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sábado, 27 de janeiro de 2018

Felicidade a cada mordida, alimentos que trazem mais felicidade

O prazer da comida não vem apenas de seu sabor. Há alimentos que comprovadamente possuem propriedades capazes de provocar a sensação de bem-estar, bom humor e tranquilidade. Em outras palavras, eles nos deixam mais felizes.
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De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, essas comidas aumentam a produção de neurotransmissores (principalmente a serotonina) responsáveis pela comunicação entre as células nervosas e pela criação dessas sensações. Os principais nutrientes que trazem bom humor são o aminoácido triptofano, carboidratos, ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B, magnésio, selênio e os ácidos graxos. 

Mas não adianta consumir apenas alimentos com esse tipo de substâncias. Estes efeitos só são obtidos quando o consumo é frequente e há equilíbrio na alimentação, com respeito às quantidades necessárias para que o corpo se mantenha saudável. 

Leite e iogurte
O cálcio elimina a tensão e a depressão, além de ajudar a controlar o nervosismo e a irritabilidade.

Lentilha
Atua no metabolismo do cérebro e na produção de dopamina, principal substância que dá motivação, criatividade e sensação de prazer.

Ovo
Possui colina e lecitina, que afetam de forma positiva as alterações de humor.

Chá verde
Conhecido pelo efeito emagrecedor, também beneficia o humor, afasta o estresse e diminui a possibilidade de inflamação cerebral, favorecendo o bem estar.

Alface
Tem capacidade analgésica e sedativa, o que causa efeito calmante no organismo.

Nozes
Possuem vitamina B1, que converte glicose em energia. Também influenciam em funções cerebrais como memória e cognição.

Canela
Ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e diminui a compulsão por comida. Também equilibra a produção de serotonina, evitando oscilações no humor.

Abacate
Tem quantidade considerável de vitamina B3, que colabora com a manutenção de hormônios que garantem o relaxamento.

Pimenta
A capsaicina, mesmo elemento que dá o sabor ardido à pimenta, causa sensação de euforia e reduz o estresse. Além disso, ao estimular as terminações nervosas da língua, faz crescer a produção de endorfina, mesma substância que é produzida quando fazemos exercícios físicos e proporciona bem estar.

Chocolate
Esse não precisa de substância nenhuma pra trazer felicidade, mas além do maravilhoso sabor, possui teobromina, que é da família da cafeína e tem efeito estimulante, e magnésio, um aliado do bom humor. Quanto mais escuro o chocolate, melhor, pois contém mais cacau.

Mel
A glicose presente no mel provoca sensação de prazer, graças à liberação de serotonina. Ele também é rico em potássio e cálcio, que atuam contra a depressão e têm ação calmante.

Banana
É rica em diversas substâncias que favorecem a felicidade: triptofano, magnésio, carboidratos, potássio e vitaminas. Também estimula a produção de serotonina e diminui a compulsão por comer.

Espinafre
Possui ácido fólico e potássio, dois elementos que, se estiverem em falta no organismo, provocam cansaço, fraqueza e apatia. Se não gostar de espinafre, outras folhas de cores escuras também atuam na mesma função.

Aveia
Ajuda a liberar serotonina, substância que provoca sensação de felicidade e regula o sono, humor e apetite. Quando a trasmissão não acontece adequadamente, ocasiona irritação, mau humor, ansiedade e impaciência.

Laranja e frutas ricas em vitamina C
Possuem antioxidantes que combatem o cansaço, e cálcio, que é eficiente no relaxamento muscular e combate o nervoso. A vitamina C diminui a quantidade de certos hormônios no sangue e reduz o estresse físico e emocional.

Grão de bico
Rico em triptofano, o “aminoácido do bom humor”, é um antidepressivo natural.

Salmão
Além de diminuir os níveis de colesterol do sangue e melhorar o funcionamento do cérebro e do coração, o ácido graxo ômega 3 presente no salmão é muito importante para manter o bom humor. Segundo a nutricionista Roseli Rossi, esse elemento aumenta a eficiência dos receptores de serotonina no cérebro e, por isso, proporciona mais felicidade. Sem ele, as reações de mau-humor são quase certas. 

Frutos do mar
Os frutos do mar trazem zinco e selênio, dois minerais que ajudam a trazer mais felicidade e a melhorar o funcionamento do cérebro. Enquanto o primeiro aumenta a atenção, o segundo é eficaz no combate à depressão. Sem o selênio, o corpo fica mais vulnerável a problemas como fadiga, dor muscular e fraqueza. Entre vários outros efeitos, a falta do zinco faz com que aumente o risco de apatia, cansaço e depressão.

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