguma razão, precisa restringir ou eliminar certos grupos alimentares da dieta, como os diabéticos, celíacos ou fenilcetonúricos. Mas, o seu consumo também pode ser feito por qualquer pessoa que deseja evitar algum ingrediente específico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...