google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Transtorno emocional: anorexia nervosa e bulimia nervosa

terça-feira, 21 de março de 2017

Transtorno emocional: anorexia nervosa e bulimia nervosa

A Anorexia Nervosa é um transtorno emocional que consiste numa perda de peso derivada e num intenso temor da obesidade. Esses sentimentos têm como conseqüência uma serie de condutas anômalas, sendo que o paciente não tem conciência do que está passando. A Anorexia Nervosa atinge principalmente mulheres jovens entre 14 e 18 anos.


Os sintomas mais freqüentes da Anorexia Nervosa são:

 

Publicidade

1. Medo intenso a ganhar peso, mantendo-o abaixo do valor mínimo normal.

2. pouca ingestão de alimentos ou dietas severas;

 
3. Imagem corporal distorcida .

 
4. Sensação de estar gorda quando se está magra;

 
5. Grande perda de peso (freqüentemente em um período breve de tempo)

 
6. Sentimento de culpa ou depreciação por ter comido

 
7. Hiperatividade e exercício físico excessivo

 
8. Perda da menstruação

 
9. Excessiva sensibilidade ao frio

 
10. Mudanças no caráter (irritabilidade, tristeza, insônia, etc.)

 

Bulimia Nervosa  

Outro tipo de distúrbio alimentar é a Bulimia Nervosa um transtorno mental que se caracteriza por episódios repetidos de ingestão excessiva de alimentos num curto espaço de tempo seguido por uma preocupação exagerada sobre o controle do peso corporal, que leva a pessoa a adotar condutas inadequadas e perigosas para sua saúde. A Bulimia Nervosa também acomete preferentemente a mulheres jovens ainda .

Os sintomas mais freqüentes da Bulimia Nervosa são:

- Comer compulsivamente em forma ataques de fome e as escondidas,

- Preocupação constante em torno da comida e do peso,

- Condutas inapropiadas para compensar a ingestão excessiva com o fim de não ganhar peso, tais como o uso excessivo de fármacos, laxantes, diuréticos e vômitos auto-provocados.

- Manutenção do peso pode ser normal ou mesmo elevado,

- Erosão do esmalte dentário, podendo levar à perda dos dentes,

- Mudanças no estado emocional, tais como depressão, tristeza, sentimentos de culpa e ódio para si mesma.

Ainda não existem medicamentos específicos para este tipo de transtorno alimentar. O primeiro e mais difícil dos passos é reconhecer que está doente. O apoio da família e dos amigos é muito importante neste momento.

Os medicamentos utilizados hoje são antidepressivos, por isso é necessário o acompanhamento psiquiátrico, ao mesmo tempo iniciar uma terapia com psicólogos e participar de grupos de apoio (conforme o local onde você mora pode ser encontrado), pois é uma doença totalmente psicológica.

Que fique bem claro que se a família ou um médico lhe receitar vitaminas e anabolizantes sem ter acompanhamento psiquiátrico nada irá adiantar, poderá ser pior, pois o paciente fará qualquer coisa para eliminar seus "kg extras".

Após ter a saúde mental estável pode ser iniciado tratamentos com nutricionistas e introdução de alimentos, vitaminas para que ocorra recuperação do peso ideal.


Desabafo de um Anoréxico: "O chato é quando vc quer ajuda e vc tenta contar as pessoas que vc acha q vai te ajudar e elas não acreditam! daí é difícil sair dessa sozinha o que acontece?

Sim você tem razão! As vezes pedimos ajuda para as pessoas, umas pensam que é brincadeira e não dão atenção, outras não se importam porque tem uma vida pra viver, já possuem seus amigos e não fazemos parte dela. Não têm tempo pra outras pessoas.

Se isso acontecer o melhor que temos a fazer é procurar sozinhos ajuda de um profissional, como um psicólogo ou um psiquiatra. Se não vamos ficar com ela para sempre ou melhor ela vai ficar com nós e nos levar para outro mundo. 


Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...