google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Dor na articulação do ombro: perguntas e respostas com Luis Gustavo

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Dor na articulação do ombro: perguntas e respostas com Luis Gustavo

Sem escolher o perfil do paciente, a dor no ombro é uma das queixas mais ouvidas nas consultas com ortopedistas. Os motivos são inúmeros e acometem pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. 

As dores costumam piorar à noite e podem ser intensas causando, inclusive, imobilidade na articulação, que é uma das mais importantes do corpo humano. Movimentos simples, como erguer e abaixar os braços, passam a ser insuportáveis.

Quais são as principais características anatômicas do ombro?

Luis Gustavo –
A articulação do ombro é a que tem maior amplitude de movimentos do corpo humano e é considerada uma das mais complexas. O ombro, ou melhor, a cintura escapular é composta por 3 ossos: a escápula (ou omoplata), a clavícula e o úmero (osso do braço); e por grupos musculares, entre eles os músculos do manguito rotador, local frequente de processos inflamatórios que podem causar dor. A função dessa articulação depende da interação entre os músculos, os tendões e os ossos.



Publicidade

Por que os ombros apresentam tantos problemas?

Luis Gustavo – Por ser uma articulação muito utilizada para o movimento nas funções do dia-a-dia, dependendo dos hábitos do indivíduo, a repetição exagerada de alguns movimentos ou a sobrecarga durante a prática de atividades físicas ou esportivas podem provocar lesões causando o aparecimento de algumas patologias, como, por exemplo, tendinites e bursites.

Quando é preciso se atentar de que algo está errado com a articulação?

Luis Gustavo – O primeiro sinal de que algo está comprometendo a articulação é quando movimentos simples, como alcançar algum objeto no banco traseiro do carro ou lavar os cabelos, dificuldade para dormir sobre o ombro ou ainda acordar com o ombro doendo, se tornam constantes na rotina do paciente. Nesse momento é fundamental procurar um médico especialista para detectar o motivo da dor e diagnosticar se a articulação pode ou não estar comprometida.

Como se faz o diagnóstico de problemas na articulação?

Luis Gustavo – De forma geral, é possível diagnosticar boa parte das doenças colhendo-se a história e fazendo o exame clínico do paciente. Em alguns casos, é necessário para uma avaliação mais precisa se lançar mão de exames complementares como radiografias, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas.

Existe um perfil de profissionais ou atletas que se encaixam em um grupo de risco mais suscetível a ter problema na articulação?

Luis Gustavo –
Depende do perfil de cada paciente e qual é o seu estilo de vida. Nos jovens, por exemplo, geralmente a dor é decorrente de problemas mecânicos. Já os atletas amadores ou mesmo profissionais, que praticam esporte de arremesso, estão mais vulneráveis à lesão por causa do tipo de movimento do braço. Já os idosos estão mais propensos a problemas degenerativos, como tendinite, calcificações ou artroses e, nesses casos, as mulheres são as mulheres que mais apresentam essas patologias.

Como se deve usar a articulação do ombro de forma a não ter problemas futuros?


Luis Gustavo –
Dois hábitos são essenciais para a prevenção de problemas no ombro: exercícios de alongamento que favoreçam a amplitude do movimento e exercícios que fortaleçam a musculatura dessa região.

Também como medida preventiva, devemos evitar movimentos repetitivos com o braço acima da linha do horizonte por tempo prolongado e, ainda, forçar, além da nossa capacidade, a carga de pesos. ombroecotoveloms


Publicidade

Um comentário:

  1. Infelizmente boa parte da população brasileira sofreu ou sofre de alguma dor articular.

    http://www.vivendonatural.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...