google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Betty Faria tem artrite reumatoide, ela dá uma aula sobre doença

sábado, 17 de junho de 2017

Betty Faria tem artrite reumatoide, ela dá uma aula sobre doença

Elisabeth Maria Silva de Faria, mais conhecida como Betty Faria, é uma atriz brasileira, nasceu 8 de maio de 1941 (76 anos), Rio de Janeiro. A atriz Betty Faria disse, em entrevista ao Programa com Bial, da GNT, que tem uma doença incurável.

O acometimento autoimune, considerado uma “sacanagem” pela atriz, é a artrite reumatoide, doença que causa, a longo prazo, limitação da movimentação.

Em entrevista ao jornalista Pedro Bial, a atriz contou sobre sua convivência com a doença:

Publicidade
"O budismo tem uma coisa assim: dos quatro sofrimentos da vida ninguém escapa. Nascimento, doença, velhice e morte. Então, eu tenho uma doença que não tem cura, que é artrite reumatoide, autoimune. Mas que sacanagem o corpo fez. Se é autoimune, o corpo fez. Se o corpo fez, como é que não desfaz? Ainda não descobriram".

O caráter autoimune da artrite está vinculado à ação de anticorpos, células de defesa do próprio corpo, que atacam determinados tecidos por entenderem, erroneamente, que eles não fazem parte do organismo. A doença, de fato, não tem cura, mas pode ser controlada e ter sua evolução retardada com o uso de medicamentos e fisioterapia.

Como é conviver com a doença

Dor e limitação

A primeira manifestação da doença é a inflamação das articulações, principalmente da membrana sinovial, uma espécie de capa que encobre a articulação. Os primeiros sintomas são dor, inchaço, inflamação e rigidez das articulações.

As articulações mais acometidas são as mãos, os pés e os punhos, mas outras junções ósseas, como joelho, ombro e quadril, também podem ser acometidas.

Com a progressão da doença, as complicações mais comuns são as deformidades, desgaste articular e perda funcional, o que impacta grandemente na realização de atividades rotineiras e profissionais. A artrite reumatoide afeta em maior parte as mulheres com idade entre 30 e 50 anos, justamente a faixa etária mais produtiva.

Fator emocional

A dor, o estresse e as limitações impostas pela artrite reumatoide podem contribuir para o surgimento de quadros de depressão. Há, ainda, fatores físicos que desencadeiam a doença. “Níveis elevados da proteína inflamatória do fator de necrose tumoral alfa (TNF-a) no sangue são associados com a depressão, por isso é possível que a inflamação que provoca a artrite reumatoide também provoque a depressão”, explicou o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo), em entrevista ao Vix.

Uso crônico de corticoides e suas complicações

Quem tem artrite reumatoide precisa tomar medicação corticoide, que tem ação anti-inflamatória, para controlar a doença. Um dos efeitos colaterais mais graves dessa medicação é o aumento da glicemia e o consequente risco elevado de diabetes tipo 2. Mas ela também pode causar hipertensão, retenção de líquidos, inchaço e até osteoporose.

Predisposição a outras doenças autoimunes

Pessoas com artrite reumatoide possuem fatores de risco genéticos que as deixam mais suscetíveis a outras doenças autoimunes. "Doenças autoimunes da tireoide e síndrome de Sjögren são particularmente mais comuns em pessoas com artrite reumatoide", explica o especialista.

Inflamação pode atingir coração e pulmão

A inflamação característica da artrite reumatoide pode acometer o coração, aumentando as chances de ataque cardíaco, mesmo quando todos os outros fatores de risco cardíaco estão controlados, e as vias aéreas, causando alterações como a doença pulmonar obstrutiva crônica. vix

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...