google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Será que todos os animais dormem, quantas horas por dia?

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Será que todos os animais dormem, quantas horas por dia?


Para nós, dormir, além de ser um prazer é uma necessidade natural. Mas será que todos os animais dormem? 

Todos os seres viventes conhecidos e estudados, dormem, até as plantas tem seu período de descanso que é no inverno, mesmo os tubarões que tem (falsa) fama de nunca descansarem, alternam períodos de descanso e atividade.






-->

Obviamente, nem todos tem um sono igual ao dos seres humanos, aquele peculiar estado de quietação do corpo e da mente, acompanhado de um pouco de consciência ou de total inconsciência, por isso, não devemos entender que, todos os seres durmam um sono semelhante ao nosso.


Existem alguns animais que dormem muito, outros dormem pouco. De todos os mamíferos os mais dorminhocos são os morcegos, sua "soneca" pode durar quase vinte horas, por dia, por outro lado, a girafa é o mamífero que dorme menos, não chegando a duas horas de "cochilo" e isso é feito em grande parte de pé, para facilitar-lhe a fuga na hora do perigo.

Os períodos de sono variam muito entre eles, um gato, por exemplo, pode dormir mais de doze horas por dia e um cachorro, mais de dez horas, já uma vaca quase quatro horas, o cavalo uma hora menos, quase três. O grande elefante africano chega a dormir pouco mais de três horas enquanto o minúsculo camundongo, aquele ratinho doméstico, dorme mais de doze horas, pequenino mas dorminhoco.

Criaturas como as aves tem um sono diferente do nosso, um lado do seu cérebro se mantém consciente e o outro inconsciente, ou seja, um está desperto, enquanto o outro está descansando, é o "descanso cerebral unilateral", uma precaução natural para que ela, ao dormir, não caia do galho e nem seja surpreendida por um predador faminto.

A mesma situação é observada em mamíferos aquáticos, como a baleia e o golfinho que respiram ar e necessitam, constantemente, subir à superfície para respirar. Esses bichos, como as aves, também podem "dormir" e manter-se, parcialmente, despertos, para não se afogarem..

Dessa forma o animal pode cuidar de sua segurança e ao mesmo tempo descansar seu organismo, repondo suas energias gastas nas constantes e estressantes atividades diárias. É interessante perceber que todas as criaturas viventes tem um período de intensa atividade e de descanso, com a mesma função do nosso sono diário, uma planta, por exemplo, apesar de estar fixa, ela trabalha muito, no longo período que antecede o inverno, tem que florescer, produzir frutos, fazer as sementes brotarem, precisa, ainda, "fabricar" seu próprio alimento e por essa razão necessita "dormir", descansar bastante.

Só que, cada ser vivo, "dorme" ao seu modo, pois dormir, não significa, necessariamente, fechar os olhos e "perder", temporariamente, a consciência, se assim o fosse, alguns animais correriam grande risco, poderiam se machucar ou até morrer.


As girafas têm o período de sono o mais curto entre todos os mamíferos. Elas dormem apenas duas horas durante o dia todo.



Os golfinhos, assim como as baleias, mantêm um olho aberto durante o sono. Metade do seu cérebro fica acordado o tempo todo, de modo a manter a consciência para respirar e proteger-se de possíveis ameaças.



Em média, os gatos passam 2/3 do dia dormindo. Isso significa que um bichano de nove anos de idade terá ficado acordado apenas três anos de sua vida.




Os morcegos dormem cerca de 20 horas por dia.



As preguiças ficam acordadas só quatro horas por dia. Elas dormem penduradas nos galhos, presas por suas garras.




Os cavalos precisam dormir apenas 3 horas por dia.


Os gorilas gostam de ter umas 12 horas de sono.


Os elefantes dormem cerca de 4 horas por dia. Eles podem fazer isso de pé por até duas horas, mas precisam se deitar durante o estágio do sonho, quando seus músculos ficam relaxados demais para que fiquem em pé. Os grandes animais herbívoros dormem menos que os animais menores porque precisam gastar muito tempo em buscas de comida.



Os lobos podem dormir 14 horas por dia, especialmente se tiverem feito uma boa refeição.

As focas muitas vezes adormecem nas praias, mas também dormem flutuando no mar ou embaixo da água.Elas sobem para respirar sem acordar.



Os porcos precisam de oito horas diárias de sono, como os humanos adultos.



Os ursos também dormem umas oito horas por dia.



Os leões têm , pelo menos, 13 horas de sono.


Os tigres dormem até 16 horas, pois não precisam de muito tempo para caçar.



Chimpanzés normalmente dormem 10 horas por dia, mas os filhotes dormem mais tempo.


Os tatus dormem 18 horas por dia, enrodilhados em suas tocas.



As formigas dormem? - As formigas trabalham numa espécie de "turno", onde há troca de formigas para realizar as tarefas do formigueiro. As formigas não dormem propriamente, mas seu metabolismo abaixa, e por isso ela fica num estado de letargia, ou seja "mais lerda".


Os bebês humanos precisam de 15 horas de sono por dia. Nós dormimos menos à medida que envelhecemos: os adultos dormem cerca de oito horas. 

Acordar durante a noite é uma parte natural do ciclo de sono de todos nós, incluindo os bebês. Normalmente, passamos por fases de transição entre a vigília e o sono, depois pelo sono leve, o sono com sonhos e finalmente o sono profundo. O processo inverso acontece até que voltemos a acordar (muitas vezes sem nem perceber). 



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...