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quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Palmito: rico em fibras, confira os benefícios para a nossa saúde

O vegetal é rico nos seguintes minerais: cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio. Em relação a vitaminas, o palmito possui: vitamina A, vitamina B e vitamina C. Além de todas essas propriedades, o alimento ainda é rico em fibras, importantes para a regulação e bom funcionamento intestinal.

Muito usado em dietas alimentares para redução de peso, o palmito é um alimento saudável e natural, de baixa caloria, muito rico em potássio. Esse mineral ajuda a controlar a pressão arterial e estimula a eliminação de líquidos retidos no organismo. 

Extraído de dentro do caule de algumas palmeiras, como a Jussara, Açaí e Pupunha, o palmito pode ser colocado em diversos pratos. É muito usado como recheio de salgados, como empadinhas e pastéis, assim como pode ser comido puro e gelado, em saladas. É um alimento delicioso e normalmente comercializado em conserva de salmoura industrializada.


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Informações nutricionais do palmito
Porção de 100g

Energia 28 calorias
Carboidratos 4,62 g
Proteínas 2,52 g
Gorduras 0,62 g
Fibras 2,4 g


Atenção assim como diversos alimentos que são comercializados em conserva, os benefícios o palmito podem ser reduzidos, pois são utilizados conservantes e sustâncias que podem anular as suas contribuições para a saúde, agindo negativamente sobre o corpo. O alto teor de Sódio é uma das consequências desses processos industriais. Entre os efeitos negativos, já foram apontados casos de consequências ao sistema neurológico e até circulatório, o que desperta a atenção para os comunicados sobre evitar os exageros. 


O palmito já foi apontado como causador de Botulismo, e gerando também efeitos secundários sobre o sistema cardiovascular. O seu consumo não é proibido, apenas é recomendado manter as porções saudáveis, sem exageros.se for palmito enlatado, a lata não pode estar estufada, amassada e nem apresentar sinais de ferrugem. Uma medida importante, impressa nos rótulos por determinação do Ministério da Saúde, é a recomendação de ferver o palmito por 15 minutos, mesmo que ele já esteja pronto para consumo. Com isso, evita-se uma possível contaminação por botulismo já que há possibilidades de existirem toxinas no palmito. Dar essa fervura no vegetal em água limpa, também vai ajudar a diminuir o sódio contido na conserva.

Benefícios do palmito para sua saúde
– Para que serve e propriedades
 
1 - Beneficia os músculos: O zinco, mineral importante para a saúde dos músculos, também está presente na composição do palmito. Seus benefícios incluem a melhora na síntese de proteínas no organismo, ideal para nutrir os músculos do corpo e torná-los saudáveis.

2 - Controla a pressão arterial: Por ser fonte de potássio, o consumo do palmito normaliza os níveis da pressão arterial, evitando os picos e as quedas. Sua ingestão ainda pode contribuir com o controle dos batimentos cardíacos e melhorar a saúde do coração.


3 - Melhora o trânsito intestinal:
As fibras alimentares contidas no alimento ajudam a fazer com que o intestino funcione da maneira correta, diminuindo os riscos da prisão de ventre e constipação que causam diversos desconfortos.

4 - Favorece o sono:
A vitamina de complexo B também favorece o humor, favorecendo a condições de humor irregular até a redução de efeitos causados por depressão e desequilíbrios neurológicos. Esses efeitos são garantidos pela serotonina contida no palmito. É importante destacar que os benefícios do palmito também se estendem às mulheres de idade mais avançada, que sofrem com as consequências resultantes do excesso de estrogênio.
 
5 - Proporciona saciedade:
O palmito é rico em fibras alimentares, responsáveis por proporcionarem saciedade e diminuir a fome excessiva. Quando consumimos produtos ricos em fibras, diminuímos as chances de bater aquela vontade de comer fora do horário.

6 - Contribui com o emagrecimento saudável: Por ser um alimento que traz a sensação de saciedade ao ser consumido, o palmito ajuda a comer menos e favorecer a perda de peso. Além disso, possui pouquíssimas calorias, logo, não prejudica o plano alimentar.



7 - Ajuda na recuperação de feridas: A suplementação de minerais é tão importante quanto o fornecimento de vitaminas, pois são os nutrientes que mantêm o corpo em funcionamento equilibrado. O que poucas pessoas sabem, é que o palmito é rico em Zinco, mineral potencializador com propriedades curativas. O mineral pode ser muito útil para auxiliar no tempo de recuperação desde feridas simples até feridas mais profundas.  
  
8 - Ajuda o sistema digestório: Muitas pessoas sentem desconfortos causados por inchaços e retenção de líquidos. O palmito possui fibras dietéticas, nutriente importante para a saúde digestiva, pois todos os alimentos são ingeridos e digeridos da forma adequada, preservando a absorção de nutrientes, sendo eliminadas as substancias prejudiciais à saúde. Com a eliminação regular de toxinas, é possível reduzir a possibilidade de ocorrência de hemorroidas, por isso, os benefícios do palmito e a porção significativa de fibras dietéticas podem reduzir inúmeras consequências comuns que prejudicam o bom funcionamento do sistema digestório.

9 - Ajuda na prevenção e tratamento de diabetes: A porção de palmitos pode possuir até 3,5 gramas de fibras, e sua contribuição também se estende ao efeito preventivo contra diabetes. Como é recomendado para diabéticos evitar alimentos muito calóricos e que elevam o índice glicêmico, não sendo pertencente a essas categorias, o palmito pode ser uma opção para inovar no cardápio destes que convivem com limitação na hora de se alimentar.

porção deste mineral que está contida no palmito pode auxiliar no controle da pressão arterial, além de ajustar a frequência de batimentos cardíacos.


Restrição de consumo: Quais são os cuidados necessários para comer palmito?


Apesar de super benéfico, é sempre bom abrir o olho com os alimentos em conserva, observe bem os ingredientes e a tabela nutricional, dando preferência por aquele com menos ingredientes estranhos e com menos sódio.

Segundo Carolina Barcellos, o palmito, quando consumido em conserva, não há nenhum perigo, porém, é importante estar atento à embalagem:

"Certifique-se que a embalagem esteja fechada hermeticamente (pressionando a tampa no meio ela não pode afundar), e lacrada.
Estufada, amassada e nem apresentar sinais de ferrugem. A principal fonte de contaminação para essa toxina botulínica é por conservas caseiras, por isso é importante dar preferência para marcas confiáveis".

Leia mais: Receita de pastel de palmito cremoso

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