google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Musculação: importantíssimo na qualidade de vida para qualquer idade

domingo, 24 de setembro de 2017

Musculação: importantíssimo na qualidade de vida para qualquer idade

A musculação é muito indicada para pessoas com mais idade. Depois dos 40, o corpo começa a perder massa muscular e tecido ósseo de forma expontânea, e a musculação é melhor maneira de inverter esse quadro.

Um trabalho muscular adequado garante uma autonomia muito maior. A pessoa ganha mais resistência a doenças que costumam aparecer nessa fase da vida, tem força pra subir escadas, entrar e sair do carro, carregar objectos com maior facilidade e independência.

Publicidade

Como podemos ver, existem muitos mitos na musculação. Mas os mitos vão mais além ainda, chegando desde receitas caseiras a até mesmo política e economia. E durante o nosso quotidiano, ouvimos várias "dicas para ganhar massa muscular, e conselhos altamente secretos" dos mais variados tipos para conseguir bons resultados estéticos. Um desses absurdos é que se nós tomarmos banho no pós treino impediremos o crescimento dos músculos.

O mais engraçado disto, é que este tipo de conselho é dado por praticantes experientes, porém sem nenhum conhecimento científico no assunto.

Passo a explicar,durante um treino, o nosso organismo desvia a maior parte do volume sanguíneo para a região trabalhada, aumentando a vascularização e oxigenação local. Isto da uma falsa impressão de que os músculos crescem na mesma hora, devido ao tamanho do músculo, sendo que, o que acontece na realidade é o catabolismo.

O catabolismo só e revertido na fase de repouso e com uma alimentação correta, e dependendo da intensidade que foi realizado os exercícios para ganhar massa muscular, após passar alguns minutos ou horas depois do fim do treino o músculo volta ao normal. Ou seja,formos para casa e tomarmos um banho, pode ter passado tempo suficiente para o músculo voltar ao normal, dando a impressão de que tomar banho impede o ganho de massa muscular.

Os verdadeiros ganhos aparecem quando se está na fase anabólica, o que significa que serão refeitas as reservas musculares que tendem ser maiores que a quantidade anterior. O anabolismo é alcançado através de um repouso correcto e o suficiente no pós treino, além de uma boa dieta obvio.

Publicidade
E nos disseram que se pararmos de treinar os nossos músculos irão diminuir, podemos ficar tranquilos. Não seremos obrigados a treinar até o fim da nossa vida com medo de que músculos diminuam, pois o que diminuiu na verdade é a gordura. Por isso o mais indicado se quisermos parar de treinar depois de um grande período de tempo, basta fazermos o uso de uma boa alimentação o mais adequada ao nosso novo estilo de vida. 

Talvez iremos emagrecer um pouco e teremos um aspecto físico parecido com o anterior, só que maior e mais definido. Lembro que devemos fazer alguma atividade física como uma caminhada ou andar de bike pelo menos 3 vezes por semana, e evitar o máximo que pudermos de levar uma vida sedentaria. Alimentação equilibrada e atividades físicas são muito importantes para nos mantermos saudáveis.

E existe ainda muitas outras "dicas para ganhar massa muscular" entre muitos outros mitos, um mais absurdo que o outro, por isso não se acreditem em tudo o que ouvem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...