google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Como lutar e vencer o transtorno de ansiedade generalizada

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Como lutar e vencer o transtorno de ansiedade generalizada

O transtorno de ansiedade generalizada, que muitos abreviam para TAG para facilitar, é uma doença bastante comum que, segundo algumas estimativas, acomete quase 10% da população aqui do Brasil.

As pessoas que sofrem desse problema ficam demasiadamente preocupadas o tempo todo com com situações futuras que normalmente são banais aos olhos das outras pessoas.



Publicidade
E essa condição faz com que elas não consigam ter uma vida normal e produtiva, fazendo com que tenham uma péssima qualidade de vida.

Existem vários sintomas que acometem as pessoas que desenvolvem o distúrbio de ansiedade generalizada, mas sem dúvida alguma, o mais forte sintoma é preocupação extrema sobre situações normalmente banais e cotidianas.

Um exemplo clássico é a preocupação com doenças. Muitas vezes, basta uma simples dor muscular nas costas para a pessoa que tem TAG achar que ela está com algum tipo de câncer.

Mas não é apenas com relação às doenças que as pessoas sofrem.
Situações relacionadas aos estudos, trabalho, problemas familiares e amorosos, viagens e vários outros assuntos que são corriqueiros para a maioria das pessoas, podem ser um tormento para quem tem transtorno de ansiedade generalizada.

Alguns sintomas físicos são:
Irritabilidade
Falta de ar
Suor excessivo
Fadiga
Taquicardia
Dor de cabeça
Descontrole intestinal
Dores no peito
Boca seca

Esses são sintomas básicos, mas podem variar de acordo com cada indivíduo.
A boa notícia é que existem várias opções para as pessoas poderem aprender a como curar a ansiedade.

Geralmente os médicos indicam uma combinação de medicamentos juntamente com a terapia cognitivo comportamental, pois apenas utilizando remédios os resultados não são satisfatórios.

A terapia cognitivo comportamental trabalhará para que a pessoa basicamente aprenda a mudar os seus padrões de pensamento e também a relaxar quando os sintomas começarem a aparecer.

Remédio homeopático e natural para ansiedade
Como muitas pessoas não gostam de usar drogas como remédios, existem várias opções de remédios homeopáticos e fitoterápicos para ansiedade que comprovadamente funcionam muito bem.

Com toda certeza, se você puder tomar um remédio natural é muito melhor.
Camomila – Um dois chás mais populares para combater a ansiedade é o chá de camomila (matricaria recutita). Um estudo feito pela Universidade da Pennsylvania com pacientes que desenvolveram transtorno de ansiedade generalizada, constatou que o grupo de controle que fez uso de chá de camila por um determinado período de tempo reduziu os sintomas de ansiedade e depressão se comparado com o grupo que fez uso de placebos.

Flor do maracujá – Quase todo mundo sabe que o maracujá é um ótimo calmante natural. Mas o que a maioria não sabe é que a flor do maracujá, conhecida como passiflora é ainda mais potente do que a própria fruta. Ela é riquíssima em flavonoides e uma de suas propriedades é otimizar os neurotransmissores, fazendo com que nossos músculos relaxem e até mesmo nossa pressão arterial diminua.

Ômega 3 – O Ômega 3 já vem sendo usado para combater a depressão há um bom tempo. Mas agora também se sabe que ele é um ótimo aliado contra a ansiedade. Em um estudo feito com pessoas que tomavam cerca de 3 miligramas de Ômega 3 por dia, demonstrou que após 3 meses elas apresentavam níveis de ansiedade bem inferiores às pessoas que fizeram uso de placebos.

Exercícios para ansiedade
A prática de exercícios físicos é extremamente aconselhada para quem sofre com qualquer tipo de distúrbio de ansiedade.

Além de fazer um baita bem a nossa saúde de uma forma em geral, os exercícios físicos estimulam a produção de endorfina, que é um neurotransmissor que, dentre outras coisas, causa uma sensação de conforto e bem estar, diminuindo consideravelmente os sintomas da depressão e ansiedade.

Você pode fazer qualquer tipo de exercício, mas os mais recomendados são as atividades aeróbicas que façam com que seu ritmo cardíaco fique próximo dos 70%.

Acupuntura para ansiedade
A acupuntura tem sido cada vez mais utilizada para combater o transtorno de ansiedade generalizada, através de uma visão mais holística do nosso corpo e mente.

Para a medicina tradicional chinesa, corpo e mente não são vistos como coisas distintas e precisam ser tratadas sempre se pensando em equilibrar os níveis de energia (Qi).

Basicamente, para a acupuntura, a ansiedade pode ser um sinal de que nosso corpo e nossa mente estão em desarmonia e precisam ser tratados.

Um estudo bastante interessante feito pelo psicólogo e pesquisador da Universidade Federal do Pará, André Luiz Picolli mostra que a acupuntura é uma ótima alternativa para combater a ansiedade e também diminuir os sintomas da depressão.

Florais de Bach para ansiedade
Muitas pessoas recorrem aos Florais de Bach para combater a ansiedade, pois não querem usar remédios de tarja preta que podem causar dependência e vários efeitos colaterais nocivos à saúde.

Os Florais de Bach são soluções feitas com essências de flores altamente concentradas que visam balancear os padrões energéticos do nosso corpo.

O médico e pesquisador responsável por esse conhecimento foi o Dr. Edward Bach que teve forte influência dos estudos homeopáticos em suas pesquisas.

Existem basicamente 38 essências de florais que foram pesquisadas e cada uma dessas essências é indicada para um problema diferente.

No caso da ansiedade, os florais mais indicados são o Rescue Remedy, o Star of Bethlehem e o Rock Rose.

Você pode encontrar essas composições em praticamente todas as farmácias de homeopatia e produtos naturais.

Meditação para ansiedade
A meditação é uma grande inimiga da ansiedade. Cada dia que passa surgem novos estudos que comprovam que a meditação ajuda a combater não apenas a ansiedade, mas também as depressões e até mesmo dores crônicas.

Mas se engana quem pensa que é preciso muito treino ou então partir para uma jornada no Tibet para se beneficiar do poder da meditação.

Qualquer pessoa pode meditar, usando apenas alguns minutinhos do dia.

Sente-se confortavelmente no chão com as costas eretas. Se não tiver como, pode permanecer deitado, mas tome cuidado para não adormecer.

Comece a respirar profundamente contando até 10. Dessa forma você se concentrará em sua respiração, deixando de pensar em bobagens e problemas.

Procure esvaziar sua mente e não pensar em nada, mas se os pensamentos insistirem em aparecer, não lute contra eles. Deixe-os vir a mente até que eles se tornem cada vez mais fracos.

Procure ficar pelo menos 10 minutos completamente relaxado, sempre respirando profundamente e prestando atenção conforme o ar entra e sai dos seus pulmões.

Prontinho! Você acaba de meditar
Se fizer disso uma rotina diária, começará a perceber em muito pouco tempo que seus níveis de ansiedade diminuirão consideravelmente.

Nesse artigo você viu várias informações sobre como combater e vencer o transtorno de ansiedade generalizada, mas é importante ter em mente que o tratamento pode demorar a surtir efeito, dependendo de cada pessoa e grau de problema.

O mais indicado é que se procure um profissional da saúde especializado, pois ele terá melhores condições de avaliar quais as melhores soluções para cada indivíduo.

Contudo, nada impede que se utilizem as soluções naturais para o combate à ansiedade, pois muitas vezes, essas soluções podem ser tão ou mais poderosas do que os medicamentos alopáticos.

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...