google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Gordura no fígado prevenção, sintomas e tratamento

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Gordura no fígado prevenção, sintomas e tratamento

Esteatose hepática é o acúmulo de gordura no fígado que é muito comum em casos como obesidade, diabetes, colesterol alto e consumo de bebidas alcoólicas e merecem total atenção para que se evite doenças mais graves como a cirrose. Se houver um tratamento correto, existe uma cura para esta doença.










-->

Como Prevenir a Gordura no Fígado?
Prevenir é sempre melhor que remediar e para evitar a gordura no fígado, uma série de atitudes se fazem necessárias: evitar ao máximo o consumo de alimentos gordurosos como a pizza, sanduíches, queijos amarelos, pastéis, chocolate, requeijão, biscoitos amanteigados, mortadela, manteiga, margarina, salsicha, linguiça, bacon, entre outros, bem como evitar também o uso de bebidas alcoólicas. 

A preferência deve sempre ser dada a alimentos mais saudáveis como verduras, frutas, legumes e carnes brancas. A presença do azeite é essencial para o combate ao acúmulo de gordura no fígado, mas deve ser feito adicionando apenas uma colher de azeite na salada, depois de preparada. 

Tomar muita água entre as refeições é absolutamente essencial. Comer alimentos ricos em fibras diariamente é importante. Deve-se consumir queijo branco, carnes magras, macarrão, ovos, mel, gelatina e macarrão. O suco natural é importante para prevenir o problema, a melancia é uma fruta capaz de combater este acúmulo de gordura. Frutas como banana e pera são excelentes, bem como carnes brancas como peixe e frango também. Repolho roxo, cenoura, milho, espinafre, brócolis, couve, pimentão auxiliam e muito na dieta.

Sintomas da Gordura no Fígado:
Os sintomas mais comuns são a falta de apetite, dor abdominal do lado direito, enjoo, cor amarelada nos olhos e pele, fadiga cronica, vômito e dor de cabeça. Se o paciente tiver alguns destes sintomas deve procurar imediatamente um hepatologista (médico especialista em fígado) e um nutricionista para sugerir uma dieta balanceada de acordo com o paciente. Só mesmo um hepatologista para diagnosticar e tratar doenças do fígado. Este profissional trabalhar com doenças que atacam o fígado, o pâncreas, a árvore biliar e a vesícula biliar. 

O nutricionista é responsável pela segurança alimentar e a atenção dietética. O trabalho em conjunto destes dois profissionais vão auxiliar e muito no tratamento das doenças do fígado.

Diagnóstico de Gordura no Fígado:
Através de uma ultrassonografia abdominal de rotina, ou na investigação através de exames laboratoriais identificam estes problemas. O médico pode suspeitar de esteatose hepática pela história clínica ou através de exame físico do paciente. 

Através da ultrassonografia conclui-se que existe esteatose hepática de grau 1 quando há pequeno acumulo de gordura, o de grau 2 quando há um acumulo moderado e o de grau 3 quando ocorre um grande acumulo de gordura no fígado. Exames complementares se fazem necessário para avaliar a presença de inflamação bem como identificar as causas da esteatose. 

Alguns aspectos devem ser observados como a obesidade, distúrbios metabólicos, níveis elevados de colesterol, intolerância a glicose bem como o uso de bebida alcoólica. O grau de esteatose ao ultrassom não é proporcional à gravidade do quadro, pois, o paciente pode ter esteatose grau 1 e ao mesmo tempo ter muita inflamação ou ter grau 3 e não apresentar qualquer inflamação hepática. 

A presença de inflamação deve ser considerado mais importante do que a quantidade de gordura presente, e deve ser investigado através de exames de sangue para avaliação do fígado. O diagnóstico de esteato-hepatite é confirmado através de uma análise histológica de um fragmento do fígado, retirado através da biópsia hepática. É uma doença reversível desde que não tenha provocado fibrose no fígado.

Remédios e Tratamento da Esteatose hepática (Gordura no Fígado):
Alguns remédios caseiros são importantes no combate de acumulo de gordura no fígado. O chá de cardo mariano possui propriedades adstringentes, facilitadores da digestão e estimula o apetite, aliviando os sintomas como enjoo, vômitos e perda de apetite. O chá de carqueja é excelente também, bem como o chá de alface. Suco de tomate auxilia também, a maçã é uma fruta desintoxicante estimulando assim a purificação do fígado. 

A berinjela auxilia na redução do colesterol e deve ser consumida constantemente. Use bastante cebola em sua alimentação que será de grande valia. O remédio Xantinon combate e remove o excesso de gordura no fígado, bem como no tratamento de seus transtornos metabólicos.

Claro que o médico de sua confiança através de uma séria investigação usando todos os exames disponíveis, poderá prescrever o melhor tratamento para cada paciente, pois, as pessoas devem ser tratadas de acordo com os seus sintomas e histórico de saúde. Este tratamento deve sempre ser feito por médicos credenciados, e os pacientes nunca devem tomar qualquer medicamento por conta própria. Siga sempre a orientação médica e procure ter uma alimentação balanceada que certamente doenças graves serão evitadas.


           

Um comentário:

  1. "...falta de apetite, dor abdominal do lado direito, enjoo, cor amarelada nos olhos e pele, fadiga cronica, vômito e dor de cabeça. Se o paciente tiver alguns destes sintomas deve procurar imediatamente um hepatologista..."
    Mano! todo mundo já teve algum desses sintomas na vida e não foi por causa da esteatose hepática!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...