google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Osteoporose: fraturas principalmente no punho, fêmur e...

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Osteoporose: fraturas principalmente no punho, fêmur e...

O que é?  Somente no Brasil existem cerca de 10 milhões de pessoas com osteoporose. As mulheres na pós-menopausa, que apresentam redução na produção de estrógeno, estão mais sujeitas a desenvolver a doença porque perdem a ação protetora deste hormônio.
A osteoporose, ou osso poroso, é um distúrbio provocado pela perda gradual da massa óssea, facilitando a ocorrência de fraturas principalmente no punho, fêmur, bacia e coluna.





-->
Seu aparecimento está associado ao envelhecimento, quando os ossos começam a perder seu mais importante componente: o cálcio.Embora considerada uma doença de propensão hereditária, ou seja, presente durante o envelhecimento de membros de uma mesma família, sabe-se atualmente que alguns fatores externos podem contribuir para seu agravamento, como vida sedentária e dieta pobre em nutrientes como cálcio e vitamina D. 


Quais são os sintomas? 
A doença progride lentamente e raramente apresenta sintoma. Se não forem feitos exames sanguíneos e de massa óssea, é percebida apenas quando surgem as primeiras fraturas, acompanhadas de dores agudas. A osteoporose pode, também, provocar deformidades e reduzir a estatura do doente. 

 
Como é feito o diagnóstico?  Para diagnosticar com segurança a osteoporose, o médico poderá solicitar exames de urina, para verificar se há perda de cálcio, e exames de sangue, para detectar índices de reabsorção óssea; radiografias para avaliação na redução da espessura óssea; e densitometria óssea, método atualmente mais indicado não apenas para verificar o grau de perda óssea como também para acompanhar e avaliar os resultados do tratamento ou, ainda, para realizar o diagnóstico precoce.

A densitometria óssea
é um exame indolor e seguro, que possibilita ao médico verificar se a densidade óssea está dentro dos padrões normais para faixa etária do indivíduo ou se você corre riscos de sofrer fraturas, casos em que a densidade do osso é bastante baixa.
                                                   

Como tratar?
Embora a prevenção seja a forma mais indicada para evitar a osteoporose, a doença pode ser tratada mesmo quando já instalada. Uma alimentação equilibrada, rica em cálcio e vitamina D, e exercícios moderados e regulares, sempre sob a supervisão de um médico, podem aumentar a massa óssea, reduzindo os riscos de fraturas e o avanço da doença.
 
As principais fontes alimentares de cálcio, além do leite e seus derivados como queijo, manteiga e iogurte, também incluem agrião e brócolis. As principais fontes de vitamina D se encontram nos peixes como sardinha e atum, e nos raios solares. Mas atenção: banhos de sol somente em horários permitidos, ou seja, antes das 10 h e depois das 16 h. A vitamina D facilita a absorção intestinal do cálcio e estimula a formação dos ossos.

Confira a quantidade de cálcio nos alimentos
Alimento Porção Quantidade de cálcio
Produtos lácteos
Leite 1 xícara 292 mg
Iogurte 1 xícara 415 mg
Queijo cottage 1 xícara 138 mg
Queijo em geral 28 grs 174 mg
Vegetais
Espinafre (cozido) 1 xícara 245 mg
Brócolis (cozido) 1 xícara 78 mg
Peixe
Sardinha (enlatada) 100 g 379 mg
Salmão (enlatado) 100 g 237 mg
Tofu
Firme 1 xícara 516 mg
Regular 1 xícara 260mg

Esclarecendo dúvidas freqüentes
1 – Crianças também podem apresentar osteoporose?
Sim. Apesar de acometer geralmente pessoas com idade superior a 60 anos, más-formações ósseas na infância ou atrasos no desenvolvimento ósseo da criança ou do adolescente podem provocar a osteoporose, embora raramente. Daí a importância de consultas periódicas ao pediatra, para detecção precoce de algum problema no crescimento.

2 – Qual a idade ideal para começar a prevenir a osteoporose?
Mesmo que você não tenha casos da doença na família, converse com seu médico a respeito. Se for mulher, o ideal é que realize os primeiros exames a partir dos 45 anos e, se for homem, a partir dos 55 anos. Lembre-se que o sucesso do tratamento está diretamente relacionado à detecção precoce.

3 – Sou portadora de osteoporose. O que posso fazer para reduzir ao máximo o risco de fraturas?
Adote medidas simples no seu dia-a-dia: instale um corrimão na escada de sua casa (se morar em sobrado), coloque um tapete antiderrapante no boxe de seu banheiro, acabe com tapetes e fios soltos espalhados pela casa, utilize sapatos confortáveis e com solado antiderrapante. A consulta com um médico oftalmologista pode detectar algum grau de deficiência visual e, se for o caso, a prescrição de óculos poderá melhorar a visão e o equilíbrio.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...