google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Confira alimentos que podem diminuir a crises da dor de cabeça

domingo, 18 de junho de 2017

Confira alimentos que podem diminuir a crises da dor de cabeça

Dor de cabeça é comum, mas não é normal. As origens podem ser muitas: fatores genéticos, sedentarismo, má alimentação, gripes, cansaço excessivo, longos períodos de jejum, entre outros. 

A Sociedade Brasileira de Cefaleia – como é conhecido o problema – afirma que 95% da população apresentará uma dor de cabeça ao longo da vida e cerca de 70% das mulheres e 50% dos homens apresentam, no mínimo, uma crise por mês. 


Publicidade
Esses dados ainda apontam que o incômodo ocorre em até 20% das mulheres e um total de 13 milhões de brasileiros tem dor de cabeça ao menos 15 dias por mês, este caso é chamado de cefaleia crônica diária.

Existem alguns alimentos que podem desencadear ou piorar uma crise de cefaleia, como chocolate, queijo, café, frituras, bebidas alcoólicas, adoçantes e alimentos gordurosos em geral. “O queijo e o chocolate, por exemplo, possuem a substância Fritu amina, que altera e aumenta o calibre dos vasos sanguíneos do cérebro”, afirma a nutricionista Andressa Barbosa, do programa de educação nutricional Viva Melhor. 

“Café, refrigerante, energéticos e chá preto, por sua vez, são ricos em cafeína, que causa dependência. A dor acontece em caso de abstinência ou pela interação com medicamentos”, explica. Uma maneira simples e fácil para aliviar essas dores é mudar os hábitos alimentares. 
Com a ajuda da nutricionista Paula Castilho, fizemos uma lista de alimentos que te ajudam a combater essa dor:

Água

A desidratação é uma das causas mais comuns da dor de cabeça. O recomendado é ingerir cerca de dois litros de água por dia. Caso tenha dificuldades em beber o líquido, tente saborizar com fatias de limão e, se a dor surgir depois da prática de exercícios físicos, dê preferência às bebidas isotônicas.

Magnésio

Castanhas, sementes, abacate, feijões e frutos do mar também são grandes fontes de magnésio. A castanha-do-pará e a amêndoa são ricas em selênio, atuam no sistema nervoso central e ajudam a diminuir a intensidade das crises. “Além de serem fontes de fibra, os cereais integrais contêm magnésio, um mineral que pode combater a dor de cabeça causada pela TPM”, Paula esclarece.

Ômega-3
O salmão e a linhaça são ricos em ômega-3 e tem propriedades que inibem a inflamação cerebral. Adicione qualquer um dos dois alimentos no sanduíche matinal, na salada do almoço ou do jantar para combater o problema.

Vitamina E
Azeite, manteiga de amendoim, óleo de canola e castanhas são ricos em vitamina E e antioxidantes, que é capaz de melhorar a circulação, reduzir a inflamação e equilibrar os níveis hormonais.

Gengibre
“Essa raiz ajuda nas náuseas e na cefaleia porque contém propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas. O ideal é ser consumido em forma de chá”, sugere a nutricionista.

Vitamina B e antioxidantes
“Alimentos ricos em antioxidantes e vitamina B, como a cenoura, maçã, kiwi, ovo, espinafre e o agrião ajudam no bloqueio da síntese de prostaglandinas (substâncias responsáveis pelos processos inflamatórios) e favorecem as funções cerebrais, ajudando a combater o problema. Arroz, frutas, queijos e iogurte são fontes de carboidrato e triptofano, que estimulam a liberação de serotonina, proporcionando o bem-estar” Castilho explica.

Evite comer temperos fortes – curry, cominho… – , macarrão instantâneo, caldos prontos e salgadinhos, pois contêm glutamato monossódico – mais conhecido como sódio –, que pode agravar a enxaqueca em pessoas sensíveis ao componente. Presunto, salame, salsicha, linguiça e patês industrializados têm alta concentração de nitrito e nitrato, considerados toxinas pelo organismo, o que provoca a dor.

A sensibilidade a certos tipos de comida pode ser o gatilho da dor de cabeça e enxaquecas.
Os alimentos que mais causam cefaleia costumam ter aditivos como adoçantes, nitritos e corantes – comida processada, chocolate, álcool e cafeína. “Para descobrir se o que come desencadeia a dor, faça um diário do que tem ingerido, comparando com seu humor e presença ou não de dor de cabeça” sugere Paula Castilho. suacorrida


Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...