google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Consumo dos chás traz diversos benefícios para sua saúde

terça-feira, 9 de maio de 2017

Consumo dos chás traz diversos benefícios para sua saúde

Os chás são ótimos aliados para quem luta diariamente para beber mais água, visto que há muita gente que diz não conseguir beber água suficiente durante o dia.

Todos os chás derivam de uma planta (Camellia sinensis), e dependendo do seu grau de oxidação, podem classificar-se como: Chá Branco, Chá Verde,  e Chá Preto. Estes contêm centenas de compostos bioativos, incluindo cafeína, linhinas, flavonóides e outros. Chá Oolong - originário da cultura chinesa, o  é semi-oxidado e semi-fermentado. Ele possui um aroma delicioso, tem um gosto amargo e levemente adocicado, um pouco parecido com o gosto do chá verde. Possui baixos níveis de cafeína, e por isso torna-se bastante relaxante para beber.

Publicidade
Julga-se que a L-Teanina, um aminoácido presente nas folhas de chá, é a responsável pela promoção do relaxamento e alívio do stress, bem como a melhoria da qualidade do sono, ela atua como um agente relaxante sem sedação.

Os diferentes chás têm diversas propriedades que potenciam diversos efeitos no nosso organismo. Existem chás que podem agir como diuréticos, contribuindo para a diminuição do inchaço do corpo, chás que ajudam a acelerar o nosso metabolismo e também podem ter propriedades calmantes, entre outras. 

Por exemplo: 

- Chás termogénicos (ajudam a acelerar o nosso metabolismo) : chá verde, hibisco, chá preto, ...).

- Chás diuréticos e desintoxicantes (aumentam o volume urinário) chá de gengibre,
Chá mate, cavalinha, dente-de-leão e erva-doce.

- Chás digestivos (ajudam a fazer uma melhor digestão): camomila,
alecrim, menta e limonete

Chás calmantes cidreira, tília, camomila, passiflora, valeriana e
erva-doce. 

Deixo-lhe ainda algumas dicas para consumir o seu chá:

- Quer consuma o seu chá quente, morno ou gelado, desde que isso o ajude a aumentar o consumo de água, a sua temperatura pouco importa.

- Tenha cuidado com o consumo de determinados chás à noite, principalmente os que contém cafeína, uma vez que podem causar insónias ou agitação em excesso.
- Privilegie a utilização de folhas em relação à utilização das saquetas pois assim irá obter muitos mais fitonutrientes do seu chá. - Os benefícios do chá serão potenciados se seguirmos uma alimentação equilibrada e praticarmos exercício físico. alimentacaosaudavel 




Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...