Desativar para: inglês

domingo, 14 de maio de 2017

Confira como controlar a ansiedade e curá-la para sempre

Viver com ansiedade nunca é fácil. Milhões de pessoas lutam com a ansiedade diária, à procura de formas de encontrarem qualquer tipo de alívio. O controle da ansiedade é um processo a longo prazo - não é algo que possa ser concluído durante a noite. Mas existem maneiras de combater a ansiedade que podem ser integradas na nossa vida.





Publicidade

Se está a sofrer de ansiedade neste momento, ou se sofre de ansiedade vezes suficientes para que precise de alívio imediato, tente as seguintes estratégias de redução da ansiedade.

Viver com ansiedade pode ser incrivelmente difícil. É importante que não se permita viver com os sintomas para sempre. Precisa de tomar decisões inteligentes e comprometer-se a um tratamento a longo prazo, para além das 10 estratégias seguintes.

Controlar a Respiração
Os sintomas de ansiedade graves estão muitas vezes ligados a maus hábitos respiratórios. Muitos homens e mulheres com ansiedade sofrem de maus hábitos respiratórios que contribuem para a ansiedade e muitos dos sintomas mais perturbadores.

Controlar a respiração é a solução - e não é o que pensa. Mesmo que sinta que não consegue fazer uma respiração profunda, realmente precisa de fazê-lo para retardar e reduzir a respiração, não acelerá-la ou tentar respirar mais fundo. Faça uma respiração mais lenta e controlada, usando a seguinte técnica:

Respire lenta e suavemente pelo nariz por cerca de 5 a 7 segundos.

Mantenha a posição por cerca de três ou quatro segundos.

Expire devagar e com cuidado através dos lábios como se estivesse a assobiar por cerca de 7 a 9 segundos.

Repita este exercício dez a vinte vezes. Este método de respiração irá garantir que não esteja a hiperventilar (um problema comum das pessoas com ansiedade) e vai ajudar a recuperar o equilíbrio de CO2 no seu corpo que cria muitos dos piores sintomas de ansiedade.

Conversar Com Alguém Amigável
A redução da ansiedade eficaz tem muitas vezes a ver com distração, uma vez que a mente pode ser o pior inimigo quando dr tem sintomas de ansiedade severa. Uma técnica muito eficaz é falar com alguém de quem se gosta e em quem se confiança, especialmente ao telefone. Não seja tímido acerca da sua ansiedade - diga-lhes que se sente ansioso e tente explicar como se sente.

Conversar com pessoas agradáveis ​​mantém a sua mente longe dos seus sintomas, para além de que a natureza do apoio de amigos e familiares lhe dará um impulso adicional de confiança.

Tentar Alguma Atividade Aeróbica
Durante os períodos de ansiedade o corpo está cheio de adrenalina. Colocar a adrenalina no sentido da atividade aeróbica pode ser uma ótima maneira de melhorar a ansiedade. Isso porque o exercício tem inúmeras vantagens para controlar os sintomas de ansiedade:

O exercício queima hormónios do estresse que criam sintomas de ansiedade.

O exercício reduz o excesso de energia e tensão.

O exercício libera endorfinas que melhoram o humor geral.

O exercício é uma distração saudável.

A atividade aeróbica pode ser extremamente eficaz a reduzir a gravidade dos sintomas de ansiedade, bem como a própria ansiedade.

Encontrar Algo Que Relaxe
Já existem coisas na nossa vida que nos relaxam. Não as evite nem as combata. Em vez disso, faça as atividades o mais rápido possível. Por exemplo, se achar que um banho quente é relaxante, não espere para tomar o banho. Tome banho, acenda algumas velas, adicione alguns aromas agradáveis.

Considerar a Kava
Kava (também conhecida como Kava Kava) é uma erva anti-ansiedade que muitos acreditam ser uma das maneiras mais eficazes e naturais para controlar a ansiedade. Fale com um médico antes de tomar kava, pois pode interagir com outros medicamentos e álcool, mas a kava tem nutrientes conhecidos como kavalactones que são muito eficazes na regulação da forma como se sofre a ansiedade e promove maiores níveis de relaxamento, sem qualquer risco de vício.

Saber Como Enganar os Pensamentos Ansiosos
A ansiedade não vem do nada. Quando se tem ataques de ansiedade, muitas vezes é porque a mente tem uma tendência a espiral de pensamentos negativos - muitas vezes sem o nosso controle. Às vezes, podemos controlar essa ansiedade ao manter esses pensamentos afastados e aprender a descartar coisas que causam ansiedade.

Para muitos, isso é mais fácil de dizer do que de fazer. Mas existem muitas estratégias diferentes que se podem tentar e que podem ser eficazes.  

Como por exemplo:

Uma Lista de Perguntas
Quando sentir ansiedade severa, tenha uma lista de perguntas à mão para tentar entender a ansiedade. Quanto mais longa for essa lista, mais verá que os pensamentos se tornam mais realistas.

Alguns exemplos de perguntas podem ser:

Existe uma razão para acreditar que algo está mal?

Que provas existem de que algo está mal?

Existe alguma hipótese daquilo que estou a pensar ter ultrapassado as proporções?

Afirmações
As afirmações não são para todos, mas podem ser muito benéficas. As afirmações são coisas que diz a si mesmo para se sentir melhor. 

Alguns exemplos:

Estou bem. É apenas ansiedade e vou superar isso.

Tenho uma grande vida e estou ansioso por amanhã.

A minha ansiedade não vai controlar-me.

Habituar-se a Sintomas Físicos

Muitos dos pensamentos que afetam a ansiedade não são pensamentos, mas sim reações a experiências físicas. Isto é especialmente verdadeiro se experimentar ataques de pânico em que uma sensação física pode desencadear ansiedade e pânico graves. Por se acostumar aos sintomas quando não está a experimentar a ansiedade, a mente deixa de associá-los aos ataques de pânico. 

Alguns exemplos incluem:
Tonturas - Se sentir tonturas provoca um ataque de pânico, gire numa cadeira e deixe-se sentir mais tonturas.

Batimento cardíaco rápido - Se um batimento cardíaco rápido provoca um ataque de pânico, corra no lugar tão rápido quanto consiga até que o batimento cardíaco acelere.

Este último é conhecido como "terapia da exposição" e há inúmeras maneiras de criar exercícios que irão habituá-lo aos seus ataques.

Ouvir Boa Música
Cada pequena coisa importa. Mesmo que não pareça que vai fazer diferença, ouvir a nossa música favorita pode ter um poderoso efeito sobre a ansiedade. No entanto, a chave não é apenas escolher as músicas que mais gostamos... A chave é certificarmo-nos de estarmos a ouvir a música que representa aquilo que queremos sentir.

A realidade é que a música afeta as emoções. Apesar de muitas pessoas acharem que é calmante ouvir músicas de raiva ou de tristeza quando se está triste, a verdade é que esse tipo de música só vai ajudar-nos a entrar em contato com essas emoções negativas, não vão ajudar-nos a sentirmo-nos melhores.

Deixar Toda a Ansiedade Sair
A ansiedade é interessante, porque tende a piorar quando se tenta combatê-la. Não é claro porque isso ocorre, mas muito provavelmente o estresse pelo qual o corpo passa com o objetivo de controlar o estresse da ansiedade só piora as coisas, assim como o esforço necessário para tentar não sentir os seus sentimentos naturais.

Então, ao invés de ter qualquer desejo de parar a ansiedade, uma estratégia de enfrentamento interessante é abraçá-la. Quando se estiver a sentir ansioso, encontre um lugar em que possa estar sozinho. Grite com espelhos. Bata nas almofadas. De certa forma, tenha o divertimento das coisas que deseja fazer. Solte todas as emoções. Permita-se sentir como se estivesse a soltar todas as suas emoções.

Isso permite que abrace a ansiedade e não tente lutar contra ela e, ao mesmo tempo, dá-lhe uma oportunidade para segurá-la. É melhor certificar-se de que ninguém está por perto e de não estragar alguma coisa importante para si; porque o resto pode fazê-lo mesmo sentir-se mais relaxado.

Fazer Amor
Não é um mito. A relação sexual pode ser extremamente calmante. É uma atividade física que liberta endorfinas e ajuda a sentirmo-nos mais relaxados e menos tensos. Se tem alguém especial na sua vida que entende que está a sofrer de ansiedade e está disposta a compartilhar alguma relação sexual, com o objetivo de ajudá-lo a experimentar algum alívio da ansiedade, os dois devem chegar a algum tipo de entendimento que permita libertar alguma energia sexual e, possivelmente, melhorar o seu relacionamento durante esse processo.

Viver Hoje
Finalmente, basta aprender a viver e isso pode ter um impacto enorme na ansiedade. Uma das coisas mais importantes que os psicólogos e conselheiros perguntam às pessoas que sofrem de ansiedade é: "Tudo bem, está ansioso. 

Mas o que vai fazer?"
As pessoas que sofrem de ansiedade muitas vezes começam a concentrar-se demais em como se sentem e a ter muitas preocupações sobre o futuro. Todos os dias acabam por tentar viver com a ansiedade em vez de tentar viver no geral. Aprender a abraçar a ideia de que tem ansiedade e tentar viver uma grande e emocionante vida apesar disso é muito importante.

Parar a Ansiedade Para Sempre
Não existe uma cura rápida para a ansiedade. As formas mais rápidas de curar a ansiedade existem simplesmente para ajudá-lo ater algum alívio, mas não existe uma cura mágica para curá-la para sempre num instante.

Mas existem estratégias que podem melhorar significativamente a sua vida a longo prazo e há formas de curar a ansiedade para sempre. Passam por um tratamento com um profissional, obviamente, mas são altamente eficazes a aliviar a ansiedade permanentemente.


Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...