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sábado, 12 de agosto de 2017

Açúcar refinado, mistura com substâncias químicas, pode provocar várias doenças

Além de viciar, ele está associado a uma série de problemas. A nutricionista Roseli Rossi explica os efeitos nocivos do açúcar no organismo. Para entender melhor a ação do açúcar, é importante esclarecer que ele é composto por sacarose e outras substâncias químicas que causam prejuízo a quem consome. Claro que isso depende muito da quantidade e da frequência com que se come, mas o fato é que faz mal sim.

A primeira mudança alimentar seguida pelas pessoas que querem emagrecer ou manter o peso é cortar o excesso de açúcar do cardápio. A regra costuma funcionar já que alimentos açucarados viciam. Basta comer um para não conseguir mais parar e aí é aquela briga com a balança.

Mas o que pouca gente sabe é que além de ser um dos responsáveis pelo aumento de peso, o consumo excessivo de açúcar está associado a uma série de problemas como enxaqueca, envelhecimento precoce, rugas, estrias, celulites, hipoglicemia, diabetes e até câncer.

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Para entender melhor a ação do açúcar, é importante esclarecer que ele é composto por sacarose e outras substâncias químicas que causam prejuízo a quem o consome. Claro que isso depende muito da quantidade e da frequência com que se come, mas o fato é que o excesso faz mal sim.

Você já teve a sensação de começar a comer algum alimento açucarado e ter uma dificuldade imensa em conseguir parar? Na maioria das vezes, você come um atrás do outro, certo? Essa atitude se justifica porque o açúcar vicia e quanto mais consumimos, mais queremos consumir. Isso acontece porque perdemos a palatividade para o sabor do açúcar.

Confira abaixo os efeitos nocivos do consumo excessivo de açúcar no organismo e veja porque ele proporciona todas essas complicações:

Câncer
Quando consumido, o açúcar tem rápida absorção e, conseqüentemente, a glicose fica maior na circulação. Para equilibrar, o pâncreas libera insulina, que fica nos tecidos, inclusive no mamário. Quem já tem câncer de mama iniciado e consome muito açúcar corre o risco de acelerar o desenvolvimento da doença porque a insulina vai estimular o crescimento e aumento das células tumorais mamárias.

Enxaqueca
O consumo de açúcar pode agravar a crise de enxaqueca, sim. Existe um inimigo que, em geral, as pessoas desconhecem e custam a identificar: o açúcar. Como o controle da glicemia depende também do sistema límbico e o hipotálamo das pessoas que têm enxaqueca funciona mal, asoscilações bruscas da taxa de açúcar no sangue são fatores importantes para deflagar a crise. O quadro de enxaqueca piora porque quando consumimos açúcar, muita insulina é liberada, o que acaba desequilibrando os outros hormônios que afetam o sistema límbico.

Diabetes e hipoglicemia
Quem tem vulnerabilidade genética e consome açúcar em excesso, tem probabilidade grande de adquirir essas doenças.

Obesidade

Como foi mencionado, quando consumimos açúcar, a glicose, que é uma fonte de energia, fica aumentada no organismo e é armazenada em forma de gordura. O pâncreas, por sua vez, libera insulina, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal.

Diabete gestacional

A mulher grávida naturalmente libera mais glicose para o crescimento do bebê. Se a gestante comer açúcar em excesso, sobrecarrega o pâncreas, que não dá conta de remover tanta glicose (tanto aquela proveniente do processo natural da gravidez quanto a vinda do consumo exagerado de açúcar) e o organismo acaba ficando resistente a insulina, provocando a diabete gestacional.

Estrias, celulites e rugas
O colágeno é uma proteína que dá elasticidade e viscosidade à pele. Quando consumimos muito alimentos doces, acontecem ligações cruzadas de colágeno com açúcar. Essas ligações confusas acabam desestruturando o colágeno. Aí, a pele perde a elasticidade, fica descolorida, inflexível, com rugas, estrias e celulite. Quem come muito açúcar envelhece mais rápido.

Diante de tantos problemas que podem ser desencadeados com o consumo exagerado de açúcar, devemos cortá-lo de nosso cardápio?
“Se não consumir, melhor, se consumir, o menos possível”, diz a nutricionista, que ainda aconselha a substituição do açúcar refinado por açúcar mascavo,  que é mais rico de nutrientes, embora também seja calórico ou por mel. Mas o idela é usar adoçante das frutas ou estévia

Para aqueles que não conseguem cortar o açúcar da dieta, a dica é consumir no máximo de 35g a 40g por dia. Na prática, isso equivale a uma colher rasa de açúcar e uma fatia de doce pequena. Por exemplo: um brigadeiro (25g) ou uma fatia de bolo simples (30g) ou uma unidade de chocolate ao leite (30g) ou 3 unidades de bala de goma.

Em média, os americanos adultos come 22 colheres de chá + - 88g. de açúcar por dia, enquanto os adolescentes come 34 colheres de chá + - 136g. de acordo com a Associação Americana do Coração. A maior parte deste açúcar vem sob a forma de açúcares adicionados aos alimentos e bebidas consumidos típicas.

A importância do açúcar na nossa alimentação

O açúcar é um elemento extremamente importante em qualquer dieta saudável, embora não talvez na forma de pensar. Açúcar granulado, mel, açúcar mascavo e xarope de milho geralmente vêm à mente quando o açúcar é mencionado, mas quase todos os alimentos contêm açúcar de alguma forma. Embora o seu corpo necessita de açúcar para que ele possa funcionar corretamente, os açúcares que utiliza melhor são os que deriva de carboidratos em frutas, legumes, cereais integrais e leguminosas. Esses alimentos também oferecem muitos benefícios adicionais, enquanto os açúcares adicionados não.  trabalhosfeito 

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