google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Alimentos que causam flatulência

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Alimentos que causam flatulência

Flatulência (gases) é a liberação, voluntária ou involuntária, de ar contido na porção final do intestino. O ar engolido (aerofagia) é uma causa comum de gases no estômago. Engolimos quantidades pequenas de ar ao comer e ao beber, sobretudo quando comemos ou bebemos rapidamente, falamos ao comer ou mascamos chicletes.
 
O organismo não digere e não absorve alguns carboidratos (açúcares e fibras alimentares) no intestino delgado por causa da insuficiência ou da ausência de determinadas enzimas. Esses alimentos indigeríveis passam então do intestino delgado para o intestino grosso, onde bactérias quebram os alimentos, produzindo o hidrogênio, o dióxido de carbono e o metano.


A maioria dos alimentos que contém hidratos de carbono podem causar gases. O arroz é o único que não causa gases. Em contrapartida, as gorduras e as proteínas causam poucos gases.

Açúcares: Os açúcares que causam gases são lactose, frutose, sorbitol e rafinose.

Rafinose: Os feijões contêm altas quantidades desse açúcar complexo. Quantidades menores são encontradas no repolho, couve de Bruxelas, brócolis, aspargos, em outros vegetais e em grãos integrais.

Lactose: A lactose é o açúcar natural do leite, presente também em derivados como queijos, creme de leite e alimentos processados como pão, molhos e saladas.

Frutose: A frutose está nas cebolas, alcachofras, peras e no trigo. Ela pode ser utilizada como adoçante em algumas bebidas e em bebidas de frutas.

Sorbitol: O sorbitpol é o açúcar encontrado naturalmente nas frutas, inclusive maçãs, peras, pêssegos e ameixas. É utilizado também em forma de adoçante artificial em muitos alimentos dietéticos/doces.

Seguem abaixo os alimentos flatulentos:

Vegetais: agrião, acelga, alho, cebola, brócolis, couve, couve-flor, repolho, batata doce, gengibre, couve de Bruxelas, chucrute, ervilha verde, milho verde, mostarda, pepino, nabo, rabanete, pimentão, pimenta do reino.

Doces: caramelos, bolos, bombom, chocolate, doce em pasta, açúcar em excesso.

Queijos: principalmente os de alta concentração como mussarela, parmesão, roquefort, gorgonzola.

Leguminosas: ervilha, grão de bico, feijão, lentilha, soja.

Frutas: abacate, goiaba, maçã, pera crua, melão, melancia, passas.

Bebidas: soda, Coca-Cola, café, todas com gás.

Adoçantes: alimentos contendo sorbitol, como dietéticos, balas e chiclete dietéticos.

Outros: condimentos em excesso, alimentos crus ou fritos, alimentos oleaginosos (avelãs, nozes).

Lembre-se de:

– Fazer as refeições em um ambiente tranquilo.

– Mastigar bem os alimentos.

– Comer devagar.

– Não falar enquanto estiver comendo.

– Evitar os alimentos flatulentos que lhe causem desconforto ou constrangimento.

Não se esqueça de que distensão abdominal ou excesso de gases podem estar relacionados aos hábitos alimentares e à dieta. O consumo de bebidas gaseificadas pode originar gases nos intestinos e causar dor abdominal. viva50


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...