google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Saiba mais um pouco sobre disfunção alimentar, anorexia e bulimia

segunda-feira, 27 de março de 2017

Saiba mais um pouco sobre disfunção alimentar, anorexia e bulimia

Obesidade todos sabem o que é, mas você sabe o que anorexia e bulimia? Ambos são transtornos alimentares que atingem cada vez mais pessoas no Brasil e no mundo.

A anorexia, é um transtorno alimentar caracterizado pela perda considerável de peso e pelo pavor de engordar, mesmo estando abaixo do peso normal, quem sofre deste distúrbio tem uma imagem distorcida do próprio corpo e por isso vive fazendo dietas radicais.


Os principais sintomas da anorexia são: medo intenso de ganhar peso, imagem corporal distorcida, dietas severas, sentimento de culpa após ter comido, prática excessiva de atividade física (claro que esse é um sintoma quando associado aos demais), mudanças bruscas no humor.

A bulimia é caracterizada pela ingestão de grande quantidade de alimentos de forma compulsiva e após isso métodos compensatórios como vômito induzido, uso de laxante, diuréticos e a prática excessiva de exercícios são utilizados. Diferentemente da anorexia, na bulimia não há perda excessiva de peso, o que dificulta mais a detecção da doença.

Na bulimia, os principais sintomas são: comer compulsivamente, comer escondido, interesse extremo por assuntos relacionados à comida, peso e forma corporal, condutas inapropriadas para compensar a ingestão da comida e mudanças no estado emocional.

É importante ressaltar que, nos dois casos, existem influências ambientais e culturais como o padrão corporal imposto principalmente pela mídia, fatores familiares como pressão, instabilidade, brigas excessivas, fatores pessoais e psicológicos como baixa autoestima, insatisfação com imagem corporal, alto nível de ansiedade, busca pro aprovação externa e sensibilidade às críticas e obstáculos.

Lembremos que tanto a bulimia como a anorexia são doenças graves e que podem matar. Portanto se você percebe algumas características em si mesmo, tem algum colega, amigo ou parente procure ajuda de um psicólogo, nutricionista e/ou médico.

Fontes: transalimentares

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...