google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Saúde do corpo e da mente: dança

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Saúde do corpo e da mente: dança

Cada vez mais as pessoas adotam como atividade física a dança. Mas muitos ainda ficam em dúvida de que tipo de dança queima mais calorias. . Os especialistas explicam que qualquer dança pode queimar muitas calorias.

Certifique-se também de que se trata de uma boa escola de dança, a qual deve contar com professores qualificados. Seja curto, solto, torto, diferente ou até mesmo louco, dançar não é apenas algo artístico, mas faz bem à saúde, ao corpo e à mente.









Dançar é uma delícia:
nos soltamos, nos libertamos de amarras, praticamos exercício e ainda relaxamos. Ao contrário do que muitos pensam, dançar não é algo apenas para pessoas esguias e leves, dançar é para qualquer um que tenha vontade, basta pesquisar e experimentar o que mais lhe agrada e com tempo e prática, logo estará dançando facilmente. 
 
Ao dançarmos, a exigência física é grande, mas além de ser um ótimo exercício para o corpo, a dança também pode ser utilizada como uma fisioterapia preventiva. “Isso quando é realizada de forma a manter a saúde do corpo, se preocupando com alongamentos antes da prática e movimentos planejados que não atrapalhem a saúde do praticante”, lembrando, porém, que toda técnica para ser terapêutica deve ser supervisionada por um profissional capacitado.

Homens e mulheres igualmente procuram estúdios, escolas e professores de vários tipos de dança. Além dos benefícios mentais, a flexibilidade, mobilidade articular, força muscular e consciência corporal são muito beneficiadas em alguém que pratica qualquer tipo de dança. “A dança exige na maioria dos casos elegância, movimentos harmoniosos e postura, o que auxilia na consciência postural do dia a dia”. Além da queima calórica, o corpo de um dançarino ou bailarino fica mais tonificado e também aumenta o fluxo sanguíneo, melhora a flexibilidade, circulação e ajuda muito na memória, afinal de contas, passos devem ser decorados em quase 100% das danças.

Não só proporcionando benefícios ao corpo, dançar deixa a mente leve e alivia as tensões do dia-a-dia. “A dança privilegiadamente permite uma conexão entre mente e corpo. Algumas atividades físicas podem ser realizadas ‘distraidamente’, quase que mecanicamente. Na dança é impossível sem estar conectado. 
 
Erra-se o passo, sai do ritmo, pisa-se no pé do parceiro. É preciso estar por inteiro e essa integração corpo-mente é o gerador de saúde mental e emocional”. Não só expressão corporal e cultural, dançar possibilita a construção de autoestima e convívio social, pois praticá-la com um grupo – grande ou pequeno – de pessoas faz com que uma interação e integração sejam fatores indispensáveis durante a prática. Seja qual for o tipo de dança escolhido, devemos nos lembrar que estamos sempre nos fazendo bem.

Com movimentos leves ou mais agitados, nosso corpo e mente estão trabalhando em conjunto para que além de bons dançarinos, tenhamos um momento de desligar a mente de toda nossa rotina diária. “A energia nos movimentos alivia o estresse, a ansiedade, e a irritabilidade devido à liberação de endorfina que age no corpo aliviando as dores e relaxando os músculos”.

Agora só resta escolher que ritmo lhe agrada mais e cair na dança. Segue abaixo uma lista com os mais variados tipos de dança para que você possa escolher aquela que mais tem a ver com você. : O samba? A zumba, o tango, pagade, fank, valsa, cauntry, bolero, dança do ventre, sapateado, forró.

Se você estava em dúvida se deveria adotar a dança como atividade física, acabou de comprovar quantos benefícios ela pode trazer para seu corpo e sua cabeça. Aproveite isso e comece agora a dançar!

Dê uma olhada no vídeo: Aula de dança na academia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...