google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Sinais e sintomas comuns da depressão e Suicídio

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Sinais e sintomas comuns da depressão e Suicídio

Sentimentos de desamparo e desesperança. Um panorama desolador, pensa que nunca mais nada irá ficar melhor e que independentemente dos seus esforços, não há nada que você possa fazer para melhorar sua situação.

Perda de interesse nas atividades diárias. Falta de interesse nos passatempos anteriores, lazer, atividades sociais, ou sexo. Você perdeu a sua capacidade de sentir alegria e prazer na vida.



-->

Alterações no apetite ou no peso. Significativa perda de peso ou ganho de peso com uma alteração em mais de 5% do peso corporal num mês.
Alterações do sono. Ou insónia, especialmente acordar nas primeiras horas da manhã, ou dormir demais (também conhecido como hipersonia).

Irritabilidade ou inquietação. Sente-se agitado, e inquieto. O seu nível de tolerância à frustração é baixo, tudo e todos lhe provoca nervos.
Perda de energia. Sente-se cansado, lento, e fisicamente esgotado. Todo o seu corpo pode sentir-se pesado e até mesmo pequenas tarefas são difíceis de realizar ou a demorar mais tempo para serem concluídas.
Auto-aversão. Fortes sentimentos de inutilidade ou culpa. Você critica-se duramente a si mesmo por falhas percebidas e erros.
Problemas de concentração. Dificuldade para se concentrar, tomar decisões, ou lembrar as coisas.
Dores inexplicáveis. Um aumento do número de queixas físicas, como dores de cabeça, dores nas costas, dores musculares e dor de estômago.

Depressão e Suicídio
A depressão apresenta-se como um elevado factor de risco para o suicídio. 
O desespero e a desesperança que se manifesta junto com a depressão pode levar a pensamentos  sobre o suicídio, a pessoa sente que colocar término à vida é  a única maneira de escapar à dor. Pensamentos de morte ou suicídio são um sintoma grave de depressão, por isso qualquer conversa ou comportamento que dê indícios dessa possibilidade deverá ser levado a sério. Normalmente não é apenas um sinal de alerta que a pessoa está a transmitir, é um grito de socorro.

Os sinais de alerta para o suicídio incluem:
Falar em morrer ou prejudicar-se a si mesmo
Expressar sentimentos fortes de desespero ou de se sentir encurralado
Uma preocupação incomum com a morte ou em morrer
Comportar-se de forma imprudente, como se tivesse um desejo de morte (por exemplo, excesso de velocidade , passar no sinal vermelho)
Querer telefonar ou visitar algumas pessoas para dizer adeus
Verbalizar frases como “As pessoas ficariam melhor sem mim”ou “qualquer dia acabo com isto tudo.”
Mudança repentinas mudando de um comportamento extremamente deprimido para agir de forma calma e alegre

Atenção: Se você acha que um amigo ou algum membro da sua família está pensando em suicídio, manifeste a sua preocupação e procure ajuda profissional imediatamente. Falar abertamente sobre pensamentos suicidas e sentimentos podem salvar uma vida.

Muito importante: Se você está a sentir pensamentos suicidas, pode muito provavelmente ser um sintoma da depressão. Quando você está se sentindo extremamente deprimido ou suicida, os problemas parecem ser esmagadores e permanentes. Mas com o tempo, você pode conseguir sentir-se melhor, especialmente se você procurar ajuda. Se estiver a ter pensamentos sobre a morte, pondere. Certamente existem muitas pessoas que querem apoiá-lo durante este momento difícil, por isso, não hesite e peça ajuda! Ou em último caso telefone para a linha de emergência do seu país: 112 (Portugal), 911 (Brasil). Leia mais: Tratamento para depressão


           

Um comentário:

  1. Olá, texto muito importante e esclarecedor.
    Não cheguei ao ponto de tentar suicídio, mas confesso que muitas vezes me peguei imaginando um fim para todos os problemas, mas como sempre falta coragem então apelamos a Deus, pedindo que nos leve a vida,cheguei a acelerar de moto em uma rodovia pedindo a Deus que colocasse algo no caminho para que tudo acabasse ali, é triste, pois ninguém sabe disso, vc sofre sozinho e aparentemente tudo está bem, mas por dentro vc quer morrer e não sabe como.
    Bom, graças a Deus essa faze passou e agora só penso em viver e viver feliz, não saberia ao certo como passei dessa faze ruim, pois nunca procurei ajuda médica, a única coisa que fazia era procurar um lugar bem tranquilo,como um parque ou coisa assim e conversar com Deus, sim, eu conversava com Deus, bem baixinho, sem ninguém perceber, eu falava tudo que me dava na telha, falava tudo que me fazia triste, desabafava, as vezes até chorava ali sozinho, mas aquilo me fazia bem, e de uma certa forma eu sentia uma resposta que me dizia "Isso é passageiro, levanta e continua sua luta, ela vai ter fim" e ai eu sentia forças para continuar, Deus foi o meu remédio.
    Isso não quer dizer que vc não deva procurar um médico, muito pelo contrário, conte seus problemas aos seus pais, seu marido ou esposa, desabafe, vai te fazer bem e sempre procure acompanhamento médico.
    Uma outra coisa que me fez sair dessa faze suicida foi a "auto sugestão", isso mesmo, parece louco mas não é, seus pensamentos tem uma influencia muito grande no corpo e comportamento, pesquisem sobre isso, e mude a forma com que vcs vêm a vida, mude a forma de pensar que a vida muda a forma de ser.
    Bom, desculpe o texto longo, eu me empolgo as vezes rsrsrsr.
    Adorei o espaço, e estou adorando a parceria entre Portal Teia e Rio de Saúde.
    Até mais amigos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...