google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Estudo comprova: exercício combate a depressão e ansiedade

sábado, 29 de abril de 2017

Estudo comprova: exercício combate a depressão e ansiedade










Estudos confirmam que a prática de atividades físicas auxilia na liberação de substâncias químicas no organismo que combatem a depressão e ansiedade.

Publicidade
A cada mês mais um estudo comprova o quanto o exercício é bom, para o corpo e para o cérebro. E como tudo vive em conjunto e harmonia - biológica, física, emocional e psiquicamente, ou pelo menos deveriam viver, o que é bom para um é bom para outro.

Uma das descobertas mais recentes sobre este tema acabou de sair da Universidade da Califórnia - Davis Medical Center.

Pesquisadores da instituição descobriram que o exercício aumenta o nível cerebral dos neurotransmissores glutamato e GABA, químicos que enviam mensagens do cérebro para o corpo e que, comprovadamente, se apresentam em níveis baixos em pessoas que apresentam sinais de depressão e ansiedade.

Usando exames especiais de ressonância magnética, o experimento mediu os níveis de GABA e glutamato no cérebro de 38 voluntários saudáveis, antes e depois de se exercitarem em bicicleta estacionária em ritmo rápido - cerca de 85% de sua frequência cardíaca máxima - até 20 minutos em três sessões.

Os resultados foram conclusivos: os neurotransmissores foram elevados nas áreas do cérebro que processam a informação visual e ajudam a regular, por exemplo, a frequência cardíaca, as emoções e outras funções cognitivas. A atividade física pareceu "ativar" os caminhos para a positividade. 


Ainda mais interessante, no cérebro de pessoas com rotinas de aptidão física regulares - pessoas que haviam feito vários treinos na semana antecedente ao estudo - a melhoria dos neurotransmissores durou ainda mais. Do grupo controle, seis pessoas que não se exercitaram, não apresentaram nenhuma mudança visível no nível de neurotransmissores.

O professor que liderou o estudo, Richard Maddock, chegou à conclusão que, mais pesquisas como esta podem continuar a dar aos médicos e pacientes os dados científicos que precisam para olhar para o exercício como uma terapia viável, talvez uma alternativa ou suplemento aos antidepressivos. 



grindtv

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...