google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Confira verdades sobre a musculação e emagrecer

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Confira verdades sobre a musculação e emagrecer

Perca o medo da musculação! A Dra. Esthela Conde, especialista em nutrologia e nossa colunista, garante que o exercício ajuda a perder peso.
 
A musculação ajuda a acelerar o metabolismo e, consequentemente, colabora com o emagrecimento. É muito comum encontrarmos mulheres que apresentam verdadeira fobia à musculação. Isso se deve ao fato de associarem o ganho de músculo ao aumento de “tamanho” – fisicamente falando – ou simplesmente pelo medo da possibilidade de ganho de peso.


Quando pensamos em musculação e mulheres, logo nos vem à mente aquelas extremamente musculosas com aparências masculinizadas.

Muitas pessoas ainda não sabem, ou mesmo as que sabem, não conseguem entender muito bem por que a musculação tornou-se um dos melhores exercícios para quem quer de fato emagrecer (me refiro a perda de gordura e não redução do número que aparece na balança).

Na prática do consultório mostro sempre aos pacientes (através da bioimpedância) que a taxa de metabolismo basal aumenta quando ocorre o ganho de massa muscular, ou seja, o metabolismo fica mais acelerado. Quando passam a entender isso, a conta fica fácil: se a taxa de metabolismo aumenta consequentemente o gasto calórico aumenta também. Portanto, quanto mais músculos você tiver no total, mais acelerado será seu metabolismo.


Publicidade

É claro que fazer atividade aeróbica é ótimo para perda de gordura, mas quando associada à musculação a queima é ainda maior, pois com músculos desenvolvidos você queima mais calorias durante todo o dia e não apenas no momento da prática.
Isso acontece devido um processo chamado de EPOC (excesso de consumo de oxigênio pós-exercício), que é a capacidade do organismo em continuar consumindo calorias mesmo depois do treino. Estudos mostram que a musculação tem a capacidade de manter o motabolismo ativo até 24 horas após o treino e, dependendo da intensidade, até 36 horas de consumo de calorias. (que sonho!) 

Um estudo realizado em praticantes de musculação do Laboratório de Exercício da Universidade Estadual de Montes Claros (formado por 85 pessoas, homens entre 16 e 25 anos iniciantes em exercício físico, com percentual de gordura acima de 20%) concluiu que o treinamento de força estimula o metabolismo de repouso, aumentando o gasto calórico. Assim, a composição corporal é alterada, diminuindo o percentual de gordura e aumentando a massa magra. Ou seja, o verdadeiro emagrecimento!

Então vamos tentar imaginar na prática para perdermos de vez esse medo. Um quilo de gordura representa um volume maior do que um quilo de massa muscular, além de consistências diferentes (a gordura é molenga). A musculação ativa exatamente essa troca, você aumenta a musculatura, acelera mais o metabolismo e como consequência perde mais gordura, ou seja, troca um “volumão” por um “voluminho”.

Por isso, mulherada, chega de medo de treinar membros superiores e achar que vai ficar com braços grandes ou com pernas enormes. Pense na troca! De fato existem mulheres que ficam muito musculosas, mas, claro, tudo é questão de equilíbrio. revistamarieclaire

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...