google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Curiosidades sobre aranha papa-moscas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Curiosidades sobre aranha papa-moscas

Também conhecida como Aranha Saltadora (Representando a família Salticidae), pode pular 50 vezes seu próprio comprimento, segundo o “Animal Planet ao Extremo” (talvez em realidade seja menos, no entanto, ela realmente é capaz de saltar várias vezes o seu tamanho), essa família é a maior de todas as Aranhas, com cerca de 500 gêneros descritos acerca de 5.000 espécies descritas.







As Aranhas saltadoras têm boa visão e usam para a caçar e saltar. Elas são capazes de saltar de lugar para lugar, garantido por um fio de teia que geralmente a salva se ela cair. 

As aranhas saltadoras são geralmente diurnas e caçadoras ativas. Elas tem um sistema interno bem desenvolvido, é um sistema hidráulico que se estende para seus membros, alterando a pressão do fluido corporal (hemolinfa) dentro delas. Isso permite que elas possam saltar sem ter grandes patas traseiras musculosas, a exemplo dos gafanhotos. 

No final de cada perna têm centenas de minúsculos pêlos, cada um então dividido em centenas de minúsculos pêlos, cada ponta com um "pé de final". Esses milhares de pés minúsculos lhes permitem subir e em praticamente qualquer terreno, até mesmo em vidros. 

A aranha papa-moscas, também chamada aranha saltadora, é uma aranha não venenosa.
Mas em relação as suas presas, ela é um predador ativo, o que significa que não depende de uma teia para capturar suas presas. Em vez disso, essas aranhas espreitam suas presas. Eles usam sua visão superior para distinguir e acompanhar as suas refeições destinadas, muitas vezes por vários centímetros. Então, atacam, podendo saltar, dando as presas pouco ou nenhum tempo para reagir antes de sucumbir ao veneno desta aranha, que para os animais que caça, é fatal. 

Picadas de aranha saltadora não são consideradas prejudiciais para os seres humanos, o veneno raramente resulta em efeitos mais graves do que a irritação da pele (inchaço, vermelhidão em volta..). No entanto, o efeito inicial da picada pode ser doloroso. 

Alguns indivíduos podem apresentar reações alérgicas ao veneno de uma aranha saltadora. Os sintomas de reações alérgicas incluem tonturas, náuseas, febre, vômitos e feridas abertas. 

Os machos são bastante coloridos, com abdome vermelho-alaranjado, enquanto as fêmeas são pretas e brancas. Não passam do tamanho de uma unha.
Habitat: bosques, gramados, jardins e áreas urbanas.
Onde vive: em todas as regiões do mundo, menos nos polos.
Tamanho: Varia de 0,5 cm para 1,2 cm.
O que come: insetos pequenos.

Vídeo: Papa-mosca caçando (aranha captura uma mosca)


7 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...