google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Entenda sintomas da depressão que deve despertar alerta

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Entenda sintomas da depressão que deve despertar alerta

A depressão é uma doença que tem como uma das causas a desregulação na produção e receptação de neurotransmissores no sistema nervoso central (SNC).

A serotonina, a dopamina e a noradrenalina são algumas das substâncias responsáveis pelos sentimentos de bem-estar, felicidade, disposição, prazer e serenidade.

A desregulação desses neurotransmissores no SNC gera um desequilíbrio hormonal e, então, surgem sintomas como insônia, tristeza, ansiedade, pessimismo e falta de motivação. Quando a depressão não é tratada, também podem ocorrer sintomas físicos.



Publicidade

Por esse motivo, é extremamente importante procurar ajuda médica quando alguns sinais de alarme são percebidos. A depressão é uma doença que possui tratamento efetivo e deve ser medicada o quanto antes.

Saiba mais sobre os principais sintomas da depressão:


1. Perda de interesse nas atividades cotidianas e hobbies
Uma pessoa deprimida frequentemente perde o interesse e a vontade de fazer coisas que antes eram prazerosas.

Conforme a doença se agrava, ela esgota todas as suas forças físicas e mentais. Assim, nem as atividades que antes eram agradáveis são capazes de provocar satisfação e alegria.

2. Dificuldade de concentração e cansaço constante

Um paciente com depressão não possui o estado mental e físico como o de alguém saudável.

Em alguns casos, o cansaço é tão grande que a pessoa depressiva não consegue sair do quarto e não tem força de vontade para atividades comuns — como tomar banho ou se alimentar. Além disso, ela não consegue se concentrar no trabalho ou na escola.

Entretanto, existem casos em que o indivíduo até aparenta um estado emocional equilibrado, mas, na verdade, está mentalmente exausto. Se não houver um diagnóstico, ele não saberá que o cansaço extremo é uma depressão.

3. Problemas relacionados ao sono

Pessoas com depressão podem passar a dormir durante mais ou menos tempo do que o de costume. É comum que apresentem problemas como acordar no meio da noite e ter dificuldade para voltar a dormir ou sonolência excessiva durante a noite ou o dia.

4. Mudanças no apetite
Pessoas com depressão podem apresentar uma perda ou aumento do apetite — passando a consumir muito açúcar ou carboidrato, por exemplo. Segundo o psiquiatra Rodrigo Leite, não está claro o motivo pelo qual isso acontece, mas sabe-se que, somado a outros sintomas da doença, a alteração do apetite que persiste por no mínimo duas semanas aumenta as chances de um paciente ser diagnosticado com depressão.

5. Indiferença ao afeto

Como dito, muitas vezes parece que a pessoa em depressão pareça feliz. Mas, é provável que ela não reaja as coisas que aconteçam à vida — como se tivesse anestesiada -. Uma pessoa fria e indiferente, pode estar deprimida.

Nem sempre as pessoas com depressão parecem tristes. Elas podem simplesmente não sentir nada pelo que acontece na vida. É comum a descrição um estado de entorpecimento com sentimentos de frieza e indiferença a demonstrações de carinho ou grandes acontecimentos.

Esse é um sinal de alerta importante — principalmente para aquelas pessoas que sempre foram carinhosas e atenciosas com amigos e familiares.

Além disso, é normal que a depressão cause episódios de irritação, assim como de apatia.

Quem está deprimido precisa continuar lidando com suas responsabilidades diariamente, apesar de o cansaço ser extenuante. Viver dessa forma pode sugar todas as energias e causar sentimentos como a raiva e a impaciência.

No entanto, há dias em que a tristeza é tão profunda que a pessoa fica apática e sem reação. É importante, então, perceber mudanças de humor constantes. Afinal, esse é um forte sintoma de alerta.

6. Alteração do humor

O principal sintoma da depressão é o humor deprimido, que pode envolver sentimentos como tristeza, indiferença e desânimo. Todos esses sentimentos são naturais do ser humano e nem sempre são sinônimo de depressão, mas, se somados a outros sintomas da doença e persistirem na maior parte do dia por ao menos duas semanas, podem configurar um quadro de depressão clínica. "O humor deprimido faz com que a pessoa passe a enxergar o mundo e a si mesma de forma negativa e infeliz. Mesmo se acontece algo de bom em sua vida, ela vai dar mais atenção ao aspecto ruim do evento. Com isso, o paciente tende a se sentir incapaz e sua autoestima diminui".


7. Lentidão ou agitação nos movimentos
Caminha ou fala de forma vagarosa e espaçada ou manifesta sensação de inquietação.

8. Perda ou ganho de peso
Mudanças significativas de peso podem ser uma consequência da alteração do apetite provocada pela depressão — por isso, são consideradas como um dos sintomas da doença.

9. Choro frequente e sentimento de tristeza profunda
O choro é um indício que causa alarde quando não tem motivo plausível. Se ele não possui uma causa ou justificativa e acontece com frequência, pode ser indicativo de depressão. É importante ressaltar que nem todas as pessoas depressivas choram.

Algumas podem apresentar sentimentos de desesperança, inutilidade e desamparo. Esses sentimentos demonstram uma tristeza — e a pessoa se sente culpada por tudo de negativo que acontece em sua vida.

Nesse estado, não é possível enxergar nenhum lado positivo ou sentimento bom. Frases como ‘’ninguém se importa’’ ou ‘’a culpa é sempre minha’’ são sinais de alerta para a depressão.

10. Pensamentos recorrentes sobre morte
Em casos mais graves, pessoas com depressão podem apresentar pensamentos recorrentes sobre morte, ideação suicida ou até tentativas de suicídio. A frequência e intensidade dessas ideias podem mudar de acordo com cada paciente. "As motivações para o suicídio podem incluir desejo de desistir diante de um obstáculo tido como insuperável ou intenso desejo de acabar com um estado emocional muito doloroso", de acordo com o DSM-5.

Se você identificou esses sintomas em alguém da sua família ou em você mesmo, não se preocupe. Essa é uma doença que responde bem ao tratamento farmacológico e psicológico, além de ser muito comum na nossa sociedade.

Procurar atendimento médico de qualidade é essencial para tratar, efetivamente, os sintomas da depressão.
drconsulta



Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...