google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Causas da gastrite. Você sabe prevenir crises de gastrite?

domingo, 17 de novembro de 2013

Causas da gastrite. Você sabe prevenir crises de gastrite?

Seus hábitos podem acabar ou piorar a queimação, independente do uso de remédios. Só quem sofre de gastrite conhece aquele típico desconforto na parte superior do abdômen, capaz de atrapalhar todas as tarefas de um dia. 

A produtividade no trabalho, o bom humor e a qualidade da alimentação ficam comprometidos sem o tratamento adequado e a orientação de um especialista.







De acordo com o gastroenterologista Fauze Maluf Filho, da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), uma das principais razões dessa inflamação da mucosa que reveste o estômago é o cultivo de hábitos de vida pouco saudáveis, como fumar. "Existe o componente genético favorecendo o aparecimento do problema, mas a maioria dos casos é desencadeado por maus hábitos de alimentação". Para entender como suas escolhas afetam sua saúde digestiva e saber o que evitar para prevenir esse problema.

A gastrite é uma inflamação do estômago que deve ser tratada o quanto antes, para evitar suas possíveis complicações. Mas, para que o tratamento seja eficaz, é essencial descobrir quais são as suas causas.

Causas mais comuns da gastrite são:

Estresse

O estresse é uma das causas mais comuns de gastrite e de outros desconfortos gástricos. Em alguns momentos intensos da vida, o estômago pode produzir mais ácido clorídrico e menos muco protetor da mucosa do estômago e isso pode levar a uma irritação e inflamação do estômago, originando a gastrite. Ela também pode ser chamada de gastrite nervosa, aguda ou erosiva, que é caracterizada apenas por uma lesão superficial.

Geralmente, este tipo de gastrite se cura com o controle da ansiedade e do nervosismo que a causaram. É muito comum que estudantes em períodos de testes e provas desenvolvam gastrite aguda, assim como pessoas submetidas à muita pressão no trabalho, por exemplo.

Alimentos Contaminados

Alimentos contaminados com uma bactéria chamada Helicobacter Pylori é uma causa comum de gastrite e, muitas vezes, o paciente permanece sem sintomas por muitos anos. A bactéria permanece na superfície dos alimentos crus e, ao serem ingeridos, colonizam o estômago. Isso causa uma infecção, perturbando o controle da secreção de ácido clorídrico e provocando uma diminuição da defesa da mucosa.

A gastrite é, geralmente, curada com a erradicação da bactéria, com antibióticos específicos, orientados pelo gastroenterologista. O diagnóstico definitivo da presença da bactéria pode ser feito através de uma biópsia do tecido do estômago, retirado durante uma endoscopia digestiva.

Nem todas as pessoas que ingerem a bactéria são sensíveis a ela, porém, algumas pessoas desenvolvem gastrite ao ingerirem alimentos contaminados com esta bactéria.

Toma de medicamentos

A necessidade de tomar alguns medicamentos, especialmente os anti-inflamatórios não esteroides (AINE), pode causar gastrite. Esta causa é mais comum em pacientes idosos. Esses remédios fragilizam a mucosa do estômago, causando gastrite. Esse tipo, a gastrite crônica, geralmente evolui lentamente e pode produzir úlceras e sangramento. As lesões superficiais causadas pelo uso deste tipo de medicamento desaparecem com a sua interrupção.

Outras possíveis causas da gastrite que também podem ser citadas são o consumo de álcool, o cigarro e certas doenças, como a doença de Crohn e o linfoma, por exemplo.

O médico gastroenterologista poderá identificar as causas da gastrite ao ouvir a história do paciente e, assim, indicar a melhor forma de tratamento, que pode ser feito com o uso de remédios para gastrite e uma dieta adequada.

Gastrite o que comer para melhorar

As frutas não ácidas como o mamão, a banana, maçã, pera, goiaba, melão são indicadas, assim como os sucos dessas frutas. Legumes e verduras refogadas, como o brócolis, cenoura, chuchu também são ótimas na prevenção e combate a gastrite, você pode comer sem medo. Outros alimentos indicados também são iogurte, gelatina, água de coco, ovo, batata. Chá de hortelã e alecrim também são poderosos aliados contra a gastrite, pois ajudam na digestão e diminuem a acidez do estômago.
Alimentos que melhoram a gastrite

Gastrite o que não se deve comer

Já outros alimentos são considerados vilões quando o assunto é gastrite. Entre eles destacam-se os alimentos ácidos, que irritam ainda mais as paredes dos estômago, que são: limão, abacaxi, acerola, kiwi, laranja, assim como os condimentos industrializados como ketchup, mostarda, molhos especiais, molho de tomate. Frituras, doces, refrigerantes, café, chocolate e álcool também devem ser abolidos da dieta de quem quer evitar o problema e, principalmente aqueles que já foram acometidos pela gastrite ou que apresentam crises.
Alimentos que intensificam a gastrite

              Vídeo: Alimentos que evitam gastrite





           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...