google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: De onde vem o medo, quando o medo se torna um problema?

quinta-feira, 18 de maio de 2017

De onde vem o medo, quando o medo se torna um problema?

O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.

Durante toda a nossa vida o medo aparece em diversos momentos e situações. Na história da humanidade, ele foi e tem sido importante para sobrevivermos e evoluirmos.

  
O medo é entendido como um sentimento que é demonstrado em atitudes como: “receio de fazer algo que apresente algum tipo de ameaça a si mesmo”. Pode-se classificá-lo como uma reação de todo ser humano que seria um medo normal, despertado através de estímulos reais.

Essa reação geralmente aparece quando a pessoa não esta preparada fisicamente, ou psicologicamente para alguma situação nova ou algo inesperado fora do cotidiano. É aí então que surge junto com o susto, o medo.

Publicidade
Existe uma dosagem de medo adequada, considerada “saudável”. Se temos pouco medo nos descuidamos e o perigo aumenta. 

E se temos medo em excesso deixamos de fazer as coisas, o que traz enormes prejuízos às diversas áreas de nossa vida (profissional, social, e/ou conjugal).

Quando o medo é demasiado ou irracional ele pode se transformar no que chamamos de transtorno ansioso. A ansiedade e o medo proporcionam uma sensação parecida, porém o primeiro aparece sem que exista realmente um perigo ou ameaça. Pessoas que sofrem com esse medo ou ansiedade acabam tendo comportamentos de evitação, ou seja, evitam entrar em contato com aquilo que lhe causa medo.

Elas desenvolvem uma série de sintomas físicos e psicológicos como:
Taquicardia;
Falta de ar;
Tremores;
Sudorese;
Tonturas;
Grande necessidade de urinar ou evacuar;
Nervosismo;
Dificuldade de se concentrar;
Irritabilidade;
Insegurança;
Insônia. 

O que fazer se o medo começou a atrapalhar minha vida profissional, social ou conjugal?
A terapia comportamental pode ajudar pessoas que sofrem nessas situações, ensinando técnicas que serão aplicadas nas sessões ou em casa, e que buscam como resultado a diminuição dos sintomas físicos e psíquicos. E com isso possibilitando com que a pessoa volte a desempenhar suas atividades com tranquilidade e sem temor.

Vídeo: o que é terapia cognitivo - comportamental?


   

 
Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...