google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Ficar velho é obrigatório, crescer é opcional. Texto a aluna rosa

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Ficar velho é obrigatório, crescer é opcional. Texto a aluna rosa

No primeiro dia de aula da universidade, o professor se apresentou e nos desafiou a que nos apresentássemos a alguém que não conhecêssemos ainda. Eu fiquei em pé para olhar ao redor quando uma mão suave tocou meu ombro. 
Olhei para trás e vi uma pequena senhora, de bastante idade, sorrindo radiante para mim, com um sorriso que iluminava todo o seu ser.


Ela disse:

- Hei, bonitão. Meu nome é Rosa. Eu tenho oitenta anos de idade. Posso te dar um abraço?

- Eu ri, e respondi entusiasticamente:

- É claro que pode! - e ela me deu um gigantesco apertão.

- Por que você está na faculdade? - perguntei.

Ela respondeu brincalhona:

- Estou aqui para encontrar um marido rico, casar, ter um casal de filhos, e então me aposentar e viajar.

- Está brincando - eu disse. Eu estava curioso em saber o que a havia motivado a entrar neste desafio com a sua idade, e ela disse:

- Eu sempre sonhei em ter um estudo universitário, e agora estou tendo um!

Após a aula nós caminhamos para o prédio da união dos estudantes, e dividimos um milk shake de chocolate na lanchonete. Nos tornamos amigos instantaneamente.

Todos os dias nos próximos quatro anos nós teríamos aula juntos e falaríamos sem parar.

Eu ficava sempre extasiado ouvindo aquela "máquina do tempo" compartilhar sua experiência e sabedoria comigo.

Ao longo do curso, Rosa tornou-se um ícone no campus universitário, e fazia amigos facilmente, onde quer que fosse.

Ela adorava vestir-se bem, e participava de tudo na universidade. Ela estava realmente curtindo a vida!

Na formatura, nós convidamos Rosa para discursar. Jamais esquecerei do que ela nos ensinou.

Ela foi apresentada e se aproximou do microfone. Quando ela começou a ler a sua fala preparada, deixou cair três das cinco folhas no chão.

Frustrada e um pouco embaraçada, ela pegou o microfone e disse simplesmente: Desculpe-me, eu estou tão nervosa que não conseguirei colocar meus papéis em ordem de novo, então me deixe apenas falar para vocês sobre aquilo que eu sei.

Enquanto nós ríamos, ela limpou sua garganta e começou:

- Nunca é tarde demais para ser tudo aquilo que você pode ser. Existem somente quatro segredos para continuarmos jovens, felizes e conseguindo sucesso. Você precisa rir. Você precisa ter um sonho. Você não pode ter medo das mudanças. E você não pode ter remorsos.


-->

Quando você perde seus sonhos, você morre. Nós temos tantas pessoas caminhando por aí que estão mortas e nem desconfiam! Há uma enorme diferença entre ficar velho e crescer.

Se você tem dezenove anos de idade e ficar deitado na cama por um ano inteiro, sem fazer nada de produtivo, você ficará com vinte anos. Se eu tenho oitenta e quatro anos e ficar na cama por um ano e não fizer coisa alguma, eu ficarei com oitenta e cinco anos. Qualquer um consegue ficar mais velho! Isso não exige talento nem habilidade! A ideia é crescer através de novidades, de mudanças. Não tenha remorsos. Os velhos geralmente não se arrependem daquilo que fizeram, mas sim por aquelas coisas que deixaram de fazer. As únicas pessoas que têm medo da morte são aquelas que têm remorsos.

Lembrem-se sempre disto: Há uma enorme diferença entre ficar velho e crescer. Sigam meu conselho: não envelheçam!

Após seu discurso, foi aplaudida de pé, por um público emocionado.

Uma semana depois da formatura, Rosa faleceu tranquilamente em seu sono.

Mais de dois mil alunos da faculdade foram ao seu funeral, em tributo à maravilhosa mulher que ensinou, através de seu exemplo, que nunca é tarde demais para ser tudo aquilo que você pode ser.

(autor anônimo - história baseada, segundo ele, em fatos reais)


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...