google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Como cuidar do Idoso Portador de Alzheimer

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Como cuidar do Idoso Portador de Alzheimer

Doença de Alzheimer, também conhecida como demência senil tipo Alzheimer, é a mais comum patologia que cursa com demência. E o que vem a ser demência? Popularmente, conhecida como esclerose ou caduquice, a demência apresenta como características principais: problemas de memória, perdas de habilidades motoras (vestir-se, cozinhar, dirigir carro, lidar com dinheiro...), problemas de comportamento e confusão mental.




Fase inicial

-Distração, dificuldade de lembrar nomes e palavras esquecimento crescente;

-Dificuldade para aprender novas informações;

-Desorientação em ambiente familiares;

-Redução das atividades sociais dentro e fora de casa.

Fase intermediária  

 -Perda marcante da memória e da atividade cognitiva deterioração  das habilidades verbais, diminuição do conteudo e da variação da fala;

-Apresenta mais alterações de comportamento, frustrações, impaciência, inquietação, agressão verbal e fícica;

-Alucinações e delírios;

-Incapacidade para convívio social autônomo perde se com facilidade tendência a figir ou perambular pela casa;

-Incapacidade para convívio sicial autônomo
inicia perda do controle da bexiga.

Fase avançada

-A fala torna-se monossilabábica e mais tarde desaparece, continua derirando;

-Transtornos emocionais e de conportamento perda do controle da bexiga e do intestino;

-Piora da marcha, tendendo a ficar a mais assentado ou no leito, enrijecimento das articulações dificuldade para engolir alimentos, evoluindo para uso de sonda enteral ou gastromia(sonda do estômago);

-Morte.

O cuidador da pessoa com Alzheimer 

Cuidar de uma pessoa com doença de Alzheimer pode ser uma tarefa muito estressante, uma vez que muitas vezes exige 24 horas de atenção e cuidados exclusivos. 

Geralmente o cuidador não tem apoio dos familiares nessas horas, cansa-se física e mentalmente por acordar às vezes no meio da noite com o paciente acordado, por ter que cuidar da casa sozinho, administrar as finanças, acompanhar o paciente em cada passo, acabando por se isolar socialmente e esquecer da própria saúde ou da própria vida.

Como resultado, surgem respostas típicas do processo de cuidados. Como: culpa, raiva,problemas, financeiros ansiedade, fadiga, depressão,transtornos do sono isolamento social.

Para tentar melhorar seu bem-estar, o cuidador pode utilizar-se de métodos como: Criar uma programação diária,dedicar algum tempo para si mesmo,distribuir a carga de trabalho com familiares e amigos,realizar atividades de relaxamento diariamente, participar de grupos de apoio ou de aconselhamento individual,manter atividades sociais,contratar um cuidador profissional, quando necessário.considerar casas de repouso para o paciente, se necessário.

O cuidador, ao participar de grupos de apoio, compartilha experiências vividas por outros cuidadores, além de fazer novas amizades, combatendo o isolamento social no qual geralmente mergulham e recebendo conselhos de como lidar com a com a pessoa com mal de alzheimer .É possível também contratar uma pessoa para auxiliar nos cuidados com o paciente no dia-a-dia ou mesmo para cuidar do paciente por um dia, caso o cuidador sinta necessidade de ter um dia para dedicar-se a si próprio.

Casas de repouso podem ser adequadas para cuidar do paciente quando ele já se encontra em um estágio no qual o tratamento e os cuidados necessários tornam-se muito complicados. Contudo, deve-se analisar as condições da casa de repouso, como a limpeza, a quantidade de cuidadores para cada paciente, o tipo de atividade proposto para pacientes com doença de Alzheimer, a assistência médica oferecida aos pacientes, a maneira como os funcionários lidam com os pacientes, etc.

Como cuidar do Idoso Portador de Alzheimer



           
2



A maior parte dos doentes com Alzheimer passa a viver no passado, ou seja, a sua memória de longa duração substitui a memória de curto prazo. Isto significa que, embora possam lembrar-se nitidamente do que aconteceu há 30 anos atrás, não se conseguem recordar daquilo que almoçaram há 2 horas atrás. Como contornar esta situação? Não contornando, ou seja, deve-se aproveitar para conversar com o idoso sempre que ele quiser, sobre aquilo que ele quiser.

Orientações e dicas ajudam muito a família no cuidado com o idoso portador de Alzheimer, pode ser ainda o melhor remédio para reduzir estes problemas de comportamento. Abaixo, várias dicas. Vale a pena conferir!

1- Não dê falsas promessas e nem diga mentiras. Conquiste cada vez mais a confiança do idoso.


2-O idoso, pela demência, pode esquecer facilmente. Portanto, não fique criticando-o ou lembrando-o de episódios tristes e angustiantes do passado.

3-Para saber lidar com o idoso com demência, é necessário primeiro aprender o que é esta doença.

4-A prática da boa comunicação é importante. Fale devagar, olhando para o idoso e dizendo frases curtas e objetivas. Não lhe dê muitas opções de escolhas.

5-Tenha sempre um ambiente calmo e tranqüilo, encorajando o bom humor, a alegria e o riso. Relaxar faz bem contra a agitação!

6-Não provoque, no entanto, muitas emoções no idoso. Preocupações, alegrias e tristezas em excesso podem deixá-lo mais confuso e agitado.

7-Demonstre segurança e confiança no trato com o idoso. Procure ter o controle da situação em que ocorre a agitação. A autoridade e a firmeza (com calma e suavidade) podem ajudar a conter o idoso e deixá-lo mais cooperativo.

8-Não empurre, não bata, não grite e nem xingue! NUNCA!

9-Esteja atento para o nível de frustração do idoso. Carinho, amor e atenção, bem como o abraço e o toque, podem deixá-lo menos frustrado e sentir-se mais tranqüilo e amado.

10-Procure tratar o idoso com a maior naturalidade possível, não o tratando com uma criança, ou como um doente, mesmo que o seja. Agir assim pode evitar mal-entendidos e conflitos. Lembrar que o idoso pode perceber e ter sentimentos, como nós.

11-Ocupação, atividades e tarefas domésticas ou sociais ajudam a preencher o tempo, dando valorização ao idoso.

12- A perda de memória não significa a perda de emoção, por isso, mime o idoso com carinhos especiais. O esquecimento e a dificuldade em comunicar pode frustrar o idoso, levando-o à depressão e ao isolamento, o que significa que precisa, mais do que nunca, do sentimento de pertença e de segurança. Faça-lhe companhia numa das suas atividades preferidas, segure-lhe na mão, faça-lhe uma carícia no rosto ou dê-lhe um abraço forte – são gestos tão ou mais poderosos do que as palavras.

13-Evite discutir com o idoso! A maneira de reagir e de entender os fatos está alterada. Tentar convencer ou discutir, com muitos argumentos, como adultos normais, só irá piorar a agitação.

14-Um ambiente propício, bem iluminado, calmo e tranqüilo, bem sinalizado, sem muitas alterações na rotina diária deixa o idoso mais calmo e com melhores condições de lembrar de “seu” lugar, de sua casa. Evitar muitas aglomerações, muitas confusões e muitas festas.

15-A agitação pode resultar de fome ou sede. Procure supervisionar a alimentação do idoso.

16-A agitação pode ser sinal de dor ou de outro desconforto físico. Pergunte ao idoso, com calma e clareza, o que ele está sentindo. Procure em seu corpo algum sinal de problemas de saúde.

17-Mesmo com todas estas dicas acima, o idoso ainda pode estar difícil de ser controlado, tornando-se sempre agitado. Este tipo de situação causa um grande estresse aos familiares e cuidadores. Converse com o medico do idoso sobre o problema, pois neste caso, junto com todas estas dicas, será necessário o uso de medicamento para controlar a agitação e o comportamento.

Tratamento
 
É dividido em duas frentes de tratamento:

1- Tratamento dos distúrbios de comportamento: para controlar a confusão, a agressividade e a depressão, muito comuns nos idosos com demência. Algumas vezes, só com remédio do tipo calmante e neurolépticos (haldol, neozine, neuleptil, risperidona,
melleril,entre outros) pode ser difícil controlar.

2- Tratamento específico: dirigido para tentar melhorar o déficit de memória, corrigindo o desequilíbrio químico do cérebro.
Drogas como a rivastigmina (Exelon ou Prometax), donepezil (Eranz), galantamina (Reminyl), entre outras, podem funcionar melhor no início da doença, até a fase intermediária. Porém seu efeito pode ser temporário, pois a doença de Alzheimer continua, infelizmente, progredindo.
Estas drogas possuem efeitos colaterais (principalmente gástrico) que podem inviabilizar o seu uso. Também, somente uma parcela dos idosos melhoram efetivamente com o usos destas drogas chamadas anticolinesterásicos, ou seja, não resolve em todos os idosos demenciados.

Outra droga, recentemente lançada, é a memantina (Ebix ou Alois), que atua diferente dos anticolinesterásico. A memantina é um antagonista não competitivo dos receptores NMDA do glutamato. É mais usado na fase intermediária para avançada, melhorando, em alguns casos, a dependência do portador para tarefas do dia-a-dia.

Leia mais: Porque-pacientes-idoso-com-demência fica agressivo?

                  Veja este vídeo e entenda mais sobre: alzheimer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...